Rehagro Blog
Mancha aureolada no cafeeiro

Diferenças entre a mancha aureolada e cercosporiose: como diagnosticar corretamente?

Mancha aureolada ou cercosporiose? A confusão pode custar caro para o produtor! Os sintomas são parecidos e geram dúvidas até mesmo nos profissionais mais experientes!

Mas esse erro gera grandes prejuízos para o bolso e para a produção, uma vez que o agente etiológico difere e, dessa forma, o controle também!

Saiba com esse artigo como não errar esse diagnóstico!

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


Mancha aureolada

É causada pela bactéria Pseudomonas Syrigae.

A mancha aureolada é favorecida por temperaturas de 25° a 30°C, pluviosidade elevada e alta umidade relativa.

Além disso, os ferimentos servem como porta de entrada para esse patógeno, podendo ser causado por áreas sujeitas a ação dos ventos (maiores altitudes), por chuva de granizo ou frio intenso que podem provocar essas lesões.

Mancha aureolada em folha do cafeeiroSintomas de mancha aureolada no cafeeiro. (Foto: Diego Baquião).

Cercosporiose

É causada pelo fungo Cercospora coffeicola.

A cercosporiose é favorecida pela radiação solar, uma vez que locais mais expostos ao sol ativam a enzima cercosporina, aumentando assim a incidência da doença.

Outra condição favorável é o desequilíbrio nutricional, principalmente entre potássio e cálcio, assim como temperaturas de 10° a 25°C e alta umidade relativa.

Folha com sintomas de cercosporioseSintomas de cercosporiose no cafeeiro. (Foto: Luiz Paulo Vilela).

Calendário agrícola do café

Sintomas mancha aureolada x cercosporiose

Mancha Aureolada e CercosporioseMancha aureolada (foto da esquerda) e cercosporiose (foto da direita). (Foto: Luiz Paulo Vilela).

A mancha aureolada (foto da esquerda) pode infectar desde mudas de café no viveiro, lavouras novas até lavouras adultas, causando manchas de cores pardas, circundadas por um grande halo amarelo, o que caracteriza o nome mancha-aureolada.

A cercosporiose (foto da direita) é uma doença que também pode infectar desde mudas no viveiro, até lavouras novas e adultas, e pode apresentar sintomas nas folhas e nos frutos. As folhas apresentam manchas circulares de coloração castanho-clara a escura, com centro branco-acinzentado, que não é verificado no sintoma da mancha aureolada.

Essas manchas quase sempre são envolvidas por um halo amarelado, como o sintoma causada pela bactéria Pseudomonas Syrigae, porém com coloração amarelo menos acentuada.

Para diferenciar a mancha aureolada da cercosporiose, pode-se observar a seca de ramos, que é um sintoma característico, em que os ramos secam e ficam inicialmente com as folhas murchas, caindo posteriormente as folhas, sintoma esse que não é observado pela incidência de Cercospora coffeicola.

Mancha aureolada em cafeeiroIncidência de mancha aureolada nos ramos de lavouras de produção (Foto: Diego Baquião).

Sintomas de cercosporiose em folha e fruto do cafeeiroSintomas de Cercospora nas folhas de café (foto da esquerda) e nos frutos de café (foto da direita).

É importante estar atento aos sintomas no campo! Assim, pode-se realizar o manejo correto em cada uma das situações, evitando maiores prejuízos!

Fique de olho também em outras doenças que acometem o cafeeiro, como a ferrugem, além das pragas, que causam defeitos nos grãos e comprometimento da qualidade.

Em busca de mais produtividade, lucratividade e qualidade do café produzido?

Conheça o Curso Gestão na Produção de Café Arábica.

Nele, você aprenderá a alcançar a excelência em todo o processo produtivo: desde o preparo do solo até o pós-colheita. Além disso, você terá acesso a ferramentas práticas para profissionalizar toda a gestão da fazenda.

Aulas dadas por consultores de grande experiência no campo, que levam para as aulas um conteúdo atualizado e aplicável à sua realidade.

Ficou interessado?

Clique no link abaixo e saiba mais informações.

Curso Gestão na Produção de Café Arábica

Larissa Cocato - Coordenadora de Ensino Café

Comentar