Rehagro Blog
Lavoura de milho

Doenças do milho: identificação e como controlar

A identificação correta de doenças é de suma importância e requer atenção. Nos últimos anos, o custo com inseticida e fungicida no Brasil para o cultivo do milho, chegou à casa dos bilhões de reais!

De modo geral, pragas e doenças, se não controladas corretamente, reduzem significativamente o volume de produção, acarretando prejuízos aos produtores.

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


Com a identificação desses patógenos, é necessário a adoção de um manejo adequado, que vai desde a escolha da cultivar, baseando-se na qualidade de sementes, até a pós-colheita, avaliando a armazenagem. Tudo isso, visando preservar o investimento que o produtor fez em sua lavoura, bem como toda a safra.

Esse monitoramento vai desde o planejamento, com análise nematológica do solo, por exemplo, especialmente em sistemas de plantio direto, até a identificação correta de doenças em lavouras já implantadas.

No entanto, há muitas doenças e indicativos foliares que, muitas vezes, nos confundem devido às semelhanças entre as que são mais comuns e aquelas que não são tão corriqueiras. Em casos como as pintas anormais que aparecem nas folhas de milho, como identificar corretamente?

Algumas doenças em milho, são até fáceis de identificar, já outras acabam confundindo pela similaridade com os sintomas das mais comuns. E é justamente essa facilidade, que gera confusão quando doenças secundárias compartilham alguma similaridade com as características daquelas mais rotuladas.

Folhas de milho com as doenças Pinta Branca e Holcus spot

Talvez, sintomas mais avançados, como esses que aparecem nas imagens, não gerem tanta confusão quanto àqueles do início da doença, no aparecimento das primeiras manchas.

De toda forma, você é capaz de diferenciar com segurança sintomas de pinta branca e holcus spot?

Baixar e-book Produção de milho

Os 3 principais pontos na identificação de doenças no milho

Se você quiser identificar, de maneira eficiente, os sintomas de alguma doença a nível de lavoura, então deve ficar atento a esses três pontos principais:

  1. Conhecer os sintomas e as principais características das doenças, as quais você está em dúvida;
  2. Saber as condições (ambientais) que o patógeno necessita para se desenvolver, afinal, assim é possível fazer um paralelo com a cultura que você está avaliando;
  3. Ter uma perspectiva sobre como os sintomas evoluem a médio prazo (o que é ignorado pela maioria).

Em se tratando de pinta branca e holcus spot, a ideia geral sobre os sintomas é: pequenas manchas circulares de coloração branco-palha. Apenas com essas informações você não conseguirá diferenciá-las.

Quais as diferenças entre a Pinta Branca e Holcus spot?

A pinta branca é provocada por uma associação entre os patógenos Phaeosphaeria sp. e Pantoea sp. (um fungo e uma bactéria) que necessitam de temperatura branda para o estabelecimento da doença.

Isso a torna mais comum em lavouras acima de 700m de altitude. Além disso, o aparecimento da doença é mais frequente próximo ao florescimento, com forte evolução na fase reprodutiva da lavoura.

O aumento da severidade dessa doença é favorecido, justamente, pela incidência de dias nublados e alta umidade relativa do ar, afinal, trata-se de um fungo e uma bactéria.

Holcus spot (nome originalmente usado pelos produtores americanos) é uma doença de ocorrência recente no Brasil. Causada pela bactéria Pseudomonas sp., pode aparecer em áreas de maior e menor altitude (já a encontrei em áreas a 500m).

É comum observar o aparecimento dos primeiros sintomas no início da fase vegetativa da cultura do milho, mesmo em condições de tempo ensolarado.

No caso de pragas como o percevejo, os danos causados na fase inicial da cultura podem comprometer severamente a lavoura. Já o Holcus spot, apesar dos sintomas surgirem nas fases iniciais, não existem referências de perdas expressivas por essa doença (pelo menos por enquanto).

Pós-Graduação em Produção de Grãos

Como identificar visualmente a médio prazo?

Imagine que você esteja caminhando em uma lavoura de milho cerca de um mês após o plantio e encontre uma mancha circular de coloração clara, qual doença você supõe ser? E se essa for uma lavoura de segunda safra na região do vale do Araguaia no MT?

Os sintomas iniciais dessas doenças possuem certa similaridade, a coloração típica evolui a partir de uma lesão “encharcada”. No entanto, se você acompanhar em uma perspectiva de médio prazo, é possível notar algumas diferenças na sua evolução.

No caso de pinta branca, a lesão encharcada se torna totalmente preenchida pela coloração branco-palha, e uma vez que ela se forma, não há crescimento da lesão. Também não há nenhum halo ou borda muito evidente na lesão, conforme imagem a seguir:

Lesões da pinta branca em folha de milho

Com Holcus spot, é possível perceber no centro da lesão encharcada, um ponto claro, que cresce até formar a lesão circular. Mesmo nas lesões já formadas, é possível ver um halo de coloração mais clara, que sinaliza seu crescimento.

Com o tempo, a lesão cresce em todo o limite dessa área mais clara. Nas lesões mais velhas é possível notar um bordo amarelo-castanho, como mostra a imagem a seguir:

Lesões por Holcus spot em folha de milho

Os sintomas dessas doenças podem ser confundidos com algo mais?

Pode-se confundir o sintoma típico (lesão circular branco-palha) com a deriva do herbicida dessecante Paraquat. Nesse caso você não observará nenhum tipo de bordo ou halo na lesão, e tomando uma perspectiva sobre a evolução do sintoma não irá observar aumento no número de lesões (elas se formam apenas por ocasião da deriva).

Falando sobre evolução dos sintomas, no caso da pinta branca, a severidade da doença aumenta de maneira bem expressiva, chegando a “tomar conta” da maior parte das folhas do terço médio e superior. Uma severidade dessa dificilmente irá acontecer no caso de Holcus spot.

A identificação de doenças pode ser simples em muitos casos, em outros exigirá uma leitura mais complexa. Um olhar sobre o todo (atento aos três pontos já citados) sempre garantirá um maior nível de assertividade.

E agora que você já sabe identificar corretamente e diferenciar se as manchas nas folhas de milho são de Pinta Branca ou Holcus spot, quantas outras doenças semelhantes você sabe identificar nos demais grãos?

Existem algumas doenças que podem comprometer toda a safra e algumas delas, como a mancha-amarela em trigo, podem causar uma verdadeira epidemia. Em levantamentos a campo, ela foi encontrada em 60% deles. Então, fique por dentro!

Alcance melhores resultados na produção de grãos!

Matricule-se na Pós-Graduação em Produção de Grãos e aprenda técnicas consolidadas em mais de duas décadas de experiência prática. 

Desenvolva expertise desde o planejamento até o pós-colheita, abrangendo temas cruciais como fertilidade do solo, agricultura de precisão e gestão financeira. 

Esteja à frente com nosso conteúdo aplicável imediatamente. Seja o profissional que redefine padrões, aplicando estratégias validadas no campo. 

Supere desafios, destaque-se na gestão técnica e financeira de fazendas. Inicie sua jornada de sucesso agora! 

Clique no link abaixo e saiba mais.

Banner Pós-Graduação em Produção de Grãos

1 comentário

  • Bom dia, uma duvida sobre o Holcus Spot, já que é causada pelo pseudomonas, o uso desse biológico em TS, pode aumentar o risco do aparecimento dessas lesões?