A fertilidade é um dos pontos cruciais para produtores de cereais. No caso da soja é ainda mais importante entender os parâmetros de produção.
Como uma cultura anual, com 2 safras por ano, a soja requer altas doses de nutrientes, para seu desenvolvimento pleno e em pouco tempo.
50% da soja consumida no mundo é de origem brasileira, mas pelas estimativas do Cepea, o gasto médio com fertilizante também deve subir mais de 50%. Assim sendo, ter um planejamento nutricional equilibrado e sem desperdícios, é de suma importância.
Todo nutriente possui um valor crítico para atender as necessidades das plantas. No caso do potássio, esse valor é de 120 mg/dm3 no solo, segundo o Engenheiro Agrônomo, especialista em fertilidade e consultor em produção de grãos, Flávio Moraes.
Para plantar soja, porém, esse nível precisa estar acima desse valor? É possível produzir uma safra com quantidade abaixo do nível crítico?
Flávio lista em torno de 6 passos para entender o que se deve considerar em relação ao plantio de soja e a quantidade necessária de potássio para atingir seus objetivos.
Qual sua expectativa de produção?
Essa é a primeira pergunta que se deve fazer. Por meio de estimativas e cálculos, no vídeo a seguir Flávio explica de forma simplificada o que você deve fazer, caso queira produzir soja e seu solo já apresente 140 mg/dm3 de potássio.
Saber o quanto sua cultura demanda de cada nutriente também faz toda a diferença.
“Para produzir 1 tonelada de grãos, a cultura da soja demanda 20 Kg de K2O por hectare”, cita Flávio.
No caso apresentado no vídeo em questão, o solo já possui uma “reserva” de 20 mg/dm3 e mesmo o valor parecendo baixo, não é. Em outras palavras, significa economia a ser abatida no seu gasto final com potássio.
Outro ponto a ser considerado é a conversão dos valores. Saber a quantidade disponível de potássio auxilia, mas é preciso transformar o valor para K2O e depois em quilos por hectare.
Além da economia, numa simulação onde o objetivo é colher 70 sacos de soja por hectare, só com essa quantidade de reserva, é possível garantir 20 sacos de soja!
Entender esses cálculos, técnicas e conseguir criar um planejamento e gestão de forma adequada é o que pode garantir uma maior produtividade. No entanto, saber calcular a quantidade de potássio necessário, de acordo com sua análise de solo, é apenas um dos passos para atingir esse objetivo.
Como construir a fertilidade do solo?
Venha aprender o passo a passo no Curso Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas.
Com conteúdo 100% aplicável, que vai direto ao ponto, essa capacitação é dada por consultores de grande experiência nas lavouras de grãos de todo o Brasil.
Com ele, você terá uma visão completa e aprofundada da dinâmica dos solos e será capaz de potencializar a produtividade e rentabilidade nas fazendas de grãos.
Ficou interessado?
Clique no link abaixo e saiba mais informações.
Boa noite! As informações do potássio de 120 mg/dcm3 é baseada em Mehlich?!