Rehagro Blog
Marketing digital no agronegócio

Qual a importância do marketing digital para o agronegócio?

A tecnologia está cada dia mais presente no agronegócio, contribuindo com a análise das plantações, pulverização, demarcação do solo no momento da colheita, entre outras formas de atuação.

A internet está sendo reconhecida como algo positivo para os produtores. Além das formas citadas anteriormente, a tecnologia no campo também é um instrumento importante para comunicação e divulgação.

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


O que é o Marketing Digital e como ele contribui para o agronegócio?

O Marketing Digital consiste em um conjunto de ações e técnicas que vão da comunicação e divulgação, a propagação de informações em geral, através dos meios digitais como internet, telefonia celular, televisão etc. 

Podemos dizer que o marketing digital é o novo “boca a boca” na propagação de informações, daí vem sua grande importância para o agro, assim como para outros tipos de empreendimentos. As informações estão em constante movimento, como o agronegócio, que vem crescendo a cada dia mais.

São muitos os benefícios do marketing digital. Proporciona resultados relevantes, benefícios sólidos, para vendas, consultorias, estudos, aperfeiçoamento de técnicas, entre outras possibilidades.

Outro fator importante a considerarmos é que muitas pessoas têm ideias equivocadas sobre o agronegócio brasileiro, e o marketing digital, quando feito assertivamente, permite maximizar a realidade positiva do meio agrícola e seus envolvidos.

Desenvolvendo uma boa estratégia de marketing, a empresa compreende melhor o mercado, tem um direcionamento de para quem fornecer, o quê fornecer, de onde comprar e em que investir.

Para as empresas do agronegócio, os produtores podem contar com o marketing sazonal, que aproveita datas, épocas específicas e importantes conforme o ciclo produtivo do produto ofertado. Bem como o marketing de eventos, que promove o reconhecimento e promoção do nome do negócio, da marca e seus produtos em acontecimentos esporádicos.

Redes sociais e o agronegócio

As redes sociais são as principais aliadas para o processo de implantação do marketing digital. Devido à facilidade na propagação das informações, é uma ótima alternativa para quem deseja iniciar a divulgação digital do seu negócio.

Contudo, é interessante procurar uma consultoria de marketing especializada, pois assim como em outros canais de comunicação, nas redes sociais existem uma série de particularidades importantes a serem estudadas e estratégias a serem adotadas para os conteúdos alcançarem um número maior de pessoas e aquelas que têm interesse no produto.

Atualmente, o Facebook e Instagram são os meios mais utilizados pelas empresas de agronegócio, proporcionando inúmeros benefícios na divulgação e interação com novas pessoas, promovendo engajamento e visibilidade. Outra ferramenta que, embora menos utilizada, tem grande potencial, é o WhatsApp, que facilita o relacionamento, contato e vínculo com o público e/ou clientes.

Os conteúdos a serem levados também devem ser bem estudados, passar uma mensagem assertiva e que desperte interesse, sempre analisando a finalidade e produto ofertado pela empresa. É importante a criação de uma estratégia de conteúdo para que eles se transformem em oportunidades.

Assuntos técnicos, curiosidades, atividades dos bastidores da empresa e outros, devem ser exploradas além da venda direta dos produtos.

O marketing digital é necessário e vantajoso para as empresas e para gestão do agronegócio. Através dele é possível alcançar reconhecimento da marca, promover a atração de consumidores, aumento no faturamento, presença digital relevante, melhor relacionamento e interação com clientes, além de agregar valor geral ao negócio.

Quer se tornar especialista na gestão do agronegócio?

Caso você queira aprofundar seu conhecimento na área, venha conhecer a Pós-Graduação em Gestão do Agronegócio.

Em formato online, você pode se especializar de qualquer lugar do Brasil, sem sair de casa.

Os professores são profissionais com ampla experiência no AGRO, ensinando um conteúdo 100% aplicável.

Quer saber mais informações? Clique no link abaixo e conheça:

Pós-graduação em Gestão do Agronegócio

Luana Costa

Comentar