Rehagro Blog

Ganho Médio Diário (GMD): como melhorar o desempenho?

A pecuária de corte brasileira, embora seja composta por um grande número de animais, apresenta índices zootécnicos baixos, principalmente devido ao fato de grande parte da criação ocorrer em regime extensivo em pastagens desenvolvidas em solos de baixa fertilidade.

O ganho de peso é uma característica do gado de corte que está diretamente relacionado à produtividade do rebanho. Além disso, a conversão alimentar representa a eficiência com que o animal converte o alimento consumido em carne.

O Ganho Médio Diário (GMD) é um indicador fundamental para avaliar o desempenho de um rebanho de gado de corte. Neste texto, vamos abordar o que é o GMD, como calcular e quais são as dicas para melhorá-lo.

O que é GMD?

O Ganho Médio Diário (GMD) é o peso vivo que o animal ganha por dia. Ele é usado para saber o peso que o animal ganhou por dia em um certo período.

Aliás, também pode ser usado para fazer uma projeção de meta de peso, onde buscamos saber quantos quilos o animal precisa ganhar por dia para alcançar a meta desejada no final daquele período.

Como calcular o GMD?

Para calcular o GMD, é necessário saber o peso do animal no início e no final de um período de dias. O cálculo é simples:

GMD = (Peso Final – Peso Inicial) / Período de Dias

Exemplo: o animal, em um período de 100 dias, entrou na operação com 300kg e saiu com 400kg. Qual o GMD desse animal? 

GMD= 400kg – 300kg / 100

GMD= 1kg de ganho de peso por dia.

Qual o Impacto do GMD?

O GMD é um indicador importantíssimo para a eficiência da produção de carne. Ele afeta diretamente a produtividade do rebanho, a qualidade da carne e o custo de produção. Um GMD alto indica que o animal está crescendo de forma rápida e eficiente, o que é benéfico para a produtividade e a rentabilidade da fazenda.

A capacidade de ganho de peso em bovinos confinados foi afetada pelo nível nutricional em que eles foram alimentados. Estudos revelaram que o ganho médio diário de peso foi melhorado com a inclusão de maior proporção de concentrado nas rações alimentares.

A melhoria do nível nutricional pode trazer um aumento no custo de produção, tornando a atividade menos rentável. Nesse contexto, o ganho de peso, o rendimento de carcaça, o consumo e a conversão alimentar são parâmetros importantes para avaliar o desempenho dos animais.

O desempenho animal em uma mesma dieta pode variar devido a quatro fatores principais:

  • Capacidade individual de ingestão de alimentos;
  • Habilidade de selecionar os alimentos mais palatáveis da dieta fornecida;
  • Eficiência em aproveitar melhor os nutrientes do alimento ingerido;
  • Potencial genético para ganho de peso, que pode limitar o desempenho.

A capacidade de ingestão é o principal fator limitante à produção animal. Fatores como raça, idade, sexo, tamanho, peso e condição corporal também interferem no consumo.

Curso Gestão na Pecuária de Corte

Dicas práticas para melhorar o GMD

Alimentação balanceada

A escassez de forragem ao longo do período seco no território brasileiro e a constante demanda do alimento por parte dos animais faz com que novas formas de produção sejam estudadas.

A suplementação é uma excelente estratégia para elevar a produtividade. Além disso, é de suma importância que uma dieta seja equilibrada e contenha todos os nutrientes necessários para o crescimento saudável do animal.

Mão segurando suplementação de gado

Fonte: Danilo Rodrigues, Equipe Corte do Rehagro.

Manejo de pastagens

Uma das explicações para a baixa produtividade do setor pecuário no Brasil é a degradação das pastagens, causada por ajustes inadequados na taxa de lotação animal, o que afeta o solo e compromete as plantas forrageiras. Aliás, é fundamental manejar a pastagem de acordo com a altura de entrada e saída das forrageiras.

Régua para manejo de pastagem no pasto

Régua para manejo de pastagem. Fonte: Movimento Agro. 

Acesso adequado a água

O acesso à água é essencial para o bem-estar do animal e para o crescimento. Desse modo, é imprescindível que a água esteja sempre disponível e de boa qualidade.

Fontes de água poluídas, especialmente em açudes, cacimbas ou bebedouros que recebem água de origens inapropriadas, representam graves ameaças à saúde animal e impactam negativamente a produção.

Água em propriedade de bovinos de corte em más condições de consumo

Foto ilustrando as más condições de água em propriedade de bovinos de corte a pasto. Fonte: Vinicius Costa – Equipe Corte do Rehagro

Bebedouro para gado com alguns animais

Bebedouro para gado grande. Fonte: STOCK CAIXAS D’ÁGUA. 

Espaçamento de cocho

O espaço disponível de cocho afeta diretamente a competição por alimento e o consumo, o que por sua vez influencia na produtividade.

Tabela com estratégias de suplementação na seca Tabela com estratégias de suplementação nas águas

Manejo sanitário

O manejo sanitário dos rebanhos é fundamental, o animal livre de doença e estresse tem uma melhor taxa de conversão alimentar. Para obter melhores rendimentos com a suplementação, é necessário controlar os parasitas. Isso ajuda a reduzir a mortalidade e aumentar o ganho de peso vivo do animal.

Manejo do animais

O estresse prejudica o ganho de peso. Portanto, é preciso se preocupar com o bem-estar do rebanho. Treinar a equipe para lidar com os animais de forma tranquila e respeitosa é fundamental para evitar estresse e garantir um manejo racional. 

Genética

A genética do animal também pode influenciar no GMD. É necessário que os animais sejam selecionados com base em critérios de desempenho.

Planejamento de estação de monta

Animais que nascem no meio ou final da seca, ostentam maiores ganhos de peso em relação aos que nascem nas águas ou início da seca. Além do mais, animais que nascem nas águas apresentam maior taxa de morbidade e mortalidade, devido a doenças mais suscetíveis nessa época.

Conclusão

O Ganho Médio Diário (GMD) é um indicador fundamental para avaliar o desempenho de um rebanho de gado de corte. Para melhorar a eficiência do GMD, é necessário seguir as dicas abordadas no tópico acima. Dessa forma, é possível melhorar o GMD e aumentar a produtividade e a rentabilidade da fazenda.

Transforme sua paixão pela pecuária de corte em um negócio lucrativo!

Com o Curso Gestão na Pecuária de Corte, você terá acesso a ferramentas e estratégias específicas para melhorar a administração do negócio, aumentando a qualidade e a quantidade da produção.

Através deste curso, você irá aprender técnicas avançadas de gestão que vão ajudá-lo a otimizar seus processos, reduzir custos e maximizar os lucros em suas fazendas de gado de corte.

Banner Curso Gestão na Pecuária de Corte

 

Danilo Rodrigues - Equipe Corte

1 comentário