Análise físico-química do leite

Qual a sua importância?

A qualidade do leite é verificada por meio de parâmetros físico-químicos, da composição do leite e dos padrões higiênicos-sanitários.

Estes parâmetros refletem a saúde dos animais, a ausência de resíduos químicos e de medicamentos e as condições de obtenção e armazenamento do leite.

A avaliação dos parâmetros inicia-se dentro da propriedade, o primeiro ponto a ser avaliado são as características sensoriais do leite.

Espera-se que um leite de boa qualidade apresente uma coloração branca opalescente, seja homogêneo, e também apresente odor característico.

Para avaliar os parâmetros, são realizados testes como: teste do alizarol, acidez titulável do leite, densidade relativa, índice crioscópico, detecção de neutralizantes de acidez e reconstituintes da densidade.

Essas análises são cruciais para garantir a qualidade a qualidade do leite bem como: – Segurança alimentar; – Evitar riscos à saúde pública; – Bem-estar animal; – Rentabilidade da fazenda; – Conformidade regulatória.

Resumindo, a importância dessas análises físico-químicas está na identificação precoce de problemas na qualidade do leite que podem estar relacionados à saúde do animal.

Além disso, essas análises realizadas regularmente são essenciais para garantir a conformidade com os padrões de qualidade e segurança alimentar estabelecidos pelas autoridades reguladoras.

Saiba como aumentar seu lucro na produção de leite! Aprenda como pequenos ajustes na propriedade, que não exigem alto investimento, podem trazer grandes resultados.

Curso Gestão na Pecuária Leiteira

Aprenda técnicas com resultado comprovado na prática, que podem ser aplicadas na sua realidade.