Terminação intensiva a pasto

Veja suas características e benefícios

A terminação intensiva a pasto (TIP) é um método de produção que se concentra em engordar os animais para o abate usando a pastagem como principal fonte volumosa.

Nesse sistema, os animais são mantidos em pastagens de alta qualidade, com acesso a forragens bem manejadas. 

O manejo inclui técnicas como rotação de pastagens, adubação e controle de insetos, pragas e plantas invasoras para garantir a produtividade e qualidade da forragem.

O objetivo principal de um sistema de TIP é aumentar a eficiência na produção de arroba, garantindo um produto final de alta qualidade.

Ela é realizada durante a fase final de engorda dos animais, pouco antes do abate. Isso ocorre quando os animais passam pela recria e são enviados como boi magro para a terminação.

Implementar a terminação intensiva a pasto requer um planejamento cuidadoso e a consideração de vários aspectos como:

– Avaliar as capacidades da propriedade; – Desenvolver uma dieta balanceada aos animais; – Monitorar peso e condição corporal; – Programa sanitário bem definido.

Os benefícios da terminação intensiva a pasto incluem eficiência nos recursos naturais, redução de custos de produção e carne de melhor qualidade.

No entanto, para ter sucesso na terminação intensiva a pasto, é essencial investir em infraestrutura e manejo, além de garantir uma atenção constante à nutrição e saúde dos animais.

Aprenda como tomar decisões mais assertivas na reprodução, nutrição, sanidade, comercialização, gestão financeira e de pessoas na propriedade.

Conheça a o curso Gestão na Pecuária de Corte do Rehagro e seja capaz de profissionalizar a gestão da fazenda, melhorar seus indicadores e promover resultados financeiros acima da média.