Rehagro Blog

Sistema Integração Lavoura-Pecuária e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta na pecuária leiteira

O sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) que une as atividades agrícolas e pecuária de forma sinérgica e o sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) que une as atividades agrícolas, pecuária e florestais realizadas na mesma área, em cultivo consociado, em sucessão ou rotacionado, o que auxilia no sequestro de carbono incorporando estre no solo.

Na produção de leite, essa integração pode ser uma estratégia sustentável e economicamente viável para os produtores, oferecendo benefícios tanto no curto quanto no longo prazo. 

Nesse texto iremos discutir sobre os principais benefícios dos sistemas de integração (ILP e ILPF) para os produtores, animais e para o meio ambiente, além de destacar também pontos importantes de serem considerados para a implantação dos sistemas. 

Sistema de integração lavoura-pecuária e integração lavoura-pecuária-floresta no Brasil

No Brasil, a ILP na produção de leite vem ganhando cada vez mais espaço. De acordo com a Embrapa, a área ocupada por sistemas de ILPF no Brasil aumentou de 2,2 milhões de hectares em 2017 para 3,1 milhões de hectares em 2022.

Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

Integração lavoura-pecuária-floresta para produção de leite: do planejamento à produção. Fonte: Embrapa

A ILP e ILPF na produção de leite, apresenta diversos benefícios, para os produtores, animais e para o meio ambiente. Entre os benefícios destacam-se:

  • Recuperação de pastagens degradadas: a correção química e a adubação para o cultivo das lavouras recuperam a fertilidade do solo, aumentando a oferta de nutrientes residuais para o pasto, permitindo uma melhor ciclagem de nutrientes no sistema, reduzindo a necessidade de insumos externos e custo da recuperação ou reforma das pastagens.
  • Rotação de culturas: alternar entre culturas agrícolas e pastagens pode melhorar a fertilidade do solo, reduzir a incidência de pragas e doenças e proporcionar um uso mais eficiente dos recursos naturais.
  • Melhoria das condições físicas e biológicas do solo para a lavoura: as pastagens deixam quantidades significativas de palhada, além de raízes no perfil do solo. Isso proporciona o aumento da matéria orgânica, fontes de carbono e a decomposição das raízes cria uma rede de canalículos que propiciam as trocas gasosas e movimentação de íons e água.
  • Melhoria da qualidade da pastagem: a correção e fertilidade do solo proporciona melhor desenvolvimento radicular da forrageira para absorção de água contribuindo para a manutenção e melhoria da qualidade das pastagens. Contribuindo assim para uma forrageira de melhor qualidade nutricional para o gado leiteiro e com maior resistência durante a estação seca.
  • Redução dos custos de produção: a ILP pode reduzir os custos de produção de leite, pois permite ganhos em produtividade tanto para as lavouras, quanto para as pastagens, menor demanda por defensivos agrícolas e melhor aproveitamento da mão-de-obra, reduzindo os custos de produção.
  • Aumento da sustentabilidade: A ILP pode aumentar a sustentabilidade da produção de leite, pois ajuda a conservar os recursos naturais e a promover a biodiversidade. Otimizando, desta forma, as áreas produtivas da propriedade, é possível recuperar áreas de nascentes, áreas próximas aos cursos de água e áreas de reserva, utilizando tecnologias de recuperação florestal.
  • Diversificação de renda do produtor: a diversificação de atividades na propriedade pode ajudar a reduzir os riscos financeiros inerentes ao cultivo de uma única cultura, gerando maior estabilidade de renda. Além da produção de leite, a propriedade pode gerar receitas com a produção de grãos, por exemplo.

Os sistemas de integração ainda trazem benefícios quanto ao bem-estar dos animais, possibilitando ganhos na produção de leite em razão de forragens de melhor qualidade, disponibilidade de sombra, no caso de ILPF, e aumento do desempenho das vacas.

Vacas em sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

Sistema de integração Pecuária-Floresta. Fonte: Emiliano Santarosa

O que é importante considerar para implantação?

Para implantação do ILP e ILPF é importante considerar as características específicas da região, como tipo do solo, clima, precipitação, quais forrageiras, culturas e animais a serem utilizados, mão de obra e disponibilidade de maquinário.

O primeiro passo para a implementação do sistema é a escolha da espécie forrageira e da cultura que será utilizada. Entre as espécies comumente utilizadas, estão:

  • Pastagens de braquiária com lavoura de milho;
  • Pastagens de braquiária com lavoura de sorgo;
  • Pastagens de braquiária com rotação de lavouras de milho e soja.

Baixar Planilha e Guia Planejamento forrageiro

Todas estas opções podem ser inclusas nos sistemas de ILPF incluindo eucalipto ou utilizar espécies leguminosas que fixam biologicamente o nitrogênio do ar e o fornecem para as demais plantas, além de ser uma fonte de alimento proteico para os animais em caso de consumo de suas folhas.

O plantio pode ser realizado de formas variadas (figura 1), fazendo a divisão por meio de glebas ou piquetes para melhor utilização e aproveitamento das áreas. Os animais devem entrar após a colheita das culturas, realizando o pastejo e liberando a área anterior para uma nova lavoura que irá auxiliar na recuperação da pastagem.

Implementação da Integração Lavoura-Pecuária

Figura 1. Possibilidade de implementação da ILP. Fonte: Acervo Rehagro

O tempo de permanência dos animais nas áreas de pastagem será determinado pelo tempo da cultura que está sendo implementada no sistema.

Benefícios da ILP e ILPF

As lavouras, estabelecidas no ILP ou ILPF, podem ser destinadas a produção de alimentos para o período de seca, no qual será destinado a produção de silagem, ou para a produção de grãos. Permitindo assim a formulação de dietas balanceadas no período seco, contribuindo para a manutenção da produção mesmo nos períodos de escassez de pastagens.

Em suma, a adoção da Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) na produção de leite apresenta uma série de benefícios significativos. A recuperação de pastagens degradadas, a rotação de culturas, a melhoria das condições do solo, a qualidade aprimorada das pastagens, a redução dos custos de produção e o aumento da sustentabilidade são fatores que contribuem para o sucesso desse sistema integrado.

O crescimento notável da área ocupada por sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) no Brasil destaca a aceitação e a eficácia dessas práticas. Além disso, a diversificação de renda, a promoção do bem-estar animal e a inclusão de florestas na integração ampliam ainda mais os benefícios desse modelo de produção.

A Integração Lavoura-Pecuária na produção de leite não apenas oferece uma abordagem sustentável e econômica, mas também contribui para a resiliência da propriedade diante das mudanças climáticas e para a melhoria geral da eficiência na produção agropecuária.

A implementação adequada dessas práticas integradas pode resultar em ganhos significativos para os agricultores, a produção de leite e o meio ambiente.

Aprenda mais com os melhores consultores do mercado

Já pensou em aprender mais sobre nutrição, reprodução, sanidade, criação de bezerras, controle da mastite e qualidade do leite e muito mais com os melhores consultores do mercado?

Isso é possível!

Venha conhecer o Curso Gestão na Pecuária Leiteira.

As aulas são 100% online e você pode participar de qualquer lugar do Brasil. Com encontros online ao vivo, você fica frente a frente com os professores para tirar suas dúvidas. Além disso, há suporte dedicado a você ao longo de todo o curso.

O conteúdo é prático e aplicável à sua realidade, com foco na melhoria dos seus resultados.

Ficou interessado?

Clique no link abaixo e conheça!

Banner Curso Gestão na Pecuária Leiteira

Isis Freire - Equipe Leite Rehagro

Comentar