Rehagro Blog
Homem realizando coleta de material do solo

Principais características do ambiente físico do solo

O solo forma a base da agricultura, juntamente com a água e o sol. Esse ambiente físico é rico em diversidade biológica. Para torná-lo adequado ao plantio, no entanto, é preciso primeiro identificar os componentes presentes nesse solo. Isso é possível por meio de uma análise de solo.

Uma das maneiras que tem se difundido para preservar o solo e fornecer demais benefícios às culturas, é o sistema de plantio direto (SPD). Ele é definido pela aplicação de três princípios: 

  1. Não há revolvimento ou se busca um menor distúrbio mecânico do solo;
  2. Cobertura do solo pela palhada;
  3. Diversificação das espécies de cultivo. 

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


Fatores para a adoção do sistema de plantio direto

No Brasil estima-se que tenha uma área superior a 33 milhões de hectares sob SPD.

Os principais fatores para adoção generalizada do SPD: 

  1. Redução nos custos de produção e economia de tempo; 
  2. Flexibilidade técnica na semeadura, aplicação de corretivos, fertilizantes e controle de plantas daninhas; 
  3. Produtividade igual ou maior e mais estabilidade ao longo do tempo; 
  4. Maior proteção do solo contra erosão hídrica e eólica; 
  5. Maior eficiência na absorção de nutrientes pela planta; 
  6. Redução de custos e dos problemas de controle de pragas e doenças;
  7. Maior eficiência no armazenamento e captação de água pelas plantas. 

Curso Fertilidade do Solo e Nutrição das Plantas

Principais ameaças ao ambiente físico do solo

As formas de preparo do solo, o tráfego de máquinas e as culturas utilizadas, possuem efeito preponderante sobre a estrutura do solo.

A degradação do solo pode ser considerada uma das ameaças mais graves para o ecossistema, pois esta compromete a função do solo pelas mais diferentes causas: 

  • Erosão; 
  • Compactação;
  • Redução nos estoques de carbono do solo;
  • Perda de matéria orgânica e nutrientes.

Há uma gama de plantas de coberturas utilizadas nos trópicos e subtrópicos, ligadas a serviços de ecossistêmicos. Aplicados em sistemas de cultivos anuais ou perenes, sua adoção depende exclusivamente das diferenças climáticas regionais e pela adoção ou não do SPD.

Análise da plantação de feijão sobre palhada de milhoVisita técnica para análise da plantação de feijão sobre palhada de milho no Sul de Minas Gerais – Fonte: Sandy Azevedo

Sistemas de produção diversificados

A rotação de culturas é definida como a alternância ordenada de diferentes culturas, em um determinado ciclo, na mesma área e na mesma estação do ano.

A sucessão de culturas consiste no ordenamento de duas culturas na mesma área agrícola por tempo determinado, cada uma cultivada em uma estação do ano. 

A implantação de um sistema de produção diversificado não deve causar transtornos operacionais ou econômicos, pois a diversificação de culturas aumenta a complexidade das tarefas a serem executadas. 

Para um modelo de produção envolvendo a primeira e segunda safra para regiões do sul e sudeste, e centro-oeste norte e nordeste, estão como exemplo na Figura 2:

Distribuição temporal de espécies vegetaisDistribuição temporal de espécies vegetais em um exemplo de modelo de sistema de produção para regiões subtropicais e tropicais.

Plantas de cobertura

Para o cultivo de plantas de cobertura, a capacidade de promover a absorção de nutrientes em camadas profundas do solo e acumulá-las na parte aérea, proporciona benefícios para a cultura sucessora após a degradação da palhada na superfície do solo.

Dentre as plantas de cobertura utilizadas como adubos verdes, se destacam:

  • Leguminosas: apresentam a capacidade de fixar biologicamente o nitrogênio e disponibilizá-lo para a cultura sucessora. 
  • Gramíneas: apresentam alto grau de rusticidade, elevado acúmulo de matéria verde, atuam como reguladoras da temperatura e umidade do solo e diminuem os riscos de erosão  pela alta relação C/N e menor velocidade de decomposição da biomassa.

Assim, os adubos verdes são importantes para a agricultura por promoverem a ciclagem rápida de nutrientes, favorecendo seu uso pela cultura em sequência, principalmente daqueles com potencial de lixiviação como o nitrogênio e potássio ou dos que podem ser fixados em solos intemperizados, como o fósforo.

Webinar Correção do solo

Preparo do solo

O preparo do solo está relacionado ao seu nível de compactação. Ele visa criar condições favoráveis para um bom estabelecimento e desenvolvimento das culturas, com alto custo e alta demanda de energia. 

Um dos principais objetivos do preparo do solo é influenciar os processos do solo, predominantemente na modificação das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo.

A compactação do solo está se tornando cada vez mais uma preocupação à medida que os equipamentos agrícolas se tornam maiores e mais pesados. Por exemplo, o peso dos tratores tem aumentado de 4 ton ha-1 na década de 1940 para 20 a 45 ton ha-1 na década de 2000.

Trator da McCorneck dos anos 50 e da Case IH modelo 2018Trator da McCorneck dos anos 50 e da Case IH modelo 2018.

As mudanças causadas pela compactação do solo deterioram as propriedades do ambiente físico do solo, como:

  • Porosidade;
  • Capacidade de ar e água;
  • Condutividade térmica. 

A água é um fator importante, não só na produção de biomassa das plantas cultivadas, mas também na manutenção da fertilidade do solo do ponto de vista físico e químico.

Tráfego controlado de máquinas

Ele é utilizado para proteger e gerenciar a estrutura física do solo das mudanças indiscriminadas de tráfego extensivo de máquinas agrícolas.

O tráfego desorganizado de máquinas agrícolas promove aumento na densidade do solo, sua resistência e reduzindo sua porosidade.

As plantas de cobertura semeadas durante o inverno, com restrição hídrica, reduzem a compactação superficial do solo (0-0,06 cm), proporcionando maior produtividade de milho e soja cultivados no verão. 

O uso de plantas de cobertura de inverno, aliado a ausência de tráfego de máquinas, pode reduzir a densidade do solo e aumentar a macroporosidade. Por outro lado, diminui a capacidade de suporte de carga e aumenta a suscetibilidade da superfície do solo à compactação.

Quando o solo apresenta compactação e mesmo assim o produtor quer utilizar a área com a adoção de SPD, a máquina, no entanto, pode ser uma aliada. É o caso dos escarificadores e subsoladores.

Como construir um solo fértil e produtivo, alicerce para alta produtividade?

Venha aprender técnicas com resultados comprovados na prática ao longo de 20 anos de consultoria na produção de grãos.

Conheça o Curso Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas.

Com aulas 100% online, o curso é dado por consultores de grande experiência no campo.

Abordando aspectos químicos, físicos e biológicos, essa é uma capacitação completa, que irá preparar você para ampliar a produtividade nas lavouras de grãos em que atua.

Venha conhecer e saber mais informações!

Banner Curso Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas

Alessandro Alvarenga

1 comentário