Rehagro Blog
CTC do solo

CTC do solo: o que é e como interpretá-la em uma análise de solo

Entenda sobre a CTC do solo, como interpretá-la e como manejar um solo visando o seu aumento.

Nós preparamos uma explicação simples, com algumas dúvidas frequentes em relação a este item.

O que é CTC (Capacidade de Troca de Cátions)?

É a capacidade que os coloides do solo possuem para reter cátions (elementos de carga positiva), sendo diretamente dependente de cargas negativas presentes.

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


Quais seriam exemplos de cátions?

  • Al3+;
  • H+;
  • Ca2+;
  • K+;
  • Mg2+.

Nos nossos solos brasileiros, nós temos a predominância de cargas negativas. Dessa forma, quanto maior a quantidade de cargas negativas no meu solo, mais eu consigo reter esses cátions.

Esta ocupação pode ser por elementos bons (nutrientes), como Ca2+, K+, Mg2+, ou pode ser ocupado por elementos ruins, como é o caso do Al3+ e do H+. E estes últimos podem estar ocupando cargas de outros elementos que são bons.

A partir disso, é importante a seguinte colocação: “nós não podemos afirmar impreterivelmente que um solo com CTC alta é muito melhor que um solo com CTC baixa”. Mas, por que?

Pois é muito importante considerar com o que a CTC daquele solo está sendo ocupada no solo!

Existe diferença em relação a CTC, em solos argilosos e arenosos?

Sim, solos mais argilosos tem a CTC maior que solos arenosos, pois areia não tem carga.

E isso pode interferir no manejo desses diferentes tipos de solo, em solos mais arenosos deve-se ter o cuidado na adubação, focando em mais parcelamentos, e realizar manejos que visam o aumento da CTC desses solos.

Mas por que devemos ter a prática de aumentar a CTC nos nossos brasileiros?

A maioria dos nossos solos brasileiros possuem argila de baixa atividade, com predominância de argilas oxídicas e argilas 1:1 (caulinita), argilas essas que apresentam baixa CTC, e são altamente dependentes do pH.

Um exemplo simples: argilas oxídicas por exemplo, possuem em média uma CTC total (a pH 7,0) de 4 cmolc/dm3, as argilas 1:1, possuem em média uma CTC total (a pH 7,0) de 8 cmolc/dm3. Já os coloides orgânicos (húmus), possuem uma CTC total (a pH 7,0) de cerca de 200 cmolc/dm3.

Curso Gestão na Produção de Café Arábica

Como aumentar a CTC do solo?

Existem duas formas:

  1. Aplicando argila no solo, prática esta inviável;
  2. Aplicando matéria orgânica, por exemplo, esterco, composto orgânico, ou mesmo palhas, como a palha de braquiária, casca de café, que vão decompor e aumentar a matéria orgânica do seu solo. Dessa forma, você estará aumentando a carga negativa do seu solo, e consequentemente a capacidade de segurar os elementos.

Dessa forma, a argila e a matéria orgânica é quem são responsáveis por segurar os elementos para que eles não se percam!

Portanto, após um manejo visando aumentar a CTC de um solo, o que cabe a nós, posteriormente, é colocar elementos bons, que é através de calcário, gesso e fertilizantes, para que sejam retidos coisas boas nas nossas cargas negativas.

Então, precisamos focar em práticas que visem aumentar a CTC do nosso solo e, além disso, focar em fornecer nutrientes, para que estes fiquem retidos em nossas cargas.

Como as plantas absorvem esses nutrientes do nosso solo?

Primeiramente, o nosso solo, é composto pela fase sólida e pela fase líquida.

Essas duas fases, estão em equilíbrio entre si. Nesse sentido, o que está retido na argila e na matéria orgânica (fase sólida), está em equilíbrio com a solução do solo (fase líquida).

As plantas não conseguem absorver diretamente os elementos que estão presos na fase sólida, elas absorvem o que está dissolvido na fase líquida! Mas quem “manda” os nutrientes para a fase líquida é a fase solida!

Por isso, de forma simples: a argila e a matéria orgânica, retém os elementos e manda para a fase líquida, as plantas absorvem os elementos a partir da fase líquida!

Dessa forma, todas as práticas que eu faço visando aumentar a minha CTC, melhoram o meu armazenamento de nutrientes, e consequentemente acarretando mais nutrientes disponíveis para a planta.

E-book Calagem na cultura do café

Como calcular e interpretar a CTC em uma análise de solo?

Como calcular a CTC?

CTC efetiva (t)

CTC efetiva (t) = K + Ca + Mg + Al

Considerando um exemplo de análise de solo, com: (Ca= 0,80 cmolc/dm3, Mg= 0,30 cmolc/dm3, K = 0,08 cmolc/dm3 e Al= 0,90 cmolc/dm3), temos:

CTC efetiva (t) = 0,08 + 0,80 + 0,30 + 0,90 = 2,08 cmolc/dm3

CTC potencial (T)

CTC potencial (T) = K + Ca + Mg + H+Al

Considerando um exemplo de análise de solo, com: (Ca= 0,80 cmolc/dm3, Mg= 0,30 cmolc/dm3, K = 0,08 cmolc/dm3 e H+Al= 5,64 cmolc/dm3), temos:

CTC potencial (T) = 0,08 + 0,80 + 0,30 + 5,64 = 6,82 cmolc/dm3

O que significam esses valores?

6,82 cmolc/dm3, é capacidade que meu solo tem de armazenar nutrientes a pH 7,0, mas ele está com pH de 5,20, então a capacidade real de armazenar nutrientes é 2,08 cmolc/dm3.

Portanto, de toda a minha capacidade que eu poderia explorar que é 6,82 cmolc/dm3, como eu não tenho o pH próximo de 7,0, eu estou usando apenas 2,08 cmolc/dm3!

E, o que eu posso fazer para que esta CTC efetiva de 2,08 cmolc/dm3 chegue próximo a 6,82 cmolc/dm3, e aumente a capacidade do meu solo?

Aumentando meu pH! Então se eu aumento meu pH, eu consigo aumentar a minha CTC efetiva e dessa forma, consigo armazenar mais nutrientes.

Como aumentamos o pH?

Calcário. Por isso, a CTC é item importante a ser observado e manejado de acordo com as condições dos nossos solos!

Quer continuar aprendendo?

Venha conhecer o Curso Gestão na Produção de Café Arábica.

Dado por consultores altamente renomados, com conteúdo 100% aplicável. 

São ensinadas técnicas com resultados comprovados na prática ao longo de mais de 20 anos de consultoria na cafeicultura.

Mais de 98% dos ex-alunos indicam esse curso.

Quer saber mais informações?

Clique no link e conheça.

Curso Gestão na Produção de Café Arábica

 

Larissa Cocato - Coordenadora de Ensino Café

10 comentários