As plantas de café absorvem o magnésio (Mg) da solução do solo na forma de Mg₂+. Ele é acessado pelas raízes principalmente pelos mecanismos de interceptação radicular e fluxo de massa, contudo a absorção de Mg pode ser fortemente afetada pela alta disponibilidade de K+ e Ca₂+, devido à inibição competitiva.
De maneira geral, as plantas de café absorvem quatro vezes mais cálcio em relação ao magnésio.
Esse nutriente apresenta papel importante como componente estrutural da clorofila e ativação enzimática, participando, assim, de vários processos vitais no metabolismo das plantas, como fotossíntese, respiração, síntese de carboidratos e outros.
Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!
Teor de magnésio no solo
Padrões referenciais médios para avaliação de resultados de análise de solo na cultura do café
- A presente tabela refere-se a um solo de Textura e CTC médias (6-12).
- mg/dm³ = ppm ; Cmol/dm³ = eq.mg/100g.
- Para o Alumínio e para o H + Al a condição de menores níveis é a mais adequada, por isso os valores são decrescentes. (Fonte: PROCAFÉ).
Atualmente alguns consultores e produtores trabalham para deixar o teor de Magnésio no solo acima de 1,5 Cmol/dm³, visto as altas produtividades alcançadas ocasionando em maior extração no solo.
Padrões referenciais médios para avaliação de resultados de análise de folha na cultura do café
Atualmente um dos fatores que mais ocasionam deficiência deste nutriente nas plantas é o alto teor de potássio no solo.
Em muitos casos a utilização de adubação com potássio nas lavouras tem sido exagerada, somando-se com a falta de fornecimento de Magnésio. No solo uma boa relação Ca:Mg:K seria 9:3:1 ou 25:5:1 o que na maioria dos casos não ocorre.
Quais os sintomas de deficiência de magnésio?
Por ser um nutriente móvel, a deficiência de magnésio ocorre inicialmente nas folhas velhas, com clorose entre as nervuras, devido à redução no teor de clorofila.
Folhas de cafeeiro com sintomas de deficiência de magnésio
Como é feito o fornecimento de magnésio?
O fornecimento do magnésio é feito normalmente por calcário com maiores teores de magnésio. Salientando a importância de se suprir a demanda de Mg via calcário, visto que, as outras fontes de Mg são mais dispendiosas quando comparado ao fornecimento pelo calcário.
Em lavouras que apresentarem deficiência desse nutriente, faz se o fornecimento por óxido de magnésio (45-54% de Mg) ou por sulfato de magnésio (9% de Mg). Entretanto, esses casos são menos comuns, devido aos custos.
Além disso, alguns técnicos realizam aplicações via foliar com Mg no início e no fim do período seco, devido à dificuldade de absorção nesse período.
___________________________________________________________________________
Com o Curso Gestão na Produção de Café Arábica, você terá acesso a conhecimentos e ferramentas essenciais para transformar a sua forma de gerir a sua plantação.
Descubra como alcançar todo o potencial da sua plantação de café com um curso completo e prático, desenvolvido especialmente para produtores como você.
Invista no seu conhecimento e colha os frutos dessa nova abordagem na produção de café!
Top. Se tiver mais material assim gostaria
Obrigado, Alexandre!
Sugestão anotada!