Rehagro Blog
Cafezal bem nutrido

Nutrientes para o cafeeiro: quais são os mais importantes?

O solo é um sistema trifásico, ou seja, ele é constituído de matéria mineral e orgânica formando a fração sólida e de água e ar, originando a fração líquida e gasosa, respectivamente.

A interação entre as diferentes fases, com as plantas e a biota, resultam em interações complexas responsáveis por fornecerem serviços ambientais que possibilitam a vida na Terra.

Assim, o solo tem funcionalidades no sequestro de carbono, na purificação da água e degradação de contaminantes, na regulagem do clima, na ciclagem de nutrientes, e principalmente na produção de alimentos, fibras, combustíveis, entre outras diversas funções.

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


Composição do solo

  • Fase sólida do solo
    • É constituída pela parte inorgânica (minerais) e orgânica (matéria orgânica). Juntas representam 50% da constituição do solo.
  • Fase líquida ou solução do solo
    • Fonte imediata de nutrientes para as plantas;
    • Está em constante equilíbrio com a fase sólida do solo.
  • Fase gasosa ou ar do solo
    • Não influencia diretamente na absorção dos nutrientes;
    • Influencia indiretamente na dinâmica e disponibilidade dos nutrientes, devido a reações redox.

Representação da composição do solo

Representação gráfica hipotética da composição do solo. 

É importante ressaltar que as proporções das fases variam de acordo com cada solo e os percentuais descritos são a base do que se espera encontrar no solo.

Dinâmica do solo

As diferentes fases do solo são interligadas e estão constantemente realizando trocas, juntamente com as raízes das plantas. Nos colóides do solo, ou seja, na fase sólida do solo, existem cargas negativas (ânions) e cargas positivas (cátions) e assim como nos ímãs, as cargas opostas se atraem.

Diante disso, existe a CTC (Capacidade de Troca de Cátions) e a CTA (Capacidade de Troca de Ânions), sendo a CTC mais importante em nossa realidade, visto que os solos brasileiros por serem, de modo geral, altamente intemperizados, são constituídos principalmente de cargas negativas, atraindo então as cargas positivas.

Série Liotrópica

Visto que a nutrição das plantas depende diretamente das cargas, a “série liotrópica” demonstra a ordem preferencial de retenção de cátions na fase sólida do solo:

H+ >>Al3+>Ca2+>Mg2+>K+ ~NH4 + >Na+

Ou seja, o solo tende apresentar maior teor de cálcio do que de magnésio, maior teor de magnésio do que de potássio, e assim por diante.

Diante disso, o que explica a série liotrópica?

  • Tipo de ligação (ex: H+ é ligado fortemente/ligação covalente, não sendo trocável);
  • Carga ou valência;
  • Raio do íon quando hidratado (ex: explica porque Ca2+ tem prioridade de retenção que o Mg2+).

Curso Gestão na Produção de Café Arábica

Base da nutrição de plantas

A composição química das plantas se baseia em:

  • C, H e O – 90 a 95% do total – ar e água são os fornecedores;
  • Mineiras – 5 a 10% do total – solo é que fornece.

Estrutura da planta de café

Estrutura da planta de café.

Desse modo, assim como nós seres humanos, as plantas também precisam se nutrir. Nesse sentido, existem algumas leis que regem a fertilidade do solo e a nutrição de plantas, como:

Lei do mínimo

Onde diz que o crescimento e a produção das lavouras são limitados pelo nutriente que se encontra em menor quantidade no solo (Liebig, 1843).

Lei dos acréscimos não proporcionais

Mostra que o aumento da produção não é proporcional ao aumento do fator limitante, ou seja, se elevarmos gradativamente a aplicação de determinado fertilizante, a resposta das plantas em produção não aumentará linearmente ao aumento das doses de fertilizante (Mitscherlin, 1909).

Lei do máximo

Diz que o excesso de um nutriente no solo pode intoxicar a planta ou reduzir a eficácia e disponibilidade de outros. Como exemplo, o nitrogênio em excesso se torna tóxico para as plantas e o excesso de potássio que irá competir com Ca e Mg e inibir a absorção dos mesmos (Voisin, 1973).

Lei da restituição

Os nutrientes retirados pelas culturas, do desenvolvimento à produção, devem ser restituídos ao solo para evitar seu empobrecimento. Então quando tiramos a produção da lavoura estamos levando junto os nutrientes. Em uma lavoura com produção de 40 scs/ha já teríamos que fornecer 1,5 ton a cada dois anos, fora a correção da acidez ocasionada pela adubação nitrogenada (Voisin, 1973).

Nutrientes para o café

Alguns nutrientes são essenciais para a composição e funcionamento metabólico das plantas, eles são chamados de macro e micronutrientes. Os macronutrientes são os demandados em maiores quantidades enquanto os micronutrientes são exigidos em menores quantidades.

Dentre os macronutrientes estão:

Já dentro dos micronutrientes estão:

  • Boro (B);
  • Cloro (Cl);
  • Cobre (Cu);
  • Ferro (Fe);
  • Manganês (Mn);
  • Molibdênio (Mo);
  • Níquel (Ni);
  • Zinco (Zn).

E-book Calagem na cultura do café

Esses nutrientes podem ser absorvidos por fluxo de massa (deslocamento do íon no mesmo sentido da água), por interceptação radicular (a raiz se encontra com o nutriente à medida que vai crescendo) ou por difusão (íon vai de um ponto de maior concentração para um ponto de menor concentração).

Raízes do cafeeiro

Raízes do cafeeiro.

Em situações em que a proporção do nutriente do solo está baixa em relação à demanda da planta, pode ocorrer a deficiência que causa anomalias principalmente nas folhas, por onde é feito o diagnóstico visual. Todavia, é importante realizar análises periódicas de solo e de folha para evitar que isso aconteça.

Folhas do cafeeiro com deficiência de ferro

Folhas com deficiência de ferro. 

Nutrientes onde a deficiência inicial ocorre em folhas velhas, são os que conseguem mobilizar novamente as reservas de folhas velhas para folhas novas, que são alguns macronutrientes, com exceção, por exemplo, do cálcio.

Já quando a deficiência inicial ocorre em folhas novas, pode indicar a falta de micronutrientes que não conseguem redistribuir das folhas velhas para as novas no caso de déficit.

Manejo nutricional

Para recomendar fertilizantes, sejam eles foliares ou de solo, é preciso em primeiro lugar ter em mãos as análises de folha e de solo.

Assim é necessário levar em consideração, principalmente, o histórico produtivo e de doenças da lavoura, a expectativa de safra, analisar como está o solo e as relações entre os nutrientes.

A partir disso é possível fazer uma recomendação adequada, sempre pensando no equilíbrio do solo e nas condições da lavoura.

Com isso, há redução de gastos desnecessários e melhores resultados produtivos, mantendo a sustentabilidade e a funcionalidade de cada nutriente dentro das plantas.

Quer aprender mais com consultores altamente renomados?

Venha conhecer o Curso Gestão na Produção de Café Arábica.

Dado por consultores de grande experiência na prática da cafeicultura, ele tem conteúdo 100% aplicável e está disponível no formato 100% online e no formato presencial: você escolhe como quer aprender!

Sendo uma capacitação completa, que aborda desde o preparo do solo até o pós-colheita e toda a parte de gestão financeira, econômica e de pessoas na fazenda, você sairá preparado para ampliar a produtividade, lucratividade e a qualidade do café.

Quer entender melhor sobre como esse curso pode te ajudar?

Clique no link e conheça!

Curso Gestão na Produção de Café Arábica

 

Larissa Cocato - Coordenadora de Ensino Café

Joana Oliveira

Comentar