Rehagro Blog
Estrutura do DNA

Melhoramento genético em bovinos: como aumentar o potencial reprodutivo

O objetivo do melhoramento genético é o de avaliar características de interesse econômico em um animal para obter a predição dos valores genéticos. Ou seja, visa obter procedimento estatístico adequado para separar os efeitos genéticos aditivos dos demais.

A importância desse método é o de ordenar os animais para fins de seleção, visando atingir o melhor valor econômico final.

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


Programa de melhoramento genético em bovinos

Para planejar um programa de melhoramento genético deve-se ter em mente os objetivos de seleção e os critérios a serem utilizados.

Após definidos estes requisitos é feita a observação fenotípica, do ambiente no qual o fenotípico foi coletado – quanto mais informações do ambiente, melhor – e obtém-se também o Pedigree (genealogia/antecedentes do animal observado).

Atualmente, com o desenvolvimento da avaliação genômica, existe um auxílio na identificação de características que não têm análise fenotípica.

Hoje, as características de precocidade sexual estão em foco, pois têm correlação positiva com o aumento da lucratividade nos sistemas de pecuária de corte.

Pós-graduação em Produção de Gado de Corte

Etapas do programa de melhoramento genético

  • Coleta de dados;
  • Avaliação Genética;
  • Ranqueamento;
  • Seleção Animal;
  • Acasalamento ou Inseminação artificial;
  • Identificação dos animais superiores de acordo com as características selecionadas e objetivos almejados.

Para indicar um bom programa de melhoramento genético deve-se observar o ganho genético do rebanho para os objetivos escolhidos e manter padrões de descarte de animais inferiores de forma concreta.

Entre os fatores que afetam o progresso genético do rebanho, estão: herdabilidade, intensidade de seleção, variação fenotípica e intervalo de geração.

Quando for medir os resultados do programa de melhoramento, colete os dados fenotípicos e armazene em softwares estatísticos, que realizam a análise de desempenho das características de ganho de peso, fertilidade, acabamento de carcaça, precocidade sexual, habilidade materna, peso da cria ao nascer, etc.

Quer descobrir quais são os indicadores de alto impacto na pecuária de corte? Assista ao webinar com o especialista Vitoriano Dornas.

Webinar Indicadores de alto impacto na pecuária de corte

Como aumentar o potencial reprodutivo do macho?

Basicamente deve-se selecionar os machos com a melhor DEP (Diferença esperada na progênie, ou seja, capacidade prevista de transmissão) e melhor acurácia para esse objetivo, levando em consideração as correlações de características e o fator ambiente, que pode afetar no produto final.

Como o Brasil é um país com vasto território, acaba sendo afetado por diversos fatores ambientais e, por isso, é necessário conhecer a genética que estamos selecionando, pois touros com melhores DEP’s e acurácia nem sempre vão nos apresentar o melhor valor fenotípico.

Também podemos considerar que há touros com boas DEP’s e baixos valores de acurácia. Isso nem sempre será a real situação, pois touros mais jovens normalmente vão apresentar menor acurácia que touros mais velhos, devido ao número de progênies testadas.

Hoje, para maximizar esses dados no melhoramento genético, já podemos contar com a genômica que reduz o intervalo de gerações. Identificar animais precocemente na desmama ou com 12 meses direciona maior pressão na seleção para características de precocidade.

Quais são os desafios e oportunidades do melhoramento genético?

Atualmente, no Brasil, a pecuária de corte enfrenta problemas relacionados à produtividade, devido à competição por área do sistema com a agricultura. Portanto, é preciso produzir mais em uma menor área, maximizando a eficiência produtiva.

A interação genótipo/ambiente é outro fator que devemos estar atentos – animais que são bons para o sistema a pasto nem sempre têm o mesmo resultado em confinamento – e com os mais diversificados fatores ambientais presentes no Brasil, é indicado um programa de melhoramento relacionado a eficiência dos animais no sistema que ele se encontra.

Diante disso, os programas de melhoramento devem trazer análises e avaliação de touros visando a interação genética/ambiente para maior assertividade de seleção.

Os programas como genômica prometem resultados com menores gerações, o que é um ganho espetacular para a pecuária de corte.

Se destaque no mercado da pecuária de corte!

Transforme a propriedade em um negócio altamente lucrativo com a Pós-graduação em Produção de Gado de Corte do Rehagro. 

Desenvolva habilidades práticas e comprovadas em gestão, eficiência e sustentabilidade. 

Torne-se líder na pecuária de corte da sua região, aplicando técnicas validadas ao longo de duas décadas de consultoria. 

Não espere mais para maximizar seus resultados! 

Clique no link abaixo e dê o primeiro passo rumo a uma fazenda mais eficiente, sustentável e lucrativa.

Banner Pós-graduação em Produção de Gado de Corte

Comentar