Macronutrientes
- Nitrogênio (N)
- Fósforo (P)
- Potássio (K)
- Cálcio (Ca)
- Magnésio (Mg)
- Enxofre (S)
Micronutrientes
- Cobre (Cu)
- Boro (B)
- Manganês (Mn)
- Zinco (Zn)
- Ferro (Fe)
Deficiências nutricionais que aparecem em FOLHAS VELHAS
Os nutrientes que são móveis nas plantas apresentam os sintomas de deficiência inicialmente em folhas velhas, isso ocorre pois ele é facilmente mobilizado das folhas mais velhas para as folhas mais jovens.
- Nitrogênio (N)
- Fósforo (P)
- Potássio (K)
- Magnésio (Mg)
Deficiências nutricionais que aparecem em FOLHAS NOVAS
- Cálcio (Ca)
- Enxofre (S)
- Boro (B)
- Cobre (Cu)
- Ferro (Fe)
- Manganês (Mn)
- Zinco (Zn)
Deficiência de Nitrogênio (N)
Sintomas: os sintomas aparecem inicialmente em folhas velhas, sendo caracterizado por clorose (amarelecimento) generalizado.
Deficiência de Fósforo (P)
Sintomas: os sintomas aparecem inicialmente em folhas velhas, e é caracterizado por folhas verdes sem brilho, podem amarelecer e apresentar grandes manchas pardas ou violáceas na ponta e no meio.
Deficiência de Potássio (K)
Sintomas: os sintomas aparecem inicialmente em folhas velhas, e é caracterizado por clorose com posterior necrose nos bordos e no ápice das folhas.
Deficiência de Cálcio (Ca)
Sintomas: os sintomas aparecem inicialmente em folhas novas, e é caracterizado por clorose nos bordos que pode avançar entre as nervuras em direção ao centro.
Deficiência de Magnésio (Mg)
Sintomas: os sintomas são observados inicialmente em folhas velhas, e é caracterizado por clorose internerval (amarelecimento dos espaços entre as nervuras).
Deficiência de Enxofre (S)
Sintomas: os sintomas são observados inicialmente em folhas novas, e é caracterizado por clorose generalizada (parecido com o sintoma de deficiência de nitrogênio, no entanto a deficiência de enxofre aparece nas folhas novas).
Deficiência de Boro (B)
Sintomas: Caracteriza-se pela redução do tamanho e deformação das folhas mais novas, morte das gemas apicais dos ramos e do ápice do cafeeiro.
Deficiência de Zinco (Zn)
Sintomas: encurtamento dos internódios e produção de folhas novas pequenas, cloróticas e lanceoladas. Há também a formação de tufos na ponta dos ramos.
Deficiência de Ferro (Fe)
Sintomas: os sintomas aparecem inicialmente em folhas novas, as quais amarelecem, enquanto as nervuras podem ficar verdes durante algum tempo, destacando como um reticulado fino.
Deficiência de Manganês (Mn)
Sintomas: os sintomas aparecem inicialmente em folhas novas, as folhas se apresentam amareladas, a folha fica mais lisa, com nervuras menos pronunciadas, com a presença de manchas verdes irregulares.
Fonte: PROCAFÉ
Deficiência de Cobre (Cu)
Sintomas: Os sintomas de deficiência de cobre mostram-se inicialmente nas folhas novas, com coloração verde escura, as folhas encurvam-se para baixo e as nervuras podem ficar salientes em cafeeiro.
Comentar