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Gestão organizacional: saiba a importância da aplicação no agronegócio

A gestão organizacional é a administração do negócio, empresa ou organização, que tem o objetivo de alcançar metas e gerar resultados rentáveis e positivos.

Esse conceito de gestão tem a função de direcionar, de forma eficaz, pessoas e processos, promovendo melhorias e criando um ambiente colaborativo e motivado, que propicie o autodesenvolvimento para a conquista de resultados. 

A gestão organizacional é uma função chave e deve ser feita de maneira efetiva, pois ela influencia em todo o funcionamento de uma empresa e é fundamental para que a corporação consiga alcançar uma alta performance e garantir o atingimento das metas e dos seus objetivos.

Ao longo desse artigo iremos abordar as metodologias e boas práticas as quais podemos inserir a gestão organizacional no agronegócio, para utilizar de maneira mais assertiva e benéfica esse conceito.

 

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Gestão organizacional no agronegócio

A gestão organizacional no agronegócio possibilita a utilização de ferramentas para se conduzir uma administração profissional em todos os âmbitos do negócio, aplicando corretamente metodologias para a eficiência do planejamento, gestão de custos e financeira, gestão de processos e comercialização. 

O tamanho e a importância do agronegócio para a economia do país fazem com que o planejamento seja essencial para o sucesso do empreendimento do produtor rural. Podemos citar alguns benefícios alcançados com a aplicação da gestão organizacional na sua fazenda.

  • Melhoria na liquidez financeira;
  • Eficiência na utilização de recursos financeiros próprios e de terceiros;
  • Mitigação de problemas;
  • Melhor utilização de recursos tecnológicos;
  • Tomadas de decisão assertiva;
  • Estabelecimento de metas e objetivos;
  • Controle dos resultados;
  • Redução de custos;
  • Melhoria na gestão de riscos;
  • Eficiência na venda de produtos .

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Como implementar de forma prática a gestão organizacional?

Implementando a gestão organizacional na produção de uma fazenda, podemos obter ganhos em todo o processo produtivo. A compra dos insumos com desenvolvimento de parcerias para aquisição e negociação de custos mais apropriados, prazos e qualidade, o que será fundamental para todo o planejamento da lavoura.

A partir disso, a gestão de pessoas e a aplicabilidade dos insumos é muito importante. A contratação da mão de obra qualificada para viabilização das atividades, e a gestão da realização do plantio, são etapas essenciais para todo o processo produtivo.

O planejamento e gestão dos recursos financeiros para o acompanhamento da lavoura em todos os seus estágios, plantio, desenvolvimento e colheita, até o momento da comercialização dos produtos.

É necessário se preparar para os fatores externos que podem contribuir para situações indesejadas, como o clima, falta de recursos ou a não liberação de créditos junto aos bancos, interferências econômicas como taxa de juros e variação da bolsa e acontecimentos na indústria, faz com que essa organização seja necessária para mitigação de problemas e uma maior eficiência da gestão de riscos.

Estruturação da gestão organizacional

Estrutura organizacional

As transformações sociais, políticas e econômicas geram influências em todos os países e nas ações das organizações. O mercado cada vez mais competitivo faz com que as empresas tenham uma postura de flexibilidade para saber lidar da melhor maneira com todas as exigências. 

Dessa forma, a definição de uma estrutura organizacional forte, que melhor atenda os processos de cada empreendimento, de forma a otimizar seus recursos e competências, gera uma cadeia de comando mais clara, com as posições e responsabilidades definidas de cada membro dentro da organização. 

A figura abaixo traz um exemplo de um organograma estruturado de uma empresa do agronegócio, com a figura da presidência e superintendência, e quatro diretorias responsáveis pelo controle dos demais setores.

Organograma de uma empresa

Exemplo de um organograma de uma empresa

Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico de um empreendimento visa definir a missão, objetivos, políticas, filosofias, metas e estratégias dos produtos produzidos e do mercado de atuação. As decisões tomadas no planejamento vão nortear e direcionar o futuro da organização, e colocar em práticas as ações definidas.

  • Diagnóstico estratégico: Fase inicial do planejamento estratégico para se entender e mapear a situação atual da empresa, com aspectos internos e externos, e identificar as oportunidades que irão ser priorizadas. 
  • Missão: Definir a razão de ser da empresa e seu papel na sociedade, definindo os propósitos e os cenários.
  • Objetivos: Nessa fase são definidos os objetivos da empresa a curto, médio e longo prazo.
  • Estratégias: Quais serão as estratégias adotadas para alcançar os objetivos definidos.
  • Plano de ação: É a fase em que serão definidas as ações e tarefas para seguir a estratégia da organização. Quem irá ser o responsável por gerenciar e conduzir cada uma ou cada equipe, o tempo previsto para realização, seus recursos e riscos. 
  • Controle: Definido o cronograma de ações e tarefas, a fase de controle é responsável por analisar na prática o andamento daquilo que foi definido no planejamento, e mensurar seus resultados. Essa fase se faz muito importante para possíveis implementações de correções de rota em qualquer momento.

Níveis de planejamento estratégico de uma empresa

Níveis do planejamento estratégico

O setor estratégico é formado por gestores ligados à diretoria e presidência da empresa, com responsabilidades de alto impacto e geração de resultados importantes.

O setor tático é formado por grupos dos setores industrial, logística, vendas e corporativo, às gerências do grupo estratégico.

Já o setor operacional engloba todos os colaboradores que contribuem para a execução dos processos e atividades em suas áreas de atuação, imprescindíveis ao processo como um todo.

Cada unidade de negócio tem seu gerente e toda estratégia é focada em objetivos como gerar inovação, lucro, racionalização de recursos e riquezas.

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Aprendizagem organizacional

Uma equipe bem treinada é essencial para que os resultados da sua propriedade rural sejam mais eficientes. Ferramentas definidas para saber fazer as contratações de pessoas, comunicar com assertividade, dar feedbacks e motivar os colaboradores, são maneiras de se relacionar com a sua equipe e trazer resultados positivos.

O capital humano influencia diretamente nas organizações e nos métodos de gestão. Competências desenvolvidas através de treinamentos e aprendizados, proporcionam vantagens e melhores resultados para o empreendimento.

A busca de novos métodos é necessária para manter e desenvolver uma maior competitividade, inovação e produtividade e devem ser realizadas em todos os níveis do planejamento. 

Algumas estratégias utilizadas para desenvolver seus colaboradores e gestores e valorizar suas competências e talentos, são através de programas como: plano de carreira, programa de desenvolvimento de lideranças, programas de bolsa estudo, participação de resultados. Fomentar sempre o trabalho em equipe, envolvendo produtividade, controle de despesas, assiduidade e compromisso social.

Métricas e avaliações

Mensurar tudo que acontece dentro da operação é essencial para entender se as estratégias estão levando a bons resultados. Basear em dados reais sobre seu negócio e saber interpretá-los para tomar decisões corretas.

Todo o processo trata-se de um ciclo contínuo, depois de planejar, executar, mensurar e analisar, é possível entender aquilo que não está dando certo dentro do seu planejamento estratégico, para ter a possibilidade de executar novas ações.

Os gestores precisam a todo momento rever os seus processos, conhecer e utilizar novas tecnologias e metodologias inovadoras para se adaptarem aos desafios de um setor tão importante como o agronegócio.

Considerações finais

A cultura organizacional de uma empresa é o modo de vida da organização, que pode se manifestar de diversas formas, desde o modo de agir dos seus profissionais até a forma de conduzir e fechar negócios.

É muito importante definir e compreender os valores que movem a organização, os seus resultados vão ser gerados por pessoas e os líderes devem conhecer a realidade por completo da fazenda, para poder conduzir os seus colaboradores e juntos alcançarem resultados eficientes.

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Danilo Silami - Especialidade Gestão Rehagro

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