Rehagro Blog

Produção a pasto: qual o responsável pelo sucesso?

Qual a importância de fatores como: altura de entrada e saída do pasto?

Para explicarmos mais sobre esse assunto, antes precisamos entender mais sobre interceptação luminosa.

O que é interceptação luminosa?

Pode ser explicado pelo acúmulo total de forragem atingido em uma taxa máxima constante enquanto existir área foliar suficiente para interceptar quase toda a luz incidente

Ou seja, é o exato momento onde a planta apresenta 95% de área FOLIAR capaz de captar a luz!

Então, como a forrageira se comporta quando é pastejada ou após começar a rebrotar no início do período das águas?

O Professor e Consultor Bruno Gottardi, responde essa e outras perguntas além de explicar mais sobre a interceptação luminosa e a importância do manejo correto de pasto neste vídeo especial  do nosso quadro “ Por Dentro do Ensino”.

A forrageira preferencialmente vai produzir folha, porque é o mecanismo que ela possui para captar a luz solar, consequentemente assimilar energia e carboidrato e se manter uma planta produtiva.

Após ser submetida ao pastejo ou corte no momento que os animais saem do piquete, inicia-se a produção de folha, até um determinado ponto onde cessa o aumento do índice de área foliar, pois  a luz solar não consegue mais penetrar o dossel  e atingir a base dessa planta.

Consequentemente, o caule da forrageira começa a alongar para tentar colocar essas novas folhas acima do dossel e captar mais luz, a partir do momento em que essa luz solar não chega na base da planta ocorre a senescência das folhas, ou seja, a morte.

Qual o impacto causado?

Pensando na forrageira não há benefício nenhum em atingir esse ponto, pois não há acúmulo de folhas e morte desse material.

É necessário o estresse do pastejo para abrir  espaço e aumentar a entrada de luz solar na base da planta e dessa forma iniciar o estímulo para o aparecimento de novos perfilhos basais que são importantes para a produção eficiente dessa forragem.

Quer aprofundar seus conhecimentos?

O Curso Online Gestão na Pecuária de Corte, traz os principais pilares da pecuária explicados pelos melhores profissionais da área, tudo isso de forma simples e prática para você conseguir aplicar tudo na sua fazenda!

Vamos conversar mais sobre:

  • Gerenciamento da produção de forragens;
  • Gerenciamento da reprodução em pecuária de corte;
  • Sucessão familiar e gestão do patrimônio.

E muito mais!

Acesse nossa página para mais informações.

Gestão na Pecuária de Corte

Comentar