Rehagro Blog

DEL elevado: você conhece os impactos desse indicador na fazenda?

O DEL (Dias em Lactação) é um indicador zootécnico importante dentro de uma propriedade leiteira já que indica a quantidade de dias que a vaca produz leite do parto até a secagem (final da lactação) e está diretamente relacionado com a eficiência produtiva e reprodutiva do rebanho. 

O acompanhamento do DEL é essencial para o manejo eficiente da produção leiteira, permitindo uma melhor compreensão do desempenho produtivo dos animais e possibilitando a tomada de decisões mais informadas e precisas.

Nesse texto iremos abordar aspectos relacionados ao DEL, como a importância de compreender e calcular o DEL médio da fazenda, quais aspectos contribuem para elevar esse número e os principais impactos da elevação desse indicador na reprodução e produção de leite. Além disso, vamos discutir sobre o valor ideal de DEL médio e quais as estratégias para atingir e manter esse número. 

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


O que é DEL médio e como calcular?

O DEL médio do rebanho é uma métrica utilizada para avaliar o estágio médio de lactação do rebanho em um dado momento. Ele representa a média dos dias em lactação de todas as vacas em produção dentro da propriedade. Essa medida é importante para entender a dinâmica de produção de leite e a eficiência reprodutiva do rebanho.  

O cálculo do DEL médio é feito a partir do somatório do número de dias em lactação de todas as vacas em produção seguido da divisão pelo número total de vacas em produção:

Fórmula para calcular o DEL médio

Por exemplo: Em uma fazenda temos três vacas em lactação e DEL diferentes cada uma delas:

  • 1ª 90 DEL 
  • 2ª 188 DEL 
  • 3ª 250 DEL 

DEL MÉDIO = (90 + 188 + 250) / 3 = 528/3 🡪 176

É importante entender o DEL médio como um indicador extremamente importante de eficiência reprodutiva, pois sabe-se que o DEL médio baixo ou alto pode indicar diferentes cenários reprodutivos, onde: 

  • Baixo DEL médio: geralmente indica boa eficiência reprodutiva, com vacas emprenhando rapidamente após o parto e mantendo o ciclo reprodutivo regular. 
  • Alto DEL médio: pode indicar problemas reprodutivos, como falhas na detecção de cio, baixa taxa de concepção, alta perda de prenhez ou intervalos prolongados entre partos. 

Além disso, existe um impacto na produção de leite, pois vacas em estágios iniciais de lactação produzem mais leite, indicando que um DEL médio muito alto pode significar que muitas vacas do rebanho estão em estágio avançado de lactação, onde a produção de leite pode ser menor.

Valores ideais de DEL médio

É importante entender que o valor ideal do DEL médio pode ser variável, pois depende do manejo específico da fazenda e da raça das vacas. Entretanto, no geral, um DEL médio entre 150 e 180 dias é considerado bom para maximizar a produção de leite e garantir uma boa eficiência reprodutiva.

Banner Pós-graduação em Pecuária Leiteira

Quais fatores afetam o DEL?

Sabemos que o DEL médio das vacas é influenciado por diversos fatores que afetam tanto a produção de leite quanto a eficiência reprodutiva do rebanho, por isso, existem alguns fatores que podem ser considerados fortes influenciadores no DEL médio: 

  • Detecção de cio e inseminação: a habilidade de detectar corretamente o cio das vacas é crucial. Erros ou falhas na detecção resultam em períodos prolongados das vacas vazias, ou seja, sem terem recebido inseminação. Além disso, atrasos ou falhas na inseminação aumentam o número de dias em lactação. 
  • Saúde reprodutiva: é importante entender que as condições reprodutivas das vacas, como problemas com cistos ovarianos, infecções uterinas e outras condições reprodutivas podem prolongar o período até a concepção e consequentemente elevar o DEL. 
  • Nutrição: deter de uma nutrição adequada é essencial tanto para a saúde reprodutiva quanto para a produção de leite. Deficiências nutricionais e a condição corporal delas podem afetar de forma negativa a fertilidade.
  • Ambiente e manejo: condições de manejo que reduzem o estresse, como disponibilizar alojamento com lotação e condições adequadas, manejo gentil, elaborar estratégias para a redução do estresse térmico impactam na saúde geral e reprodutiva das vacas, contribuindo assim para minimizar atrasos na concepção e consequentemente elevar o número de dias em lactação dos animais. 
  • Saúde: problemas de saúde geral, como mastite e até mesmo as doenças metabólicas, afetam a condição física das vacas e sua capacidade de emprenhar rapidamente após o parto. 
  • Tecnologia e monitoramento: utilizar a tecnologia como aliada pode ser interessante. Ferramentas como pedômetros, sensores de atividade e software de gestão de rebanho podem auxiliar na detecção de cio e na gestão reprodutiva. Além disso, utilizar os dados gerados para identificar tendências e problemas reprodutivos pode ajudar a melhorar a eficiência e reduzir o DEL.

E-book detecção de cio nas fazendas leiteiras

Mas qual o impacto do DEL médio alto?

Um DEL médio elevado pode provocar diversos impactos negativos dentro de uma fazenda leiteira, sendo os principais os relacionados com a reprodução e produção de leite, o que irá conferir um impacto econômico significativo. 

Impacto na reprodução

O DEL médio alto é um indicativo que a propriedade está falhando na reprodução, pois quanto mais tarde a vaca emprenhar maior será o DEL individual dela e consequentemente o DEL médio vai aumentar. Dentre os impactos do aumento do DEL temos:

  • Intervalo entre partos prolongado: vacas com um DEL alto geralmente têm um intervalo mais longo entre os partos. Isso significa que o período entre o parto atual e o próximo é estendido, o que pode reduzir o número de bezerros nascidos por vaca afetando negativamente a evolução de rebanho.
  • Taxa de concepção reduzida: vacas com um DEL alto podem apresentar uma redução na taxa de concepção, por uma variedade de fatores, como: aumento da sua condição corporal, estresse metabólico, manejo reprodutivo desafiador, por causa de ciclos estrais anovulatórios ou subfertilidade relacionada ao metabolismo energético.
  • Necessidade de manejo especializado: vacas com DEL alto podem exigir cuidados especiais para manter sua saúde e eficiência reprodutiva. Isso pode incluir uma nutrição específica, programas de monitoramento de saúde reprodutiva e estratégias de manejo adaptadas.

Impacto na produção de leite

Quanto maior o DEL, mais longe as vacas vão estar do último parto e consequentemente do pico de produção. Em uma situação normal, espera-se uma curva de lactação onde as vacas apresentam uma ascensão da produção de leite até por volta de 60 dias pós-parto, que é geralmente quando ocorre o pico de produção. Passado esse período, os animais tendem a manifestar um decréscimo gradual no leite à medida que o DEL avança.

Um número importante a ser analisado é que após os 180 dias de DEL as vacas diminuem 0,8 litros de leite/dia, isso confere 24,4 litros de leite/vaca/mês. Considerando uma propriedade de 150 animais em lactação e todas com o mesmo DEL, ou seja, após 180 dias em lactação, são 43.920 litros de leite que não serão comercializados durante o período de lactação dessas vacas. 

Quais as estratégias para manter um DEL médio ideal?

Para prevenir os impactos negativos do DEL alto, é essencial adotar práticas de manejo adequadas:

  • Monitoramento do ciclo de lactação: acompanhar de perto o estágio de lactação de cada vaca e tomar medidas preventivas para evitar que o DEL se prolongue excessivamente.
  • Nutrição balanceada: fornecer uma dieta balanceada e adaptada às necessidades nutricionais das vacas em diferentes estágios de lactação para garantir um aporte adequado de energia e nutrientes.
  • Manejo reprodutivo eficiente: implementar programas de detecção de cio e inseminação artificial para otimizar as taxas de concepção e reduzir o intervalo entre partos. Isso pode incluir a utilização de tecnologias e treinamentos da equipe. 
  • Seleção Genética: manter sempre uma boa seleção genética dentro da propriedade, com escolha de bons sêmens e trabalhar com um descarte eficiente de vacas problemáticas. 

Considerações finais

Para o gerenciamento eficaz do DEL das vacas da propriedade, é necessário um enfoque abrangente que envolva uma nutrição adequada, gestão da saúde e estresse e principalmente uma abordagem meticulosa à detecção de cio e inseminação.

A atenção a esses fatores não só otimiza o DEL, como também melhora a produtividade e a saúde do rebanho, o que consequentemente contribui para a sustentabilidade econômica da fazenda.

Transforme a produção de leite em um negócio lucrativo!

Conheça a Pós-Graduação em Produção de Leite do Rehagro e descubra técnicas comprovadas por mais de duas décadas de experiência prática em mais de 130 propriedades leiteiras em todo o Brasil. 

Aplique mudanças simples, sem altos investimentos, e veja resultados significativos. 

Melhore a gestão financeira, aumente a eficiência operacional e alcance uma produção mais lucrativa. 

Não perca a chance de impulsionar os lucros e melhorar o desempenho na propriedade. Clique no link abaixo e saiba mais!

Pós-Graduação em Pecuária Leiteira

Debora Potenciano - Equipe LeiteLaryssa Mendonça

Comentar