Qual a importância do nitrogênio para a fertilidade do solo?

O nitrogênio (N) é essencial para a fertilidade das plantas, sendo o nutriente mais exigido na agricultura, especialmente na produção de grãos.

Ele faz parte da composição de proteínas de plantas e animais. O valor nutricional dos alimentos que ingerimos depende, em grande parte, do fornecimento adequado deste nutriente.

Os fertilizantes nitrogenados são os mais utilizados na agricultura devido à necessidade da redução de suas perdas por volatilização quando aplicado em superfície.

Fertilizantes nitrogenados

A ureia tornou-se o fertilizante convencional mais utilizado para o desenvolvimento de fertilizantes com eficiência aumentada. Possuindo a classificação de estabilizados, liberação lenta e liberação controlada.

Ureia

Pode-se citar a ureia tratada com aditivos para estabilização do nitrogênio, subdividida em aditivos para inibição da urease e da nitrificação.

Nitrogenados estabilizados

São os produtos de condensação da ureia com aldeídos.

Liberação lenta

São fertilizantes nitrogenados convencionais, como a ureia, com alta solubilidade em água e compostos adicionados para recobrir o grânulo, criando uma barreira física que controla a difusão do nitrogênio.

Liberação controlada

Além da classificação, há diferenças conceituais entre as tecnologias quando são utilizados os termos liberação lenta e controlada.

Fertilizantes de liberação lenta não possuem revestimento, ao contrário dos de liberação controlada, na qual costumam ser mais caros devido ao revestimento utilizado.

Já a taxa de liberação de nutrientes nos fertilizantes de liberação controlada é afetada pelo tipo e espessura do revestimento, temperatura, umidade do solo e precipitação.

Quer aprender a dominar as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo?

Conheça o curso Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas do Rehagro