Rehagro Blog
Cinco vacas leiteiras com o úbere cheio

Evolução do rebanho: primeiro passo para o planejamento zootécnico e financeiro da propriedade

O planejamento fornece condições de maior segurança e menor margem de erro dentro de um negócio e na atividade leiteira isso não é diferente. 

Podemos considerar então que dentro de uma fazenda a evolução de rebanho é um pilar para que o planejamento seja realizado, pois a partir disso conseguimos simular o que irá acontecer na fazenda a curto ou longo prazo.

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


Quando realizar a evolução do rebanho?

A evolução de rebanho pode ser realizada mês a mês ou anualmente e ela parte do estoque atual de animais que a fazenda detém dentro de cada categoria, como o número de vacas em lactação, vacas secas e animais de recria e se baseia nos indicadores (produtivos, reprodutivos) da fazenda levando em conta melhorias previstas que podem impactar. 

Ao incidir então esses indicadores sobre o estoque é possível ter o número de animais em cada categoria nos próximos meses e anos. 

Dentre os principais índices necessários para a evolução de rebanho, temos:

Pós-Graduação em Pecuária Leiteira

É importante ressaltar que os resultados desses índices predizem o cenário futuro da fazenda, por exemplo, quanto mais eficiente for a reprodução e os índices de desempenho, melhor serão esses indicadores e consequentemente maior será o crescimento do rebanho. 

Entretanto, é possível através dessa simulação futura acertar os números reais da fazenda? A resposta é sim. Por ser realizado a partir do método, ou seja, um processo organizado e lógico é provável que seja assertivo e a fazenda detenha um desempenho de acordo com o previsto.

Tabela de vacas em lactação no ano

Gráfico de meta de vacas de lactação no ano

Tabela e gráfico demonstrando o desvio entre a meta prevista e o número real de vacas em lactação em uma fazenda. Observe o quanto os desvios são pequenos. Fonte: Rehagro Consultoria

Importância da evolução de rebanho

Assim como qualquer outro planejamento, é importante que o mesmo contemple todas as previsões da fazenda, principalmente aquelas relacionadas com a compra de animais ou venda que ultrapasse a taxa de descarte estimada. Além disso, é fundamental que seja feita a checagem de forma frequente, pois a fazenda pode tomar decisões não previstas anteriormente e isso impactará nos números. 

Dessa forma, a partir da checagem frente ao planejado e por não ser algo engessado, alterações podem ser feitas a fim de possibilitar que os números futuros levem em consideração as mudanças definidas no decorrer do caminho e assim aumentar a segurança dos resultados.

Pelo fato de a evolução de rebanho estimar a quantidade mensal de animais em cada categoria, quando pensamos na sua utilização, ela pode ser crucial em muitos momentos e ser uma ferramenta decisiva para tomadas de decisões. Dentre os pontos onde a evolução de rebanho pode ser crucial, temos:

Webinar Indicadores Zootécnicos na pecuária leiteira brasileira

Discutir a estratégia do negócio

A partir das previsões demonstradas é possível avaliar como será o comportamento do negócio, onde a estimativa pode ser usada tanto para não deixar a produção de leite reduzir tomando a decisão de comprar animais ou alterar manejos, mas também para avaliar se será necessário vender animais excedentes. 

É nesse momento também que pode ser feito o planejamento e avaliação da perspectiva de crescimento da fazenda. 

Avaliar o dimensionamento das instalações

Temos também a possibilidade de planejar as instalações dos animais, por exemplo, sabendo que meu rebanho irá crescer, consigo avaliar se todos os animais irão caber no bezerreiro, se todas as vacas caberão no barracão. Ou seja, de forma antecipada tenho visão do futuro e é possível estruturar corretamente todos os setores dentro da fazenda.

Base para o planejamento forrageiro

De acordo com a evolução de rebanho e a dieta dos animais por cabeça por categoria é possível estimar o consumo de silagem multiplicando esse valor pelo número médio mensal de animais por categoria. 

Tendo essa estimativa de consumo anual conseguimos posteriormente estimar a área necessária para plantio de volumoso, onde deve ser considerada a produtividade de volumoso por hectare e a porcentagem de perdas na colheita, ensilagem e no fornecimento para os animais. 

Estimativa de consumo anual: Consumo de volumoso por cabeça por categoria X Quantidade média de animais da categoria a cada mês 

OBS: Devem ser somados os consumos de todas as categorias e de todos os meses.

Estimativa de área de plantio: Estimativa de consumo de volumoso / (Produtividade por hectare – Produtividade por hectare X Perda após colheita). 

– Exemplo: A partir do cálculo da estimativa de consumo de volumoso, hipoteticamente serão necessárias 3.000 toneladas, considerando 15% de perdas e com produtividade de 45 toneladas por hectare, temos: 

3.000 Toneladas / (45 – 45 X 15%)

3.000 Toneladas / (45 – 6,75)

3.000 Toneladas / 38,25 = 78,43 hectares necessários para plantio

Utilizado para orçamento financeiro

A evolução de rebanho pode ser utilizada para a realização do orçamento financeiro, onde é possível inferir qual rumo o negócio irá tomar a partir da previsão do saldo bancário futuro.

É importante ressaltar que assim como a evolução de rebanho, o orçamento é uma estimativa e pode sofrer variações ao longo do tempo, inclusive por alterações na própria evolução de rebanho.

Portanto é importante sempre revisá-lo e fazer ajustes necessários com base nas mudanças realizadas na fazenda e nas condições do mercado. 

Considerações finais

Diante disso, é notório o quanto a evolução de rebanho pode ser uma aliada no desenvolvimento do negócio, pois a partir dela, além de ser possível ter estimativas futuras, ela pode ser utilizada como uma ferramenta eficiente para ter controle e planejamento de ações. Além disso, quando associado a um olhar técnico crítico frente aos números é provável que o negócio caminhe de forma saudável.

Quer dominar todas as principais áreas de uma propriedade leiteira?

Caso você tenha interesse em aprofundar seu conhecimento sobre nutrição, reprodução, criação de bezerras, controle da mastite e qualidade do leite, gestão financeira, sanidade e mais, venha conhecer a Pós-Graduação em Pecuária Leiteira.

Em formato 100% online, a especialização conta com aulas gravadas e videoconferências ao vivo para tirar todas as suas dúvidas. Além disso, você tem a oportunidade de fazer um networking de alta qualidade com profissionais de todo o Brasil.

O conteúdo tem foco prático e aplicável, sendo dado por professores que têm ampla experiência na pecuária leiteira.

Ficou interessado? Venha saber mais informações clicando no link abaixo.

Banner Pós-graduação em Pecuária Leiteira

 

Laryssa Mendonça

Comentar