Lesões de casco em bovinos estão diretamente relacionadas ao desempenho do animal, podendo levar à perda de peso, queda na produção de leite e perdas econômicas.
Animais que caminham sobre superfícies irregulares e duras, que apresentam pedregulhos ou trilhas acidentadas, como nos casos de pisos duros, escorregadios, sujos, úmidos; ou, que a limpeza e controle da umidade nas suas instalações não são feitos de forma correta, estão mais propícios a desenvolverem lesões nos cascos.
Além disso, distúrbios nutricionais, como a acidose subclínica, provocada pelo alto consumo de alimento concentrados, também são responsáveis pela incidência do problema.
Outras causas são: hereditariedade (características de pés e pernas), falta de casqueamento preventivo e/ou casqueamento incorreto, e até a fase da lactação, sendo mais frequentes nos primeiros 70 dias pós-parto.
Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!
Lesões de casco bovinos mais frequentes
Lesão circunscrita que expõe o tecido corium / Fonte: Arquivo Rehagro
Doença da Linha Branca – Consequência comum da laminite / Fonte: Arquivo Rehagro
Erosão de talão – baixa qualidade dos tecidos córneos secundária à laminite e a infecções bacterianas secundárias / Fonte: Guia Bayer de podologia bovina
Dermatite interdigital – Frieiras e ferimentos, sarnas
Outras lesões de casco são:
- Sola Fina – Abaixo de sete mm;
- Podridão do Casco (foot root) – Causada pela alta umidade e falta de higiene (más instalações).
Auxílio no tratamento das lesões de casco
Uma alternativa usada como auxiliar para o tratamento destas afecções, além da prevenção feita com o casqueamento regular, é o uso de um tamanco na unha oposta àquela afetada.
O objetivo de se usar o tamanco é fazer um desnivelamento entre as unhas, evitando que a unha lesionada apoie no chão.
Uma peça de madeira é fixada na unha oposta à desgastada, usando resina acrílica na forma de uma massa pastosa. Toda a unha do casco precisa ser coberta pela massa de resina, para que o tamanco não se solte quando o animal andar.
Preparo da massa acrílica e deposição no tamanco. No detalhe: Pote de resina acrílica
Fixação do tamanco na unha oposta à afetada, a unha e o tamanco devem ser totalmente envoltos pela resina para melhor fixação
Desnivelamento entre as unhas
É importante ressaltar que antes da fixação do tamanco deve ser feito o casqueamento rotineiro, com limpeza das unhas, nivelamento da sola sadia e tratamento da lesão. Acompanhe abaixo o procedimento completo:
Com o passar dos dias o tamanco vai se desgastando no atrito com o solo até as unhas ficarem rentes novamente. Esse tempo, propicia a recuperação da unha afetada.
Assim, são necessárias revisões periódicas e um adequado tratamento das lesões para recuperação do animal, sendo o uso do tamanco apenas um auxiliar.
Transforme sua produção de leite agora!
Com o Curso Gestão na Pecuária Leiteira, você terá acesso a conteúdos exclusivos e atualizados sobre as melhores práticas de gestão na pecuária leiteira. Aprenda como otimizar os processos, melhorar a qualidade do leite, reduzir custos operacionais e aumentar a rentabilidade do seu negócio.
Este curso foi desenvolvido especialmente para aqueles que desejam se destacar no mercado através de uma gestão eficiente e estratégica.
Com ele, você terá todas as ferramentas necessárias para alcançar o sucesso na pecuária leiteira, garantindo assim um negócio sustentável e lucrativo.
Olá, Roque! Tudo bem?
Temos cursos na área de corte!
Em qual cidade você mora?