Quem vive da agricultura, com certeza já se deparou com doenças fúngicas e pragas. O controle, de modo geral, é feito por meio de fungicidas e inseticidas.
Como saber qual o ideal para sua lavoura?
Primeiramente, o que é fungicida e inseticida? A pergunta parece bem simples, porém, dentre os grupos, possuem diversas classes.
Fungicida: é um defensivo agrícola usado para controlar ou acabar com fungos que atacam e reduzem produtividades em plantas.
Inseticida: de modo geral, são substâncias químicas e biológicas usadas para controle e combate de insetos-pragas que causam prejuízos às lavouras.
Exemplificando, só para a soja, são registrados mais de 350 tipos de fungicidas e mais de 340 em inseticidas.
Há aqueles indicados para tratamento de sementes, os preventivos, os que agem diretamente na planta, e muitos outros.
Por conta disso, é importante entender como é a ação desse tipo de defensivo em sua lavoura.
Fungicidas protetores x sistêmicosDe modo geral e informal, as pessoas costumam dividir os fungicidas entre aqueles que são protetores e aqueles que são sistêmicos.
Se analisarmos de forma mais simplificada, os fungicidas do tipo protetor são aqueles com ações mais superficiais, enquanto os sistêmicos, são aqueles que agem mais profundamente na planta.
Eleve a produtividade e rentabilidade da fazenda usando estratégias com resultados comprovados na prática.
Aprenda a construir a fertilidade do solo, nutrir as lavouras, fazer um bom manejo de pragas, doenças e daninhas, profissionalizar a gestão da fazenda e muito mais.