Rehagro Blog
Imagem de um milharal

Origem do milho no Brasil e no mundo: cultura e histórico de cultivo

O milho, atualmente, é um dos grãos mais produzidos no mundo! No Brasil, ele atingiu o marco histórico de preço, o que alegrou muitos produtores com a valorização e lucratividade alta.

Apesar de sabermos o quanto o milho foi melhorado ao longo do tempo, muitos se perguntam: qual a sua origem e quando ele começou a ser cultivado?

O milho é a planta comercial originária das Américas mais importante no cenário agrícola. A origem do milho ainda é muito discutida, já que a gramínea pode ter surgido tanto do Paraguai até a Colômbia, quanto da Guatemala até o México.

De acordo com as evidências, é possível que seja originária do México. Isso porque é uma espécie pertencente à família Gramineae/Poaceae, cujo parente mais próximo, acredita-se ser o Teosinto (Zea mays sppparviglumis), e seu registro restringe-se ao Vale Central de Balsas, no México.

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


Milho e Teosinto: um parentesco provável

Várias hipóteses já foram elaboradas tentando explicar a origem do milho e seu parentesco com o teosinto. Apesar dos relatos, ele se difere de seu ancestral, devido à imposição de pressões de seleção rigorosas pelo homem, a fim de domesticá-lo.

Além disso, geneticamente, estas duas espécies podem ser consideradas parentes pelos seguintes motivos: mesmo número de cromossomos, com homologia e morfologia semelhantes, a polinização é de fácil cruzamento gerando descendentes férteis e apresentam semelhanças entre dados morfológicos e isoenzimáticos.

Milho e TeosintoFonte: Vivendo Ciência

Por outro lado, alguns pesquisadores defendem a ideia contrária, afirmando existirem poucas evidências sobre a domesticação do mesmo (teosinto), sendo pouco provável que o homem primitivo possa ter criado ou selecionado milho a partir do teosinto.

Ainda, outros pesquisadores acreditam que possa ter havido um choque imediato, determinado pelo meio ambiente, que possa ter provocado rápida conversão da espiga central de uma ramificação lateral do teosinto em uma espiga e, que esta fenocópia tenha sido fixada geneticamente, passando, portanto, esta característica a seus descendentes.

Segundo relatos e provas através de escavações arqueológicas e geológicas e, a partir de medições por desintegração radioativa, esta é uma das culturas mais antigas no mundo, cultivada há pelo menos 5.000 anos. Obviamente, naquela época não era feita uma amostragem de solo para análise ou se sabiam sobre bactérias benéficas, como a Azospirillum, mas já eram feitos cultivos.

Mesmo assim, a presença do milho no continente Americano foi registrada pela primeira vez por Cristóvão Colombo em 1492, na costa norte de Cuba. Neste mesmo ano, o cultivo de milho já era realizado desde o Sul do Canadá até a parte central do Chile, em exceção às áreas recobertas por gramíneas ou savanas.

Apenas após o ano de 1800 é que essas áreas, não manejadas, começaram a receber os primeiros cultivos de milho, e isso só foi possível com a adoção do arado de aiveca. Provavelmente, nessa época o sistema não era plantio direto, mas convencional e com várias sementes por cova.

Curso Gestão na Produção de Grãos

Origem do milho no mundo

Com o descobrimento do milho nas Américas, ele foi levado à Europa, mas era considerado uma cultura exótica em jardins europeus, ou seja, nada muito focado na qualidade de sementes e lavouras.

Seu real valor alimentício foi notado depois, e o império espanhol difundiu seu cultivo pela França, Itália, sudeste da Europa e norte da África.

Os responsáveis pela difusão do milho no restante do continente africano e no Oriente, foram os portugueses, chegando à China em 1516 e ao Japão só em 1775.

Devido aos seus diversos usos, o milho tem grande contribuição no cenário econômico, pois vai desde a alimentação animal até a indústria de alta tecnologia. Cerca de 70% do uso dos grãos de milho do mundo são destinados à alimentação animal, e em algumas regiões ele é o ingrediente básico para alimentação humana.

Baixar e-book Produção de milho

Abaixo estão descritos alguns produtos obtidos de forma direta ou indireta do milho:

  • Acetato de cálcio e magnésio;
  • Adesivos (colas, pastas, mucilagens, gomas);
  • Álcoois etílico e butílico;
  • Herbicida natural e inseticida;
  • Alumínio;
  • Amido e glucose;
  • Antibióticos (penicilina), aspirina e outros medicamentos;
  • Baterias para veículos;
  • Bebidas gasosas;
  • Óleo comestível.

De acordo com dados da CONAB, o cultivo de milho no Brasil vem crescendo a cada ano, tanto em áreas cultivadas; seja por sistema de plantio direto ou convencional; como em produção, conforme descrito no gráfico abaixo.

Cultivo de milho no Brasil

Aumente a produtividade e lucratividade na produção de grãos!

Deixe para trás os desafios na gestão agrícola e alcance a excelência em cada etapa, desde o plantio até o pós-colheita. 

Descubra estratégias testadas e validadas ao longo de duas décadas de consultoria, aplicando conhecimento prático com o Curso Gestão na Produção de Grãos do Rehagro.

Maximize sua produtividade e rentabilidade já no primeiro módulo. Profissionalize sua fazenda, aprenda a gerenciar custos eficientemente e tome decisões técnicas e gerenciais embasadas. 

Não perca tempo, transforme sua fazenda hoje e colha os frutos do sucesso amanhã! Clique no link abaixo e saiba mais.

Banner Curso em Gestão na Produção de Grãos

Alessandro Alvarenga

5 comentários

  • Os bizantinos ja comercializavam milho na Asia e Sul da Europa atual, muito antes das Americas serem exploradas (seculos XI e XII).
    Porem, pouco se sabe de onde obtinham o cereal que era uma especiaria.

  • Para mim é um pouco difícil acreditar na origem do milho na América quando em África se conhece e prepara o milho de forma similar, não pode ser posible que o desenvolvimento desta espécie tenha sido em paralelo no continente Africano também, já que tradicionalmente não se conhece o milho amarelo se não o milho branco.

    • Mas já é comprovado cientificamente que o milho é originário da América, mais especificamente da região onde agora é o México. Lá ainda existe o vegetal que é o antepassado mais próximo do milho (a planta que originou o milho), que só existe no México. Muitas espécies de milho já estavam difundidas em todo o continente americano e já era alimento de quase todos os povos deste continente (de Norte a Sul), quando os europeus aqui chegaram. Inclusive, festas tradicionais milenares de muitos povos, inclusive no Brasil, tem como tema central o milho. Mesmo a origem do milho sendo comprovadamente na América, há evidências de que já havia plantação de milho na África, antes dos Europeus chegarem na América e “difundirem esse vegetal” para o resto do mundo, assim como também há evidências de que ouve contato entre povos africanos e povos das Américas (talvez alguma rota comercial), podendo ter ocorrido até mesmo imigração de povos da África para a América, antes dos europeus chegarem aqui (assim como também há evidências de que houve contato e algum tipo de rota comercial entre Ásia e Américas, antes dos europeus chegarem aqui). Então, é muito possível, sim, que já houvesse milho na África muito antes dos europeus “difundirem esse vegetal pelo mundo”. Talvez, os povos da Europa tenham sido os últimos a conhecerem o milho.

  • Gostei muito de ficar mais ou menos informados. Eu gostaria de saber tudo sobre o milho. Mais já foi uma boa pois eu não sabia que o milho era extraído diversas coisas pra o nosso dia dia.