Manejo da cama de Free Stall

Quais os pontos de atenção?

Um dos mais populares métodos de criação de gado leiteiro é o Free Stall, nesse sistema de criação as vacas ficam instaladas em um galpão que possui área de alimentação e área de repouso.

Cada animal tem sua própria baia na área de repouso, promovendo alta densidade animal em um ambiente confortável.

Isso é crucial para melhorar a produtividade na pecuária leiteira, proporcionando um ambiente mais adequado e confortável para as vacas.

A cama da baia para as vacas deve ser considerada desde o planejamento da instalação, visando proporcionar conforto para que as vacas possam descansar a maior parte do dia.

Na escolha do material, devemos considerar disponibilidade, facilidade de manutenção, conforto e custo-benefício, incluindo opções de descarte ou reutilização.

Manter a cama de Free Stall sempre limpa e seca é crucial para o conforto e saúde dos animais. Isso depende principalmente do material escolhido e envolve:

– Manter sempre limpa e seca; – Nível da cama consistente para evitar lesões e desconforto; – Controle da umidade; – Monitoramento da qualidade da cama.

Como indicativos de manejo inadequado, podemos incluir: corpo da vaca fora da baia, presença de moscas, poças de urina, odor forte, e baias sujas.

Isso pode resultar em lesões, estresse, propensão a doenças, problemas respiratórios e de casco, prejudicando a produção leiteira.

Por isso, práticas de manejo adequadas são fundamentais para garantir a saúde, bem-estar e produtividade do rebanho, beneficiando tanto as vacas quanto a sustentabilidade da operação.

Seja capaz de assumir todas as principais áreas de uma propriedade leiteira, promovendo resultados robustos e sustentáveis.

Pós-graduação em Pecuária Leiteira

Aprenda técnicas com resultado comprovado na prática, ao longo de 21 anos de consultoria na área.