Rehagro Blog

Principais doenças do café: como identificar os sintomas?

Folha com sintomas de ferrugem-do-cafeeiro

Manchas amareladas, curvaturas nas folhas, apodrecimento da casca… já viu algo assim no seu cafeeiro? Se sim, atenção!

Esses são sintomas de doenças importantes que geram redução significativa na produtividade e qualidade do café e, consequentemente, redução do preço da saca vendida e da sua lucratividade.

Neste texto, colocamos algumas fotos que podem auxiliar na identificação das principais doenças que podem afetar o cafeeiro.

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


Ferrugem do cafeeiro (Hemileia vastatrix) 

Os sintomas da ferrugem se iniciam com pequenas manchas cloróticas translúcidas, localizadas na face inferior das folhas.

Essas lesões se desenvolvem, formando massas pulverulentas de coloração amarelo-alaranjado.

Folha com sintomas de ferrugem-do-cafeeiroFerrugem-do-cafeeiro. Fonte: Equipe Rehagro

Mancha-de-Phoma (Phoma sp.)

Cafeeiro com sintomas de phomaPhoma. Fonte: Equipe Rehagro

Os sintomas da Mancha-de-Phoma são manchas irregulares de coloração escura nas folhas, iniciando, geralmente, nos bordos, podendo provocar curvaturas.

Nos ramos, pode-se observar lesões deprimidas e escuras, que podem envolver todo diâmetro do ramo e causar seca da extremidade ou do ponteiro.

Mancha aureolada (Pseudomonas Syrigae)

Os sintomas da mancha aureolada são manchas de cores pardas, circundadas por um grande halo amarelo.

Folha de cafeeiro com mancha aureolada

Mancha aureolada. Fonte: Equipe Rehagro

Cercosporiose (Cercospora coffeicola)

A cercosporiose pode atacar tanto folhas quanto frutos em desenvolvimento.

Nas folhas, os sintomas característicos são manchas circulares de coloração castanho-clara a escura, com o centro branco-acinzentado, quase sempre envolvidas por um halo amarelado.

Nos frutos, os sintomas são pequenas manchas necróticas e deprimidas, de cor marrom a negra, estendendo-se no sentido dos pólos do fruto.

Cercosporiose no cafeeiroCercosporiose. Fonte: Equipe Rehagro

A Cercosporiose é uma doença causadora de enormes perdas na produção e prejuízos ao produtor! O fungo causa queda das folhas, diminuindo o desenvolvimento da planta e afetando a produtividade.

Além disso, os frutos apresentam um processo de maturação acelerada, resultando em mal granados ou em queda precoce dos mesmos em vários estádios de crescimento, podendo resultar em fermentações indesejadas.

E-book cercosporiose do cafeeiro

Proteja a sua lavoura!

Fique de olho nesses vilões que podem comprometer sua produção e os seus lucros!

Além da identificação de doenças, a identificação e controle das pragas, como o bicho mineiro e a broca-do-café, que são grandes causadoras de defeitos nos grãos de café, também é fundamental.

E lembre-se de que as medidas preventivas de controle são sempre o melhor caminho para evitar prejuízos.

Para isso, é necessário o cuidado desde a implantação da lavoura, passando pela realização cuidadosa de todas as etapas do manejo até uma colheita e pós-colheita de qualidade.

Aprimore seus conhecimentos e fortaleça a gestão da lavoura de café

Identificar corretamente os sintomas das principais doenças do cafeeiro é essencial para agir no momento certo e evitar grandes prejuízos. Mas, para conquistar uma produção realmente eficiente e rentável, é preciso aliar o manejo fitossanitário a uma gestão estratégica da propriedade.

No Curso Gestão na Produção de Café Arábica do Rehagro, você aprende com especialistas a aplicar ferramentas práticas de gestão, otimizar o manejo da lavoura e tomar decisões mais assertivas para aumentar a produtividade e a lucratividade.

Curso Gestão na Produção de Café Arábica

Larissa Cocato - Coordenadora de Ensino Café

3 comentários

  • Prezados da Rehagro
    Boa noite,
    Nossas considerações pela matéria sobre doenças da lavoura cafeeira, muito importante para identificação dos sintomas apresentado principalmente na parte áerea da planta.
    Nossos agradecimentos
    Att,
    Marcelo Debortoli Leandro