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Equipe no agronegócio

Como acompanhar as metas de sua equipe no agronegócio?

Acompanhar e gerir as metas de um negócio não é tarefa fácil. É importante que toda empresa tenha bem estabelecidos os seus valores, visão, missão, objetivos e metas.

Definir inicialmente os seus valores, visão e missão facilita o desenvolvimento das metas. Vamos entender então o que são cada um desses conceitos:

  • Missão: É o propósito fundamental da empresa, porque foi criada a finalidade de sua existência.
  • Visão: O cenário futuro que se espera da empresa, o que almeja, uma imagem de futuro.
  • Valores: Princípios prezados pela organização que regem as decisões e ações, suas crenças.

A definição desses conceitos dentro da empresa auxiliam nos processos internos, direcionamento das normas e regras para os gestores e colaboradores, assim como no planejamento estratégico e na criação de vínculo com clientes.

 

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O que são as metas?

As metas são as atividades específicas a serem executadas para alcançar um objetivo. Geralmente em um espaço menor de tempo. Exemplo:

  • Objetivo: “Ser Referência nacional em vendas de produtos agrícolas”.
  • Metas: Investir em divulgação; mapear possíveis clientes em cada estado; (O que fazer, como fazer, quando fazer, onde, com quem), entre outros.

Podemos dizer que as metas são os “degraus” de uma escada que leva a algo maior, o objetivo.

Objetivos e metas

Objetivos e metas. (Fonte: Gestão de Segurança Privada).

As empresas podem ter mais de um objetivo, contudo, é importante que eles sejam bem claros para a equipe, pois servem como um norte e motivação para execução das metas.

Para definir metas é necessário ser feita uma análise de cenário, considerando os recursos disponíveis e os objetivos. Existem algumas ferramentas que podem auxiliar nesse processo, uma delas é o método de metas SMART.

Com o modelo SMART é possível definir as metas para que sejam alcançáveis, mensuráveis e realistas, evitando que os colaboradores se desmotivem, aumentando as possibilidades de atingir o (s) objetivo (s).

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Como acompanhar as metas em seu negócio?

1. Estabeleça um plano de ação

Para exibir as metas e acompanhá-las, a criação de um plano de ação é fundamental para que seja possível visualizar o caminho a ser percorrido até o objetivo.

2. Utilize as ferramentas corretas

Algumas ferramentas podem ser úteis para auxiliar o acompanhamento das metas, como:

  • Plano de ação em formato 5W2H;
  • Organograma;
  • Agenda macro;
  • Quadro gestão à vista, entre outros.

3. Defina indicadores

É importante mensurar os resultados e desempenho dos processos para que assim, durante o monitoramento, seja possível identificar os GAP’s, aprimorar estratégias, embasar resultados e as tomadas de decisão.

4. Forneça incentivo

Fornecer incentivo a equipe pode ser uma estratégia para manter o time mais engajado e participativo. Esses incentivos não necessariamente têm de ser financeiros.

A oferta de oportunidades de aprimoramento, momentos de descontração, seminários, e outras opções semelhantes, podem ser também uma forma de estímulo para a equipe. A valorização e capacitação dos colaboradores é tão importante quanto a bonificação financeira.

5. Estabeleça o hábito de alinhamento e monitoramento constante

Não basta apenas definir as metas e entregá-las aos colaboradores, é necessário colocar em prática o hábito de reuniões de alinhamento e monitoramento do progresso e resultados.

A cultura de feedbacks constantes e o aprimoramento na comunicação são fundamentais para que este processo ocorra de forma clara e confiante para com a equipe.

Acompanhar as metas é tão importante quanto o planejamento. Realizar reuniões de alinhamento, feedbacks e promover uma relação de confiança entre a equipe, é uma forma de assegurar que o andamento dos processos ocorra de forma assertiva e clara.

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