Rehagro Blog

Época de plantio do café: influencia no desenvolvimento do cafeeiro?

A época de plantio do café é uma decisão importante, uma vez que ela influencia diretamente no resultado da lavoura!

De acordo com um estudo feito por Oliveira em 2015, a época de plantio influenciou no crescimento das plantas de café. O autor comparou o plantio de café em 6 épocas, sendo elas nos meses: outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março, com o intuito de verificar a melhor época de plantio. 

plantio do café

Figura 1.  Implantação de lavouras de café. (Foto: Diego Baquião).

As avaliações de crescimento, foram realizadas em duas épocas, uma no período seco (julho) e outra no período chuvoso (janeiro), e observou-se que ambas apresentaram a mesma tendência, à medida que o plantio foi realizado mais tardiamente, resultou em menor altura, diâmetro do caule e crescimento dos ramos plagiotrópicos das plantas. 

Os gráficos abaixo mostram a tendência de diminuição da altura de plantas (cm), diâmetro de caule (mm) e comprimento dos ramos plagiotrópicos (cm), à medida que os plantios são realizados mais tardios.

Gráfico: Altura de plantas

Figura 2. Altura de plantas (cm) nos meses de julho de 2013 e janeiro de 2014 em função dos seis meses de plantio (outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março).

Gráfico: Diâmetro do caule (mm)

Figura 3. Diâmetro do caule (mm) nos meses de julho de 2013 e janeiro de 2014 em função dos seis meses de plantio (outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março).

Gráfico: Comprimento do ramo plagiotrópico (cm)

Figura 4. Comprimento do ramo plagiotrópico nos meses de julho de 2013 e janeiro de 2014 em função dos seis meses de plantio (outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro e março).

Dessa forma, de acordo com os resultados deste estudo, nota-se que a partir de outubro, quanto mais tardios foram os plantios, menor foi o crescimento inicial dos cafeeiros no primeiro ano em campo. Isso possivelmente ocorre, pois plantios mais tardios recebem menor quantidade de chuvas, e dessa forma, terão menor tempo para adaptação antes do período de menor disponibilidade hídrica. Por isso, aqueles plantios realizados mais cedo, apresentam um maior incremento no crescimento das plantas de café.

Além disso, vale destacar que, plantios mais tardios, além de afetar esse crescimento e desenvolvimento inicial das plantas, podem acarretar uma maior taxa de replantio, aumentando assim o custo de implantação da lavoura e afetando diretamente nos resultados do produtor.

Foto de plantas de café com plantio em outubro:

plantio do café

Figura 5. Plantio de café realizado em 31 de outubro. (Foto: Luiz Paulo Vilela)

Foto de plantas de café com plantio em dezembro:

plantio do café

Figura 6. Plantio de café realizado em 19 de dezembro. (Foto: Luiz Paulo Vilela)

Foto de plantas de café com plantio em fevereiro:

plantio do café

Figura 7. Plantio de café realizado em 18 de fevereiro. (Foto: Luiz Paulo Vilela)

Dessa forma, os meses outubro e novembro, início do período chuvoso, normalmente apresentam boas condições para o plantio, proporcionando assim uma maior disponibilidade de água para o desenvolvimento dessas plantas, como foi observado nas fotos acima.

Lavouras de café:

Desenvolvimento de lavoura do cultivar Catuaí 62, com espaçamento 3,70 m x 0,50 m, com plantio em novembro de 2019. Essa lavoura está com manejo utilizando a Braquiária Ruziziensis na entrelinha, com linhas alternadas. Município: Jacuí/MG. (Foto tirada em junho de 2020 – 7 meses de idade)

plantio do café

Figura 8. Lavoura de Catuaí com plantio em novembro de 2019. (Foto: Diego Baquião).

Considerações

Vários são os fatores que influenciam para se ter sucesso na implantação de uma lavoura de café. Dentre eles, a época de plantio é um fator que pode interferir no crescimento e desenvolvimento inicial das plantas, dessa forma, plantio realizados mais cedo trazem maiores crescimento e desenvolvimento das plantas, e, consequentemente maior possibilidade de maiores produtividades nas primeiras safras, proporcionando assim aos cafeicultores um retorno mais rápido do investimento na formação da lavoura. 

Referências:

  • OLIVEIRA, L. P. V.  Crescimento de cafeeiros plantados em diferentes épocas com polímero hidro retentor. 2015. 70 p. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) – UFLA, Universidade Federal de Lavras, Lavras/MG. 2015. (Link)

1 comentário