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Café sendo servido em uma xícara

Preço da saca do café: veja como aumentar

Para aumentar a qualidade do café e o produtor lucrar ainda mais, é preciso construir pontos estratégicos e assim conseguir maior valorização da saca. Devido ao expressivo aumento dos custos de produção, é ainda mais importante saber dessa gestão.

Uma das formas mais certeiras para conseguir agregar mais valor à saca de café, é a busca pela produção de cafés especiais.

Sacas de café guardadas em galpão

Sacos de café em galpão

 

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Cafés especiais

Um café especial é definido de acordo com a SCA (Specialty Coffee Association) como todo café que atinge, no mínimo, 80 pontos na escala de pontuação na metodologia, que vai até 100.

Essa escala leva em consideração mais de 10 fatores e a classificação é feita de modo sensorial e experimental. São eles: 

  • Fragrância/Aroma;
  • Uniformidade (cada xícara representa estatisticamente 20% do lote avaliado);
  • Ausência de defeitos;
  • Doçura;
  • Sabor;
  • Acidez;
  • Corpo;
  • Finalização;
  • Harmonia;
  • Conceito final (impressão geral sobre o café, atribuída pelo classificador).

Várias amostras de café em uma bancada passando pela classificação sensorial

Classificação sensorial. Fonte: Vinicius Moribe

Webinar Análise financeira do café

Estratégia de negócio do café especial

O consumo de café tem crescido a cada dia, e somado a isso, a busca por cafés de qualidade também apresenta um aumento crescente.

De acordo com dados da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), o consumo brasileiro em 2020 foi de 21,2 milhões de sacas, seguindo um ritmo de crescimento de 1,34% em relação ao mesmo período de 2019. O consumo em habitante ano está em 4,81 kg de café torrado (ABIC).

Apesar do consumo de café tradicional ainda dominar os lares, o mercado brasileiro de cafés premium tem crescido de forma acelerada, inclusive na pandemia. 

Xícara transparente com café em cima de uma mesa

Mudança no hábito de consumo de cafés. Fonte: Larissa Cocato

Novas estratégias

Além da produção de cafés de qualidade, que hoje tem apresentado grande procura e agregado valor ao preço de venda no nosso produto, a segmentação também pode ser uma ótima estratégia.

É possível notar essa valorização, por exemplo, com: 

  • Cafés certificados; 
  • Cafés fermentados; 
  • Cafés produzidos por mulheres, etc.

Aumente a qualidade do café com uma boa pós-colheita

Portanto, buscar o aumento da qualidade do nosso café é uma ferramenta indispensável para quem busca aumentar o valor de venda da saca de café. 

Isso é possível por meio de um manejo de pós-colheita adequado, envolvendo cuidados e higiene em todo processo, regulagens adequadas no processamento e boas condições de armazenamento.

Diante disso, a secagem do café, que é uma das etapas do manejo da pós-colheita, também apresenta grande influência na qualidade do café.

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Larissa Cocato - Coordenadora de Ensino Café

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