O papel do gestor de fazendas, assim como qualquer outro, é de organizar, planejar, controlar e até mesmo liderar um grupo de pessoas. Além disso, uma das principais funções do Gestor é a delegação de tarefas.
Todo negócio, seja no meio rural ou não, depende de pessoas para funcionar, é como uma engrenagem que está em constante movimento, sem pessoas, não há movimento, não há o que o gestor gerir e nas fazendas.
O gestor supervisiona pessoas, recursos e máquinas. É importante que haja capacitação para desempenhar este papel mesmo em casos de sucessão familiar.
Alguns processos devem fazer parte da rotina de um gestor, como:
- Conhecer bem sua equipe;
- Prezar por um bom relacionamento;
- Promover a confiança;
- Realizar planejamento estratégico;
- Definir metas e objetivos;
- Delegar tarefas;
- Dar feedbacks;
- Gerir conflitos;
- Motivar e engajar os colaboradores;
- Destinar seus recursos de forma adequada;
- Monitorar e mensurar os resultados.
Todos esses processos acabam se encontrando em algum momento, por isso a importância da capacitação de quem assume esse papel.
As demandas de um gestor não são poucas. Exercer tudo isso com eficiência e assertividade não é fácil, mas existem uma variedade de ferramentas gerenciais que podem auxiliar na prática.
Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!
Ferramentas gerenciais
Para o gerenciamento nas fazendas podemos destacar algumas ferramentas, como:
Plano de ação
O Plano de ação é um documento utilizado para registrar as tarefas e demandas a serem cumpridas, quando, como e por quem.
Para a elaboração é necessário que os objetivos já tenham sido bem definidos e que as metas sejam mensuráveis, de preferência em modelo SMART.
Para a composição do plano, um modelo recomendável para utilização em propriedades rurais é o 5W2H. Ele permite que as tarefas fiquem dispostas de forma clara, visual e objetiva.
Descrição de Cargos
É um documento que registra as tarefas e responsabilidades asseguradas à função dentro de uma empresa. Auxilia no direcionamento e referência das demandas de cada colaborador.
Além disso, auxilia também no processo de recrutamento e seleção, casando as habilidades e competências necessárias para o cargo com o candidato.
Organograma
O Organograma é um tipo de gráfico que representa a estrutura da organização do negócio. De forma visual, ele contribui para o processo de comunicação e delegação de tarefas dentro da propriedade.
Para a sua elaboração, além das metas e objetivos bem definidos é importante também que os colaboradores tenham seus cargos bem definidos.
Agenda Macro
A Agenda Macro é uma ferramenta que auxilia na visão das atividades a serem gerenciadas em um período maior de tempo, com o objetivo de antecipar a tomada de decisão.
Essa ferramenta também é importante para melhorar a comunicação e interação da equipe, proporcionando uma visão mais clara das responsabilidades traçadas para cada membro.
Reuniões
Uma das ferramentas gerenciais mais importantes são as reuniões. Implantar a cultura de reuniões frequentes auxiliam na melhoria da comunicação, clareza das rotinas, e confiança entre equipe.
Para isso é importante que o gestor saiba produzir reuniões de forma assertiva, se preparando com antecedência e assuntos definidos.
Existem também quatro princípios que orientam as funções do gerenciamento, são eles: planejamento, organização, liderança e controle.
- Planejamento: Definir as metas para direcionamento do negócio.
- Organização: Definir e mapear o que precisa ser feito, por quem e quando.
- Liderança: Dirigir, motivar, lidar com os conflitos, promover a confiança e dissociar a imagem de chefe.
- Controle: Monitorar o andamento das atividades definidas.
Colocando esses princípios em prática o gestor promove a realização e consequentemente atinge ou se aproxima do cumprimento das metas estipuladas para o negócio.
Quer se tornar especialista em gestão do agronegócio?
Com a Pós-graduação em Gestão do Agronegócio do Rehagro, você será um gestor que fará a diferença.
Maximizamos seus resultados com conhecimento prático e estratégico: desde gestão financeira até liderança e marketing. Torne-se um especialista capaz de enfrentar os desafios do setor.
Comece a construir um futuro de sucesso no agronegócio desde a primeira aula. Clique no link abaixo e saiba mais informações.
Comentar