Rehagro Blog
Vaca e bezerro representando habilidade materna

Habilidade materna para seleção de bovinos: qual a importância?

As tendências mercadológicas visam um abate cada vez mais precoce; por isso, é fundamental investir em estratégias que permitam a permanência e a inserção do produtor nesses mercados.

Nesse artigo, iremos demonstrar a importância da habilidade materna para a eficiência produtiva na pecuária de corte.

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


O que é habilidade materna?

Presente em diversos sumários e avaliações genéticas existentes no Brasil, a habilidade materna é uma das características mais valorizadas.

Essa qualidade pode ser medida pelas DEPs (Diferença Esperada de Progênie) maternais e possibilita a escolha de reprodutores capazes de produzir filhas com aptidão para desmamar bezerros mais pesados.

A habilidade materna, portanto, corresponde a todos os aspectos da relação mãe-cria, englobando desde a facilidade ao parto, produção de leite e amamentação, até comportamentos como acolhida e proteção da cria. Essa qualidade contribui diretamente para a desmama de bezerros sadios, pesados e com bom desenvolvimento muscular.

A habilidade materna é medida por meio do peso do bezerro em quilos, aos 120 dias de vida. Dessa forma, quanto maior a habilidade materna, maior será o peso do bezerro aos quatro meses.

Pós-graduação em Produção de Gado de Corte

Qual a importância da habilidade materna?

A habilidade materna possui influência direta sobre todo o sistema produtivo. Dentre sua importância, podemos destacar o ganho de peso nos primeiros meses de vida, gerando bezerros mais pesados a desmama.

Há também uma menor dependência de ração nesse período, afinal, quando existem vacas que produzem uma quantidade adequada de leite para os animais, o aporte de suplementação é menor, pois a demanda nutricional é suprida majoritariamente pelo leite.

Outro ponto importante a ser considerado, é que ao se utilizar touros que produzem boas filhas, há um maior ganho em fêmeas de reposição que são destaque dentro da fazenda, aumentando assim o ganho genético do rebanho.

A elevação do ganho genético a partir da habilidade materna cria uma base sólida no rebanho que, quando consolidada, permite o investimento do produtor em outras diretrizes, como o acabamento de carcaça, por exemplo.

Atenção para a seleção

A seleção para habilidade exige alguns cuidados. Deve-se respeitar um equilíbrio, visto que em alguns casos o desbalanço traz malefícios.

A seleção exacerbada para essa característica traz mudanças anatômicas para o sistema mamário da vaca e a predisposição a danos, pois quando se seleciona muito para produção de leite, há o maior desenvolvimento do úbere e aumento dos tetos, aumentando a exposição a danos.

Essa maior seleção para habilidade materna, além disso, aumenta a probabilidade de desenvolvimento de patologias mamárias como a mastite. Outro ponto importante é a elevação das exigências nutricionais e dos custos para manutenção das fêmeas.

Todos esses fatores somados podem contribuir para redução da fertilidade dos animais, prejudicando todo o sistema produtivo.

Baixar e-book Manual sanitário da estação de monta

Conclusão

A habilidade materna é de extrema importância para pecuária de corte, contribuindo para todo o sistema produtivo.

Contudo, é fundamental manter o equilíbrio para seleção dessa característica, cabendo aos produtores e ao técnicos o bom senso de adequar essa característica a cada particularidade do sistema produtivo.

Se destaque no mercado da pecuária de corte!

Transforme a propriedade em um negócio altamente lucrativo com a Pós-graduação em Produção de Gado de Corte do Rehagro. 

Desenvolva habilidades práticas e comprovadas em gestão, eficiência e sustentabilidade. 

Torne-se líder na pecuária de corte da sua região, aplicando técnicas validadas ao longo de duas décadas de consultoria. 

Não espere mais para maximizar seus resultados! 

Clique no link abaixo e dê o primeiro passo rumo a uma fazenda mais eficiente, sustentável e lucrativa.

Banner Pós-graduação em Produção de Gado de Corte

Brisa Sevidanes

Comentar