Estádios fenológicos da soja

Saiba quais são e suas características

Você sabe identificar cada fase da soja? Essa identificação permite uma decisão mais assertiva durante todo o processo produtivo, refletindo uma maior qualidade da semente, mais produtividade e consequentemente, mais lucro.

O desenvolvimento da soja pode ser dividido em dois momentos importantes: 

- Período vegetativo (V) - Período reprodutivo (R)

O período vegetativo é onde a planta está priorizando o seu crescimento e acúmulo de reservas.  Ele é subdividido e suas denominações podem ser com letras seguidas do V ou números. Ex: VE, VC, V1, V2, V3, V4, V5, Vn

O período reprodutivo é onde as flores se desenvolvem e inicia-se a formação do produto de interesse: o grão.  Apresenta as seguintes denominações: R1, R2, R3, R4, R5, R6, R7, R8

O momento da colheita dos grãos é crucial e a umidade adequada para essa tarefa é quando os grãos possuem 13% de umidade. 

Dicas importantes para o momento da colheita:  - Velocidade adequada;  - Verificar abertura do côncavo da colhedora;  - Avaliar a velocidade do cilindro;  - Regular altura de corte a fim de minimizar perdas. 

Saiba mais sobre os estádios fenológicos da soja e as peculiaridades que podem acometer a lavoura em cada um deles! 

Eleve a produtividade e rentabilidade das fazendas usando essas técnicas com resultados comprovados na prática!

Aprenda a realizar com excelência desde o planejamento da safra até o pós-colheita, sendo capaz de elevar a produtividade e lucratividade das fazendas.