Rehagro Blog

Como calcular o rendimento do ganho de animais abatidos?

Ao vender animais para um frigorífico, nem todo o peso estimado na fazenda se converte em ganho financeiro. É essencial compreender o conceito de rendimento do ganho, que representa a proporção do peso vivo que se transforma em carcaça.

Neste artigo, vamos explorar como calcular e otimizar esse indicador crucial para a lucratividade na produção de carne.

O que é rendimento do ganho e como calculá-lo?

O rendimento do ganho é a relação entre o peso da carcaça final e o peso vivo inicial de um animal.

Por exemplo, vamos supor que iniciamos nosso período de terminação com os animais com 450 kg e esses animais foram abatidos com 580 kg, ou seja, os animais tiveram um ganho de peso vivo de 130 kg. Agora, quanto eles tiveram de ganho de carcaça?

O primeiro ponto, é saber o peso da carcaça dos animais no dia que eles entraram na terminação com 450 kg. A gente estipula que o boi magro tem um rendimento de cinquenta por cento, ou seja, metade daquele animal realmente é carcaça.

Assim, um animal de 450 kg, o peso inicial da carcaça dele será de 225 kg e o peso final, que você irá vender ao frigorífico, será de 580 kg. Digamos, nesse exemplo, que o frigorífico retornou o peso da carcaça em 325 kg.

Para estipularmos o ganho em carcaça por dia, subtraímos o peso da carcaça inicial na carcaça final e dividimos por dias de confinamento, que no nosso exemplo, será de 90 dias.

Já para calcularmos o rendimento do ganho, fazemos uma conta simples. O peso da carcaça final menos o peso da carcaça inicial, divididos pelo peso vivo final menos o peso vivo inicial. O resultado, multiplicamos por 100 e teremos o valor do redimento do ganho.

Então, de todo peso que esse animal ganhou na propriedade, 76,9% foi realmente ganho em carcaça!

Quer aprender mais sobre o assunto?

Venha conhecer o Curso Gestão na Pecuária de Corte do Rehagro.

Aprenda como aumentar sua margem de lucro na atividade e melhorar indicadores como taxa de desfrute, arrobas por hectare/ano, taxa de lotação, GMD, entre outros. 

Tenha aulas com professores que são consultores experientes e tenha acesso a técnicas validadas ao longo de 20 anos de consultoria nas principais fazendas do Brasil, com resultados comprovados na prática.

Mais de 2.900 alunos já fizeram essa capacitação. Não fique de fora!

Clique e conheça!

Curso Gestão na Pecuária de Corte

Comentar