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Como usar feedbacks assertivos no agronegócio

Gerir conflitos e conduzir uma gestão com a alta performance é o sonho de todo empreendedor. O crescimento do agronegócio tem gerado maior interesse pelo aspecto motivacional dos colaboradores, que visa garantir um maior espírito de equipe, gerando um melhor desempenho das atividades. E o feedback é uma ferramenta que pode ser de grande valia para alcançar esses objetivos. 

Nas fazendas ainda se vê uma certa resistência para o seu uso, muito pela falta de costume, mas isso não justifica, visto a sua importância para o mercado e sua necessidade de estar sempre em evolução e crescimento.

Engajar pessoas e gerenciar conflitos no dia a dia do campo não é uma tarefa fácil, porém, a troca de ideias e conhecimento, e a devolutiva de opiniões acerca dos trabalhos realizados, contribuem para a disseminação dessa prática tão favorável ao desenvolvimento de todos. 

Ao longo desse artigo abordaremos sobre a importância do feedback para o seu empreendimento, os tipos mais utilizados, e de que maneira essa ferramenta pode te ajudar a se tornar um líder mais assertivo.

 

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A importância do feedback

É cada vez mais difícil imaginar o mundo corporativo sem constantes feedbacks. Já está inserido na rotina dos negócios uma troca eficaz para acompanhar e desenvolver uma boa comunicação entre os colaboradores. E não podemos deixar de citar como é extremamente importante uma maior disseminação dessa cultura no campo do agronegócio.

Em algum momento você já deve ter tido alguma dificuldade em cobrar um funcionário da sua empresa. Mas isso não deve virar uma rotina, é necessário buscar as melhores formas de se propagar feedbacks construtivos, sendo firme e assertivo.

Cada colaborador é único, e o líder deve entender as formas como conduz suas abordagens e estratégias, para conseguir tirar o melhor de cada um. 

É por meio de uma cobrança feita de maneira correta, que os objetivos podem ser alcançados com mais facilidade. É papel do líder realizar esse alinhamento de expectativas e correção de rotas, o colaborador precisa compreender o seu papel dentro da organização, e como o seu trabalho é importante, para que todos juntos possam buscar o mesmo objetivo.

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Como aplicar feedbacks  assertivos na gestão do agronegócio

O líder precisa assumir o seu papel, direcionar seus colaboradores e manter a organização da sua empresa. É importante ter clareza sobre o que se espera de cada membro da sua equipe, e passar essas informações para os seus colaboradores de maneira clara, para que seja totalmente compreendido. 

Uma equipe precisa sempre estar engajada e motivada. Estar atento ao desempenho de todos, e identificar quando algo está fora do esperado é muito importante para que uma situação ruim não afete todo o grupo, e que, seja contornado com um feedback construtivo e assertivo.

O fornecimento de treinamentos ou estabelecimento de prazos e expectativas claras do que se espera de desempenho são boas ferramentas para o êxito dessa ação corretiva.

É necessário também o líder saber se posicionar de maneira firme na hora certa. Amizades sempre existem em uma empresa, porém, na hora da cobrança elas precisam ser deixadas de lado pelo bem da organização. Às vezes é preciso cobranças pontuais, para garantir o bom funcionamento do processo. Um ambiente harmônico e cooperativo, respeitando as hierarquias, é um ponto muito positivo de se buscar.

Feedbacks assertivos no agronegócio

Existem algumas formas eficazes de cobrança dos seus funcionários, por exemplo, primeiramente oferecer um elogio, e em seguida realizar uma cobrança, explicando em qual ponto ele precisa melhorar, trazendo uma situação ocorrida. Isso gera uma confiança mutua, fazendo com que haja essa reflexão do ponto de vista do colaborador, para com o acontecimento.

Sempre importante também tecer feedbacks positivos. Um elogio é sempre bem-vindo. Reconhecer as atividades bem feitas dos seus colaboradores gera motivação e uma autovalorização. Um líder deve trabalhar para que seu ambiente de trabalho seja positivo, e pra isso, as pessoas precisam se sentir dispostas e engajadas com as suas respectivas funções.

Essa troca deve ser constante, estar municiado de dados para ter essas tomadas de decisão, e compartilhar o desenvolvimento do trabalho com a equipe, é uma maneira benéfica de trazer todos para a realidade em que a organização se encontra, para que cresçam e busquem soluções juntos. Desenvolver a criatividade e a resolução de problemas da equipe pode trazer resultados muito positivos para os objetivos.

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Quais os tipos de feedbacks?

Conhecer os principais tipos de feedback faz com o líder tenha opções para adequar e encaixar aos diversos momentos e situações da sua organização, e também, qual se encaixa melhor com o perfil do seu colaborador. Abaixo listamos alguns dos mais utilizados.

  1. Feedback informal: O feedback informal é um dos mais usados em todo o tipo de negócios, ele traz uma ideia de espontaneidade pelo fato de não demandar uma prévia estruturação ou planejamento. Pode ser utilizado como um retorno rápido de um comportamento ou projeto, sendo indicado para feedbacks mais práticos.
  2. Feedback formal: O feedback formal traz um número maior de informações e dados, deve ser utilizado em formalizações de avaliação de desempenho. É necessário um agendamento prévio, uma organização dos assuntos que serão discutidos e tratados nesse momento.
  3. Autofeedback: O autofeedback, como o próprio nome sugere, permite que o colaborador analise seu próprio desempenho. Ele tem a intenção de promover um melhor autoconhecimento e incentivar a humanização do trato com as pessoas. Desenvolver a habilidade em conseguir identificar em nós mesmos, pontos de potencialidade, apoio e melhorias. O ideal nesse caso é ter uma liderança que vai fazer a identificação e condução dos resultados dessa avaliação.
  4. Feedback 360°: O feedback 360° é um formato de avaliação mais completo e estruturado dentro de uma equipe onde todos estão conectados e trabalham juntos. A avaliação é dada como um retorno dado por clientes, equipes de trabalho, líderes, coordenadores e parceiros comerciais. É demandado um maior tempo para preparação e análise, o indicado é de maneira semestral ou anual. 
  5. Feedback ponto a ponto: O feedback ponto a ponto parte dos colaboradores com mais experiencia em determinadas funções, para orientar e direcionar novos colegas de trabalho. Nesse tipo de feedback a troca de informações e experiencias é utilizada e pode ser considerado em um modelo mais informal. 
  6. Feedback construtivo: O feedback construtivo traz consigo pontos de destaque e ações que podem ser melhoradas. A ideia dele é trazer crescimento de um colaborador ou equipe, alinhados aos objetivos buscados. Ele pode gerar um desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional, pela validação de resultados e performances.
  7. Feedback em tempo real: O feedback em tempo real é bem dinâmico e o líder pode dispor da comunicação ao passo que o projeto ou atividade está acontecendo. Nesse caso é necessário um acompanhamento mais de perto para que o feedback seja assertivo. São ações ver e agir que tem a possibilidade de uma correção de rota na sua rotina diária. 
  8. Feedback positivo: O feedback positivo traz a valorização e o reconhecimento de um trabalho bem feito. O colaborador recebe esse retorno do seu desempenho, para que o mesmo continue sendo realizado. Esse tipo de feedback promove uma proximidade entre líder e equipe, e gera maior motivação e engajamento. 
  9. Feedback de incentivo: É o tipo de feedback que não tem o objetivo de analisar os resultados obtidos, mas sim a forma com que foi conduzido tal processo, ou qual metodologia e abordagem foi utilizada. Permite a estimulação de um bom ambiente de trabalho.
  10. Feedback de avaliação: É o tipo de feedback utilizado para encerramento de um projeto ou de um ciclo para a sua organização. Ele gera um parecer atualizado dos acontecimentos que geraram impacto para o ambiente de trabalho, trazendo as boas práticas e desempenhos, para que os mesmos sigam sendo utilizados nos desenvolvimentos de novos projetos.

Lembre-se sempre de estabelecer uma comunicação assertiva, clara e objetiva com os seus colaboradores. É papel do líder conduzir o futuro do seu empreendimento de forma profissional e humana, afinal, a empresa pode ter a tecnologia e diversos maquinários na composição da sua estrutura, mas no fim, sempre quem os coordenam, são pessoas.

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Danilo Silami - Especialidade Gestão Rehagro

 

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