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Gestão de campo

Gestão de pessoas em fazendas: você está fazendo do jeito certo?

Veja por que a gestão de pessoas nas fazendas é importante e aprenda dicas para aumentar os seus resultados. 

Ao longo da história da humanidade, o trabalho e a educação têm desempenhado juntos, quatro funções na vida das pessoas:

  1. Promover o aprendizado e o desenvolvimento do cidadão;
  2. Proporcionar ao indivíduo um papel relevante nas atividades significativas da sociedade, com a oportunidade de estar contribuindo, de pertencer e de ser reconhecido, o que lhe permite desenvolver uma saudável autoestima;
  3. Produzir bens e serviços necessários e desejados pela sociedade;
  4. Contribuir para o processo evolutivo do homem.

Muitas mudanças centradas no indivíduo vêm ocorrendo em nossos dias dentro das empresas, sejam elas empresas rurais ou não.

  • O quanto pensamos em nossos comportamentos e atitudes em relação aos nossos colaboradores?
  • Nós falamos quais são nossas expectativas em relação a eles?
  • Nós perguntamos quais são suas expectativas em relação a nós e a propriedade?
  • Eles sabem se poderemos atender ou não às expectativas deles?

A nossa empresa é tão boa quanto os nossos funcionários. Nossos colaboradores são tão bons quanto o nosso gerenciamento.

Então, podemos pensar que a diferença das empresas está nos processos e estes são realizados por pessoas.

 

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O que pode diferenciar a gestão de pessoas?

A diferença das pessoas está na maneira de gerenciar. No entanto, o discurso é muito diferente da prática.

Estudos em empresas nacionais demonstram que os principais problemas enfrentados na gestão de pessoas estão relacionados com a comunicação, relações humanas, delegação e liderança. Sendo que a somatória destes representa 55% dos problemas.

Isto confirma a importância de trabalhar os recursos humanos da nossa empresa. A necessidade de conhecimento que envolvem aspectos do relacionamento humano é praticamente uma constante, independentemente do nível hierárquico na empresa.

Com base nestes conhecimentos pode-se desenvolver e evoluir habilidades e competências para gestão de pessoas dentro do negócio. Entendemos que não somente os conceitos e conhecimentos técnicos são responsáveis para o sucesso do negócio e sustentabilidade. Precisamos, também, entender de gente.

Estes conhecimentos que envolvem os recursos humanos da empresa compõem a base da gestão de pessoas e podem ser agrupados em áreas como autoconhecimento, perfil pessoal e comportamental, habilidades de comunicação, competências de liderança, planejamento e ferramentas gerenciais, habilidades certas nos cargos certos e desenvolvimento interpessoal.

Atualmente, qualquer tarefa que se pense, necessita de pessoas qualificadas nos aspectos pessoais e profissionais, buscando uma relação respeitosa e madura entre todos os envolvidos no sistema de produção.

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Autoconhecimento na gestão de pessoas

O autoconhecimento consiste em entender como as experiências que vivemos podem influenciar nossa forma de pensar e agir. Trabalha e desenvolve a inteligência emocional, nossa capacidade de gerenciar e administrar nossas emoções, ter autocontrole, por exemplo.

As pessoas são diferentes, pensam diferentes. Conhecer, analisar e identificar o perfil pessoal e comportamental de si mesmo assim como da equipe de trabalho é outra área de extrema importância para saber como lidar com as pessoas.

Estamos falando em desenvolver habilidades de liderança, características essenciais de gestores de sucesso. Desenvolver nossa comunicação e relacionamento interpessoal.

Estas habilidades e competências estão associadas ao planejamento e utilização de ferramentas de gestão. Analisar o cenário externo no ambiente econômico, político e legal, tecnológico, sociocultural, natural e demográfico sob a ótica otimista, pessimista e provável, ajuda a nortear o caminho da propriedade.

Outra análise importante ocorre dentro da empresa, é a análise interna.  Nesta análise devemos considerar os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças. Ainda podemos avaliar novas empresas do mercado e produtos substitutos, o poder de barganha com fornecedores e clientes, e a rivalidade de concorrentes.

Após este levantamento teremos uma decisão embasada, de maneira consistente, para definirmos o objetivo da empresa. Então, é somente com a definição do objetivo que podemos traçar metas para alcançá-lo. Mas, para atingirmos as metas precisamos ter um plano de ação.

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Plano de Ação

O Plano de ação é desenvolvido com a ferramenta conhecida como 3Q1POC, que permite alcançarmos resultados planejados.

É uma sigla representada por 6 caracteres fundamentais para o processo de planejamento e permite maiores chances de cumprimento das ações, define as responsabilidades, monitora as atividades previstas e realizadas facilitando a visualização por parte de todos.

Outras ferramentas gerenciais de gestão são: organograma, regulamento interno, descrição de cargos e tarefas, agenda macro, checklist, anotação de anomalias e auditorias.

Organograma

Construir o organograma é fator base para definição de lideranças e estrutura organizacional da empresa. As pessoas devem ter claramente sua posição, seus pares, líderes e liderados.

O organograma irá contribuir para o processo de comunicação e delegação dentro da organização.

Regulamento interno

Regulamento interno é um documento das normas dentro da empresa. Precisamos deixar claras quais são as regras que todos devem seguir. Comentar e reforçar cada ponto descrito no regulamento com os colaboradores é importante.

A infração deve ser abordada, seja primeiramente por advertência verbal, depois escrita, sendo a última escrita com penalidades. Inclusive esta regra, de infrações, deve estar claramente comunicada no regulamento interno.

Gestão de qualidade

Conduzir a empresa pensando em habilidade para a qualidade e organização é outra ferramenta conhecida como gestão de qualidade.

Esta visa em manter a organização dentro da propriedade e contempla os aspectos físicos do ambiente: salas, móveis, galpões, documentos, ferramentas, implementos, almoxarifado.

A organização do trabalho, das responsabilidades, dos comandos e das regras são parte fundamental de qualquer empresa de sucesso.

Agenda macro

Desenvolver uma agenda macro é uma forma de programar e planejar todas as atividades da empresa dentro de cada mês do ano.

Esta ferramenta auxilia na visão das atividades a serem gerenciadas presentes e futuras, divididas ao longo dos meses do ano, com o objetivo de auxiliar nas tomadas de decisões com antecedência.

A ferramenta também é muito importante para melhorar a comunicação do corpo gerencial da empresa, uma vez que está a vista de seus administradores e todos em comum acordo das prioridades e responsabilidades traçadas.

Na agenda macro são anotados aspectos técnicos, financeiros e comerciais, assim como sazonais. Isto permite criar subsídios para previsão de receitas e desembolsos.

Descrição de cargos e tarefas

A descrição de cargos contém informações referente ao cargo, atividades, tarefas, deveres e responsabilidades essenciais que estão envolvidas no desempenho da função. Esta descrição pode conter ainda as habilidades e competências necessárias à pessoa para ocupar este cargo.

Através da descrição de cargos é possível saber a importância e o que determinada pessoa faz na empresa, além de auxiliar no processo de recrutamento, seleção e contratação de pessoas.

Checklist

O checklist ou lista de verificação é como se fosse um manual de itens a conferir. Ao sair para executar um trabalho ou atividade que envolva o transporte de alguma coisa ou objeto, a lista de verificação, é o momento antes da saída, fazer a checagem se está tudo nos conformes.

Gestão à vista

Por fim, mas não menos importante, está a gestão à vista. É uma ferramenta que possibilita divulgar os principais indicadores, metas e resultados de maneira clara para toda a equipe, seja através de gráficos ou informações gerenciais.

No quadro de gestão a vista podemos apresentar a agenda macro, indicadores, metas, textos, fotos, organograma, reconhecimentos, agenda de reuniões e treinamentos, protocolos operacionais. É muito importante sempre comentar com os colaboradores o que está sendo apresentado no quadro de gestão.

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