Rehagro Blog
Homem retirando sêmen bovino congelado de botijão

Sêmen bovino: por quanto tempo permanece viável no botijão?

A Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) é uma realidade na pecuária brasileira.

Atualmente cerca de 22,2% do rebanho inseminado foi através dessa técnica, permitindo que um animal com bom desempenho genético deixe o maior número de descendentes, controle de doenças, aumento produtivo e muitas outras vantagens.

Porém, para ser realizada com sucesso a IATF precisa de alguns materiais básicos como: aplicador, luvas, descongelador, botijão de sêmen, entre outros.

Boas práticas durante o protocolo de inseminação são fundamentais para manter a integridade do material genético, principalmente quando se trata do botijão de sêmen afinal é dentro desse recipiente térmico que o material é mantido.

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


Uso adequado do botijão de sêmen bovino

Inicialmente, ele deve ser guardado em local fresco, sem incidência direta de luz solar, transportado com muito cuidado sempre na vertical e nunca deve ser inclinado para não correr o risco do conteúdo vazar.

O que vai dentro do botijão?

Nitrogênio líquido. Ele é responsável por conservar as doses do sêmen bovino em -196 °C durante tempo indeterminado desde que a quantidade  seja mantida acima do mínimo.

Para que isso seja possível é necessário fazer a verificação periódica da quantidade de nitrogênio e garantir a integridade do material, para isso usamos a régua graduada, onde a quantidade mínima de nitrogênio não deve ser menor que 15 cm.

Medindo nitrogênio no botijão de sêmen

Utilização da régua graduada para mensurar a quantidade de nitrogênio líquido no botijão de sêmen. Fonte: Aula boas práticas nos protocolos de IATF, Professor Douglas Costa (Rehagro)

O nitrogênio líquido evapora rapidamente, por isso o botijão não pode ficar muito tempo aberto, após o manejo é necessário fechá-lo, caso precise retirar mais doses de sêmen entre as inseminações é necessário abri-lo novamente.

Quando retiramos as doses de sêmen bovino não devemos remover completamente a caneca (estrutura onde ficam as racks que armazenam as palhetas de sêmen), o ideal é que esta fique em contato com nitrogênio líquido por mais tempo, e todo o processo seja realizado de forma rápida.

Manejo de amostras de sêmen bovino

Manejo correto para a retirada de amostras. Fonte: Aula boas práticas nos protocolos de IATF, Professor Douglas Costa (Rehagro).

O protocolo de descongelamento

Vários estudos comprovam que caso o descongelamento não seja realizado da forma correta, os espermatozoides morrem durante o processo de descongelamento, o impacta diretamente a taxa de prenhez da propriedade.

Atualmente existem muitas marcas disponíveis no mercado, porém o professor Douglas Costa dá uma indicação prática importante:

Não coloque muitas doses de uma vez no descongelador, pois isso fará com que a temperatura caia muito de forma rápida, logo, as paletas irão descongelar de forma irregular, comprometendo o material.

Exemplo: caso o descongelador tenha 4 divisões uma opção é separá-lo com diferentes paletas de animais e raças distintas como na imagem.

Distribuição de palhetas de sêmen bovino no descongelador

Sugestão de como distribuir palhetas de sêmen bovino no descongelador. Fonte: Aula boas práticas nos protocolos de IATF, Professor Douglas Costa (Rehagro).

No nosso E-book Manual Sanitário da Estação de Monta você aprenderá dicas simples para controlar as principais doenças reprodutivas que podem afetar o seu rebanho.

Baixar e-book Manual sanitário da estação de monta

A inseminação artificial oferece grandes benefícios aos produtores que optam por essa técnica, contudo a sua eficiência está diretamente ligada a mão de obra qualificada, instalações, manejo dos animais e dos equipamentos.

Se destaque no mercado da pecuária de corte!

Transforme a propriedade em um negócio altamente lucrativo com a Pós-graduação em Produção de Gado de Corte do Rehagro

Desenvolva habilidades práticas e comprovadas em gestão, eficiência e sustentabilidade. 

Torne-se líder na pecuária de corte da sua região, aplicando técnicas validadas ao longo de duas décadas de consultoria. 

Não espere mais para maximizar seus resultados! 

Clique no link abaixo e dê o primeiro passo rumo a uma fazenda mais eficiente, sustentável e lucrativa.

Pós-graduação em Produção de Gado de Corte

2 comentários

  • O sêmen precisa estar refrigerado a -196° para se manter viável, um congelador bom hoje em dia chega no máximo há -21° e -14°. Então não tem como você preservar de forma correta, e que se a energia acabar você pode perde uma leva de sêmen de alto valor