Rehagro Blog
Plantio de café

Época de plantio do café: qual a influência no desenvolvimento do cafeeiro?

A época de plantio do café é uma decisão importante, uma vez que ela influencia diretamente no resultado da lavoura.

De acordo com um estudo feito por Oliveira em 2015, a época de plantio influenciou no crescimento das plantas de café.

O autor comparou o plantio de café em 6 épocas, sendo elas nos meses: outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março, com o intuito de verificar a melhor época de plantio.

As avaliações de crescimento, foram realizadas em duas épocas, uma no período seco (julho) e outra no período chuvoso (janeiro), e observou-se que ambas apresentaram a mesma tendência, à medida que o plantio foi realizado mais tardiamente, resultou em menor altura, diâmetro do caule e crescimento dos ramos plagiotrópicos das plantas.

Implantação de uma lavoura de caféImplantação de lavouras de café. (Foto: Diego Baquião).

 

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


Principais características observadas nos plantios

Os gráficos abaixo mostram a tendência de diminuição da altura de plantas (cm), diâmetro de caule (mm) e comprimento dos ramos plagiotrópicos (cm), à medida que os plantios são realizados mais tardios.

Altura de plantas

Gráfico mostrando diferença da altura das plantas de café Altura de plantas (cm) nos meses de julho de 2013 e janeiro de 2014 em função dos seis meses de plantio (outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março).

Diâmetro do caule (mm)

Gráfico mostrando diferença no diâmetro do caule dos pés de caféDiâmetro do caule (mm) nos meses de julho de 2013 e janeiro de 2014 em função dos seis meses de plantio (outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março).

Comprimento do ramo plagiotrópico (cm)

Gráfico mostrando diferença entre o comprimento do ramo plagiotrópico dos cafeeirosComprimento do ramo plagiotrópico nos meses de julho de 2013 e janeiro de 2014 em função dos seis meses de plantio (outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março).

Dessa forma, de acordo com os resultados deste estudo, nota-se que a partir de outubro, quanto mais tardios foram os plantios, menor foi o crescimento inicial dos cafeeiros no primeiro ano em campo.

Isso possivelmente ocorre, pois plantios mais tardios recebem menor quantidade de chuvas, e dessa forma, terão menor tempo para adaptação antes do período de menor disponibilidade hídrica. Por isso, aqueles plantios realizados mais cedo, apresentam um maior incremento no crescimento das plantas de café.

Além disso, vale destacar que, plantios mais tardios, além de afetar esse crescimento e desenvolvimento inicial das plantas, podem acarretar uma maior taxa de replantio, aumentando assim o custo de implantação da lavoura e afetando diretamente nos resultados do produtor.

Calendário agrícola do café

 

Comparativo entre os plantios de café

Plantas de café com plantio em outubro

Plantio de café realizado em outubroPlantio de café realizado em 31 de outubro. (Foto: Luiz Paulo Vilela)

Plantas de café com plantio em dezembro

Plantio de café realizado em dezembroPlantio de café realizado em 19 de dezembro. (Foto: Luiz Paulo Vilela)

Plantas de café com plantio em fevereiro

Plantio de café realizado em fevereiroPlantio de café realizado em 18 de fevereiro. (Foto: Luiz Paulo Vilela)

Dessa forma, os meses outubro e novembro, início do período chuvoso, normalmente apresentam boas condições para o plantio, proporcionando assim uma maior disponibilidade de água para o desenvolvimento dessas plantas, como foi observado nas fotos acima.

Sucesso nas lavouras de café

Vários são os fatores que influenciam para se ter sucesso na implantação de uma lavoura de café.

Dentre eles, a época de plantio é um fator que pode interferir no crescimento e desenvolvimento inicial das plantas, dessa forma, plantios realizados mais cedo trazem maiores crescimento e desenvolvimento das plantas, e, consequentemente maior possibilidade de maiores produtividades nas primeiras safras, proporcionando assim aos cafeicultores um retorno mais rápido do investimento na formação da lavoura.

Lavoura de café manejada com braquiáriaLavoura de Catuaí com plantio em novembro de 2019. (Foto: Diego Baquião).

Em busca de mais produtividade, lucratividade e qualidade do café produzido?

Conheça o Curso Gestão na Produção de Café Arábica.

Nele, você aprenderá a alcançar a excelência em todo o processo produtivo: desde o preparo do solo até o pós-colheita. Além disso, você terá acesso a ferramentas práticas para profissionalizar toda a gestão da fazenda.

Aulas dadas por consultores de grande experiência no campo, que levam para as aulas um conteúdo atualizado e aplicável à sua realidade.

Ficou interessado? Clique no link abaixo e saiba mais informações.

Curso Gestão na Produção de Café Arábica

Larissa Cocato - Coordenadora de Ensino Café

3 comentários