Rehagro Blog
Bezerra leiteira recém-nascida

Desmama de bezerras leiteiras: saiba quais são os principais cuidados

A criação de bezerras jovens em uma fazenda de leite é extremamente importante. Boas bezerras vão se transformar em boas vacas, com bastante produção de leite, saudáveis e com longevidade.

Todas essas características positivas na idade adulta começam com o bom manejo das bezerras jovens, desde os primeiros cuidados, envolvendo a colostragem entre outros fatores, e principalmente, nos 2 a 3 primeiros meses de vida.

Um manejo inadequado nessas primeiras semanas de vida geralmente está associado a um alto índice de mortalidade e de doenças durante esse período. Esses problemas irão acarretar uma menor produtividade do rebanho como um todo.

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


Aleitamento de bezerras

Em muitas fazendas do Brasil, é comum a regra de que devem ser fornecidos 4 litros diários de leite às bezerras durante a fase de aleitamento.

Isso surgiu baseado em uma correlação das necessidades alimentares com o peso ao nascimento, sendo 10% do peso vivo em leite.

Na prática, pode ser que esse volume não atenda às necessidades de uma bezerra durante essa fase. A composição do leite varia de vaca para vaca, de fazenda para fazenda. Pode ser que esses animais estejam passando fome quando fixamos como regra geral 4 litros de leite.

Outro hábito comum entre os produtores é desmamar as bezerras aos 60 dias de idade ou sendo comum observar bezerras sendo desmamadas a partir de um único critério, sua idade: 1, 2 ou 3 meses de vida.

Mas, se a quantidade de alimento fornecido durante todo esse tempo foi insuficiente, os animais estarão em condições de sofrer mais uma restrição alimentar? Aos 60 dias já foi atingido o peso ideal para o desmame?

No entanto, dependendo do manejo realizado até então, é possível que as bezerras não consigam ingerir quantidades suficientes de alimento sólido e se sustentar sem o leite.

Logo, desmamá-las a partir do único critério da idade pode ter consequências graves, já que bezerras subnutridas são mais susceptíveis às doenças e, consequentemente, a morte.

Curso Gestão na Pecuária Leiteira

Como realizar a desmama das bezerras?

Para se fazer um bom desmame dos animais, deve-se ter como principais critérios o consumo de alimentos sólidos, mais especificamente concentrados, e o peso.

Em alguns sistemas que usam aleitamento artificial, com bezerras 3/4, 7/8 e 15/16 holandês-gir, tem-se observado melhores resultados quando a desmama das bezerras ocorre quando as bezerras têm por volta de 90 kg de peso vivo e estão comendo, aproximadamente, 1 kg de concentrado/dia, de maneira constante.

Esses critérios podem ser alcançados quando a bezerra tem entre quatro a oito semanas de idade.

Bezerras que iniciam o consumo de alimentos sólidos mais cedo podem ser desmamadas mais precocemente do que aquelas cujo consumo é muito baixo. Isso porque, ao passar pelo rúmen, o concentrado sofre fermentação, e os gases resultantes têm contribuição essencial para o desenvolvimento do próprio rúmen, do retículo e do omaso.

Estes são os chamados pré-estômagos, que só quando bem desenvolvidos permitem que as bezerras aproveitem os nutrientes de alimentos sólidos a ponto de se sustentarem sem o leite.

É a partir do momento em que os pré-estômagos estão desenvolvidos e funcionais que podemos chamá-las de ruminantes.

A desmama precoce traz como vantagens a redução do período de dieta líquida, o que diminui o tempo gasto com mão de obra para o fornecimento de leite aos bezerros e diminui os custos com a alimentação destes animais, já que o leite é mais caro do que alimentos sólidos.

E-book criação de bezerras leiteiras

Características dos concentrados fornecidos para as bezerras leiteiras

O objetivo do manejo nutricional durante a fase pré-desmama é promover o consumo máximo de concentrado, pois possibilita o mais rápido desenvolvimento do rúmen e uma desmama precoce.

As características do concentrado oferecido à bezerra são muito importantes para que se otimize este processo. Um bom concentrado deve apresentar as seguintes características:

  • Ser palatável;
  • Ter, preferencialmente, textura grosseira (concentrado finamente moído não estimula a ruminação, reduz consumo e aumenta perdas);
  • Ter no mínimo 18% de proteína de boa qualidade (sem adição ureia até pelos menos 90 dias de idade);
  • Ter nível de energia de 80% de NDT;
  • Ter baixo nível de fibra (de 7 a 9%);
  • Suprir as necessidades de vitaminas desta categoria de acordo com o NRC;
  • Ser composto por alimentos de boa qualidade. Como exemplo de ingredientes de boa qualidade tem-se: milho, farelo de soja, farelo de algodão e leite em pó.

Caso o concentrado possua níveis adequados de fibra, não é preciso incluir forragem ou alimento volumoso até os 60 dias de idade dos bezerros.

No entanto, se necessário para atingir os 7 a 9% de fibra, pode-se acrescentar até 5% de feno de boa qualidade ao concentrado de bezerros.

O feno ajuda a conferir textura grosseira a este alimento, estimula a ruminação e deve ser a primeira forrageira a ser oferecida aos bezerros. O consumo médio desta forrageira é menor do que 50 g/dia até a oitava semana de vida. Após este período o consumo tende a crescer rapidamente. O ganho de peso é pequeno quando somente feno é oferecido a bezerras em fase de aleitamento.

Um concentrado de boa qualidade garante que as bezerras consigam aproveitar ao máximo os nutrientes que o compõem, se desenvolvendo melhor.

O concentrado deve ser oferecido à vontade até o terceiro mês de idade, quando pode ser limitado a 2kg/dia, dependendo de seu manejo. Deve estar disponível, limpo e fresco durante todo o tempo. O ganho de peso deve girar em torno de 700 g/dia. Dependendo do porte, raça e grau de sangue do animal, este ganho de peso diário pode ser maior.

Forneça o concentrado à vontade para bezerras em aleitamento, para se alcançar o máximo desempenho desses animais.

Outra situação que deve ser observada é o umedecimento do concentrado por saliva das bezerras, chuva ou mesmo do vasilhame de água próximo, o que ocasiona a deterioração do concentrado oferecido, diminuindo a palatabilidade e consequentemente o consumo da mistura.

Além disso, o umedecimento pode promover o crescimento de organismos patogênicos, colocando em risco a saúde de bezerras. As trocas de concentrados, portanto, devem ser constantes e o vasilhame regularmente limpo para estimular o consumo de concentrado de boa qualidade.

Neste processo, o acesso à água desde os primeiros dias de vida da bezerra é essencial. Existem vários fatores que afetam a ingestão de concentrado pela bezerra.

A disponibilidade e a palatabilidade do concentrado estão entre eles. No entanto, um dos mais críticos é a disponibilidade de água. Para cada quilo de concentrado ingerido, as bezerras consomem, em média, 4 litros de água. Portanto, caso a água não esteja disponível, pode limitar o consumo de concentrado.

Fornecimento de água e concentrado à vontade para bezerras em aleitamento

Várias práticas podem estimular o consumo de concentrado com a finalidade de obtenção de altas taxas de desenvolvimento dos pré-estômagos e realização de desaleitamento precoce.

Dentre elas pode-se citar:

  • Fornecimento de leite uma vez ao dia (não deve ser realizado em bezerras com menos de 30 dias de idade);
  • Oferecimento de quantidade diária restrita de leite (4 litros/ dia);
  • Oferecimento de concentrado ad libitum (à vontade) ao bezerro a partir do terceiro dia de vida.

Colocar o concentrado no fundo do balde logo após o aleitamento, ou colocá-lo diretamente na boca do bezerro na mesma ocasião também estimula o consumo deste alimento.

O estresse da desmama das bezerras

Geralmente a desmama ocorre em um período crítico de transição de imunidade das bezerras, tornando esse animal suscetível à ocorrência de doenças.

Neste período, a imunidade passiva, transmitida pela ingestão de colostro materno, está em queda, ao mesmo tempo em que a imunidade ativa (própria) da bezerra ainda não se desenvolveu totalmente, sendo incapaz de proteger a bezerra de maneira eficiente (janela imunológica).

É importante ter em mente que a desmama, por si só, é um grande fator de estresse para as bezerras. Deve-se, portanto, evitar que maiores fatores de estresse atuem junto ao evento da desmama e favoreçam a debilitação da bezerra recém-desmamada.

Recomenda-se fortemente que não se realize outras práticas de manejo (descorna, troca de dieta, vacinas, etc) juntamente com a desmama das bezerras.

Não menos importante é a recomendação de que as bezerras desmamadas permaneçam no mesmo local ao qual estão habituadas por um período de, pelo menos, 10 dias.

Durante esse período o consumo de concentrado aumenta e estabiliza, favorecendo a adequada ingestão de nutrientes pelo animal.

É importante também manter a mesma composição de concentrado quando as bezerras forem transferidas e colocadas em pequenos grupos, que devem ter no máximo 8 a 12 animais.

Também é recomendável que bezerras doentes ou que tiveram diarreia, pneumonia, etc, à época da desmama permaneçam com a dieta líquida (leite) até se recuperarem.

As bezerras representam o futuro do sistema, pois são a garantia de reposição e de continuidade do rebanho, além de serem resultado de cruzamentos que podem melhorar a qualidade genética do mesmo.

Por isso, cuidados durante toda a fase de criação das bezerras são fundamentais para se alcançar o máximo desempenho desses animais, com menor custo e melhor retorno para o produtor. O manejo sanitário é um dos pontos principais quando deseja-se alcançar o sucesso nessa fase.

Aumente seu lucro na produção de leite!

Já pensou em aprender mais sobre nutrição, reprodução, sanidade, criação de bezerras, controle da mastite e qualidade do leite e muito mais com os melhores consultores do mercado? Isso é possível!

Venha conhecer o Curso Gestão na Pecuária Leiteira.

As aulas são 100% online e você pode participar de qualquer lugar do Brasil. Com encontros online ao vivo, você fica frente a frente com os professores para tirar suas dúvidas. Além disso, há suporte dedicado a você ao longo de todo o curso.

O conteúdo é prático e aplicável à sua realidade, com foco na melhoria dos seus resultados.

Ficou interessado? Clique no link abaixo e conheça!

Banner Curso Gestão na Pecuária Leiteira

1 comentário