Há uma frase bem conhecida e assertiva que diz que se você já se alimentou hoje, logo deve agradecer ao produtor rural. A verdade é exatamente essa, nua e crua. Praticamente tudo o que é feito e consumido está ligado direto ou indiretamente ao agronegócio.
Mercado do agronegócio no Brasil
Levantamentos feitos pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada — Esalq/USP) em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) demonstram que o agronegócio pode representar 24,1% do PIB brasileiro em 2023.
No acumulado dos últimos doze meses o superávit comercial do agronegócio somou US$ 146,41 bilhões, conforme divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Apenas estas informações já são suficientes para suportar a importância do agronegócio no cenário nacional e, até mesmo, mundial.
As cifras são elevadas, realidade que contribui para que o agro seja um ambiente fértil para semear investimentos. A atratividade é grande, tanto no campo interno quanto na esfera internacional, vide o fato do agronegócio estar em voga atualmente.
Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!
Gestão é a base de tudo
Qualquer que seja a área, ter uma metodologia adequada de gestão é o primeiro passo. As chances de alcançar bons resultados sem ter um gerenciamento alinhado são mínimas, ou quem sabe inexistentes. Ainda mais em um setor extremamente dinâmico e com infindáveis variáveis como o agronegócio.
Ter um processo de gestão condizente com o agronegócio permite a obtenção de dados confiáveis que garantem a tomada de decisões seguras e certeiras. Uma decisão empunhada com atraso pode custar a lucratividade da atividade em um determinado período!
Gestão do agronegócio como diferencial
A velocidade com que o mercado do agronegócio progride criou uma política em que a capacitação dos profissionais é fundamental para a sua manutenção.
E é aí que está o desafio! O ideal é se especializar e não perder a habilidade de enxergar a atividade de forma macro. Em outras palavras, o recomendado é que um especialista seja antes um bom generalista.
A amplitude de possibilidades para capacitação no agronegócio é enorme. Leite, corte, café, grãos, aves, suínos, peixes, silvicultura, fruticultura… A gestão se encaixa perfeitamente em cada uma das áreas e se faz muito necessária.
Sem contar que o agro abrange diretamente os três setores da economia. Ele está relacionado aos setores:
- Produção no campo (setor primário);
- Produção das agroindústrias e indústrias de insumos (setor secundário);
- Transporte e comercialização de bens (setor terciário).
Dentro de cada um é possível explorar os diversos âmbitos da gestão: gestão financeira, gestão administrativa, gestão comercial, gestão de marketing e gestão de pessoas e equipes.
Um dos grandes motivos para apostar na carreira de gestão no agronegócio, além da diversidade de opções, se deve ao status promissor do setor. A demanda por mão de obra de qualidade é exponencial.
Unir a força do agro com a necessidade de geração de resultados é bastante positivo. O agronegócio é protagonista nas cinco regiões do Brasil!
Quer se tornar especialista em gestão do agronegócio?
Com a Pós-graduação em Gestão do Agronegócio do Rehagro, você será um gestor que fará a diferença.
Maximizamos seus resultados com conhecimento prático e estratégico: desde gestão financeira até liderança e marketing. Torne-se um especialista capaz de enfrentar os desafios do setor.
Comece a construir um futuro de sucesso no agronegócio desde a primeira aula. Clique no link abaixo e saiba mais informações.
Comentar