Rehagro Blog
Cafeeiro com sintomas de deficiência de magnésio

Deficiência de magnésio no cafeeiro: principais sintomas e como fornecer

As plantas de café absorvem o magnésio (Mg) da solução do solo na forma de Mg₂+. Ele é acessado pelas raízes principalmente pelos mecanismos de interceptação radicular e fluxo de massa, contudo a absorção de Mg pode ser fortemente afetada pela alta disponibilidade de K+ e Ca₂+, devido à inibição competitiva.

De maneira geral, as plantas de café absorvem quatro vezes mais cálcio em relação ao magnésio.

Esse nutriente apresenta papel importante como componente estrutural da clorofila e ativação enzimática, participando, assim, de vários processos vitais no metabolismo das plantas, como fotossíntese, respiração, síntese de carboidratos e outros.

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


Teor de magnésio no solo

Referências para avaliação da análise de solo em cafeeiroPadrões referenciais médios para avaliação de resultados de análise de solo na cultura do café

  • A presente tabela refere-se a um solo de Textura e CTC médias (6-12).
  • mg/dm³ = ppm ;  Cmol/dm³ = eq.mg/100g.
  • Para o Alumínio e para o H + Al a condição de menores níveis é a mais adequada, por isso os valores são decrescentes. (Fonte: PROCAFÉ).

Atualmente alguns consultores e produtores trabalham para deixar o teor de Magnésio no solo acima de 1,5 Cmol/dm³, visto as altas produtividades alcançadas ocasionando em maior extração no solo.

Referências para avaliação da análise de folha do cafeeiroPadrões referenciais médios para avaliação de resultados de análise de folha na cultura do café

Atualmente um dos fatores que mais ocasionam deficiência deste nutriente nas plantas é o alto teor de potássio no solo.

Em muitos casos a utilização de adubação com potássio nas lavouras tem sido exagerada, somando-se com a falta de fornecimento de Magnésio. No solo uma boa relação Ca:Mg:K seria 9:3:1 ou 25:5:1 o que na maioria dos casos não ocorre.

Calendário agrícola do café

Sintomas de deficiência de magnésio

Por ser um nutriente móvel, a deficiência de magnésio ocorre inicialmente nas folhas velhas, com clorose entre as nervuras, devido à redução no teor de clorofila.

Sintomas de deficiência de magnésio no café

Sintomas de deficiencia de magnésio no café

Folhas de cafeeiro com sintomas de deficiência de magnésio

Fornecimento de magnésio

O fornecimento do magnésio é feito normalmente por calcário com maiores teores de magnésio. Salientando a importância de se suprir a demanda de Mg via calcário, visto que, as outras fontes de Mg são mais dispendiosas quando comparado ao fornecimento pelo calcário.

Em lavouras que apresentarem deficiência desse nutriente, faz se o fornecimento por óxido de magnésio (45-54% de Mg) ou por sulfato de magnésio (9% de Mg). Entretanto, esses casos são menos comuns, devido aos custos.

Além disso, alguns técnicos realizam aplicações via foliar com Mg no início e no fim do período seco, devido à dificuldade de absorção nesse período.

Em busca de mais produtividade, lucratividade e qualidade do café produzido?

Conheça o Curso Gestão na Produção de Café Arábica.

Nele, você aprenderá a alcançar a excelência em todo o processo produtivo: desde o preparo do solo até o pós-colheita. Além disso, você terá acesso a ferramentas práticas para profissionalizar toda a gestão da fazenda.

Aulas dadas por consultores de grande experiência no campo, que levam para as aulas um conteúdo atualizado e aplicável à sua realidade.

Ficou interessado? Clique no link abaixo e saiba mais informações.

Curso Gestão na Produção de Café Arábica

2 comentários