Terreiro suspenso

Qual o seu uso no pós-colheita do café

A qualidade do café é influenciada por diversos fatores, incluindo o manejo do solo, os tratos culturais e a colheita. Porém, a etapa crucial para manter essa qualidade é a secagem pós-colheita.

Nesse sentido, o terreiro suspenso tem se destacado como uma opção eficaz para secar cafés especiais.

O terreiro suspenso é uma estrutura de tela de malha fina (sombrite 50%) esticada sobre pilares de cimento, madeira ou outros materiais. É usado para secar lotes de café lentamente, impedindo que os grãos entrem em contato com o chão.

Utiliza-se esse tipo de estrutura para secar pequenos lotes que possuem alto valor agregado, muito comum em propriedades produtoras de cafés especiais.

É indicado, preferencialmente, para cafés descascados e despolpados, por possibilitar um uso mais intensivo, pela redução no volume e pela sua secagem mais acelerada.

Além disso, o uso de terreiro suspenso reduz o risco de fermentação indesejada, desde que o café não toque o solo antes de chegar ao terreiro. Isso também preserva os compostos químicos do café, garantindo sua qualidade.

O manejo correto durante a secagem e a construção de uma estrutura adequada, são de grande importância para garantir o sucesso do processo.

Saiba como conduzir as lavouras à alta produtividade e lucratividade, dominando a gestão da fazenda e o passo a passo do manejo do cafeeiro.

Curso Gestão na Produção de Café Arábica

Alcance excelência em todo o processo produtivo do café arábica - desde o preparo do solo até o pós-colheita.