Rehagro Blog
Produção a pasto de gado de corte

Produção a pasto: a importância do manejo do pastejo

Na produção a pasto, dois fatores são muito importantes: altura de entrada e saída do pasto.

Para explicarmos mais sobre esse assunto, antes precisamos entender mais sobre interceptação luminosa.

O que é interceptação luminosa?

Pode ser explicado pelo acúmulo total de forragem atingido em uma taxa máxima constante enquanto existir área foliar suficiente para interceptar quase toda a luz incidente

Ou seja, é o exato momento onde a planta apresenta 95% de área FOLIAR capaz de captar a luz!

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


Então, como a forrageira se comporta quando é pastejada ou após começar a rebrotar no início do período das águas?

O Professor e Consultor Bruno Gottardi, responde essa e outras perguntas além de explicar mais sobre a interceptação luminosa e a importância do manejo correto de pasto neste vídeo especial  do nosso quadro “ Por Dentro do Ensino”.

A forrageira preferencialmente vai produzir folha, porque é o mecanismo que ela possui para captar a luz solar, consequentemente assimilar energia e carboidrato e se manter uma planta produtiva.

Após ser submetida ao pastejo ou corte no momento que os animais saem do piquete, inicia-se a produção de folha, até um determinado ponto onde cessa o aumento do índice de área foliar, pois  a luz solar não consegue mais penetrar o dossel  e atingir a base dessa planta.

Consequentemente, o caule da forrageira começa a alongar para tentar colocar essas novas folhas acima do dossel e captar mais luz, a partir do momento em que essa luz solar não chega na base da planta ocorre a senescência das folhas, ou seja, a morte.

E-book Práticas de manejo para sistema rotacionado

Qual o impacto causado?

Pensando na forrageira não há benefício nenhum em atingir esse ponto, pois não há acúmulo de folhas e morte desse material.

É necessário o estresse do pastejo para abrir  espaço e aumentar a entrada de luz solar na base da planta e dessa forma iniciar o estímulo para o aparecimento de novos perfilhos basais que são importantes para a produção eficiente dessa forragem.

Se aprofunde em nutrição e pastagens e melhore sua rentabilidade!

Nutrição e pastagens representam até 76% dos custos de produção. Conheça o Curso Gestão da Nutrição e Pastagens na Pecuária de Corte e aprenda a elevar ao máximo a rentabilidade da propriedade.

Descubra segredos nutricionais e estratégias de manejo de pastagens usados pelas fazendas mais rentáveis do Brasil. 

Aumente a produção por hectare, conquiste animais saudáveis e acelere seu caminho para a lucratividade. 

Clique no link abaixo e saiba como elevar a sua produtividade!

Curso Gestão da Nutrição e Pastagens na Pecuária de Corte

Comentar