Rehagro Blog
Gado de corte e melhoramento genético

Melhoramento genético animal: como ter um gado lucrativo?

Melhoramento genético é uma via da ciência cujo objetivo é desenvolver características precisas de determinadas linhagens. É importante lembrar que o desempenho do animal depende também da alimentação e do ambiente em que vive e, principalmente, da sua genética.

O melhoramento genético animal pode tornar o animal mais preparado, inclusive, para situações do ambiente que ele possa enfrentar. Então, promover um genoma que favoreça todo o seu rebanho é o que o melhoramento genético busca fazer.

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


Como é feito o melhoramento genético?

O melhoramento genético de bovinos visa dar aos animais de um rebanho, características produtivas mais positivas.

Para se adaptar às mudanças dramáticas e novos rumos da economia mundial, os pecuaristas precisam usar tecnologias projetadas para maximizar a produtividade e trazer maiores relações custo-benefício.

Por isso, os produtores contam com programas de melhoramento genético que, se bem elaborados, podem identificar os melhores animais, com maior probabilidade de alcançar bons resultados.

Como vimos, o melhoramento genético é o processo de mudar certas populações, aumentando ou diminuindo a frequência de certos genes. Essa técnica é feita para melhorar o desempenho da população relevante, melhorando, assim, as características consideradas importantes.

Webinar protocolos de IATF e estratégias de manejo reprodutivo

Técnicas de melhoramento genético animal

Sistemas de acasalamento

O método é realizado de duas maneiras: primeiro por meio de seleção, incluindo a seleção de touros com maior valor genético, para influenciar a próxima geração, e depois por meio de sistemas de acasalamento para formar os casais reprodutores.

Esta é a forma mais rápida e eficiente de obter bons resultados por meio do melhoramento genético.

Fertilização in vitro e inseminação artificial

A inseminação artificial pode fornecer inúmeros criadores de material genético animal, com as melhores características. Como resultado, seu material genético será utilizado em diversos rebanhos, aumentando o número de descendentes.

Essa biotecnologia é usada para aumentar o número de animais com bons genes. Tem sido usado até para o rápido desenvolvimento da genética, especialmente em animais altamente férteis.

Devido ao desenvolvimento e redução do custo da fertilização in vitro, o processo se tornou mais acessível aos criadores, possibilitando a democratização do uso do sêmen de animais superiores.

A fertilização in vitro permite que as doadoras produzam até centenas de bezerros por ano, evitando o descarte precoce de fêmeas de alta produção, permitindo uma vida útil mais longa e aumentando a reprodução do gado apenas por meio de genética de ponta.

Melhoramento genético animal

Fonte: CPT.

Objetivo de seleção

Para determinar quais aspectos serão buscados no melhoramento genético de bovinos, é utilizada uma ferramenta chamada de objetivo de seleção.

Com essa abordagem, os criadores podem considerar a importância de cada característica, levando em conta o que é mais rentável em cada situação.

Dentre todos os argumentos citados, podemos considerar que a técnica atende todos os produtores, dos pequenos aos grandes, trazendo grandes benefícios para o rebanho e a saúde do animal. 

Potencialize sua lucratividade na pecuária de corte!

Com a Pós-graduação em Produção de Gado de Corte, você terá a oportunidade única de aprimorar seus conhecimentos e habilidades específicas nessa área tão importante do agronegócio.

Além disso, poderá se tornar um profissional altamente qualificado e valorizado pelo mercado.

Este curso oferece uma formação completa e atualizada sobre todos os aspectos da produção de gado de corte, desde técnicas avançadas até as melhores práticas do mercado.

Banner Pós-graduação em Produção de Gado de Corte

 

Cristiano Rossoni

Comentar