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Dois homens se cumprimentando em uma fazenda

Como estabelecer as metas de uma fazenda?

O primeiro passo para desenvolver as metas de uma fazenda é entender qual o objetivo se quer alcançar, observando o cenário e os recursos disponíveis.

Ter metas, visão e valores bem definidos é a base para que o negócio enxergue com clareza o seu objetivo. Quando falamos em definir metas, é interessante que esses pontos já sejam alinhados entre as lideranças. Como sequência, devemos realizar uma análise de cenário, que irá nortear as ações que são necessárias e quais as prioridades para o momento.

O que é matriz SWOT?

A Matriz SWOT é uma excelente ferramenta a ser utilizada quando falamos em análise de cenário. A SWOT começou a ser desenvolvida por professores da Universidade Stanford ainda na década de 1960, tendo como principal criador: Albert Humphrey.

Com ela é possível identificar as oportunidades, fraquezas, forças e ameaças do nosso negócio. Feita a análise, deve-se estipular as ações para alcançar os objetivos da fazenda, e as ações necessárias para esse processo, que serão chamadas metas.

As metas são atividades pontuais e específicas a serem realizadas para alcançar algo maior, o chamado: objetivo. Podemos pensar que as metas são degraus de uma escada que vai de encontro ao objetivo, o ponto mais alto.

 

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Como definir as metas da fazenda?

No momento da definição das metas, devemos sempre ter o cuidado de analisar e considerar os recursos disponíveis, pois se recomenda que as sejam no modelo SMART.

Criado em 1981, por George Doran, nos Estados Unidos após a publicação de um artigo com o nome “There’s a S.M.A.R.T. Way to Write Management’s Goals and Objectives”, com o intuito de contextualizar o modelo como sendo uma forma eficaz para a criação de metas com eficiência na obtenção de resultados.

Segundo George Doran (1981) as metas e objetivos de uma empresa devem seguir os seguintes aspectos:

  • (S) Específica — Ter foco em uma área ou assunto específico a ser desenvolvido.
  • (M) Mensurável — Quantificar e/ou mensurar um indicador de progresso.
  • (A) Atribuível — Delegar um responsável pela ação.
  • (R) Realista (Relevante) — Considerar resultados que podem ser atingidos realmente utilizando dos recursos disponíveis.
  • (T) Temporal — Mensurar até em quanto tempo os resultados podem ser alcançados.

Doran (1981) relata também em seu artigo que esses critérios não determinam que todos os objetivos sejam quantificados em todos os níveis de gestão. Em alguns casos, não é realista quantificar, principalmente em posições de gestão intermediárias.

Gestores e empresas podem se desviar do benefício de um objetivo mais abstrato, em busca de alcançar a quantificação. A ideia do resultado final com seu plano de ação bem definido é o mais importante, os gestores devem focar nessa combinação e não apenas no objetivo.

Seguindo esses critérios há uma maior motivação e engajamento por parte da equipe envolvida, uma vez que metas fora deste padrão são de certa forma “inalcançáveis” e não despertam o interesse de continuidade. Além disso, as metas devem ser condizentes aos valores, visão e missão da empresa.

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Etapas de definição das metas

1. Ter missão, visão e valores bem definidos e claros para os colaboradores.

Qual o objetivo maior da minha empresa? Quais os valores prezamos em nosso dia a dia para alcançar este objetivo? O que eu espero do meu negócio no futuro?

2. Realizar a análise de cenário da propriedade no modelo SWOT.

Quais são as minhas forças, oportunidades, ameaças e fraquezas?

3. Estabelecer os objetivos.

Quanto eu quero produzir e/ou atender em determinado tempo?

4. Estabelecer as metas em modelo SMART.

Quais as ações necessárias para atingir o objetivo anterior?

5. Alinhamento das lideranças e exposição das definições e do planejamento feito para a equipe, para que desta forma haja constância de ações e ideias por parte de todos.

Podemos contar, para isso, com as ferramentas gerenciais:

  • Reuniões;
  • Agenda macro;
  • Plano de ação;
  • Quadro gestão à vista.

As reuniões se fazem importantes desde o início do processo como forma de alinhamento e as demais ferramentas tem o intuito de compilar e expor o que foi definido, melhorando assim a comunicação interna.

Após este alinhamento e exposição, seguimos para o acompanhamento das metas, tarefa que deve ser mantida com frequência.

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Luana Costa

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