Integração Lavoura Pecuária: como implementar?

O sistema integração lavoura pecuária é uma estratégia muito utilizada na pecuária de corte, pois o comércio interno e externo está em constante crescente gerando uma alta demanda.

Dessa forma, necessita-se produzir com eficiência para suprir a exigência do abastecimento alimentar e não gerar prejuízos.

A principal fonte de alimentos dos bovinos de corte são as pastagens, tornando-se necessário a implementação de algumas estratégias como maior aproveitamento do pasto.

A integração lavoura pecuária tem como fundamento a intensificação do uso da terra, recuperação de áreas degradadas e aumento da eficiência dos sistemas de produção.

COMO IMPLEMENTAR?

O primeiro passo é a escolha da forrageira e da cultura. Deve ser levado em conta qual a cultura e forrageira que se adequa melhor à realidade da fazenda.

BENEFÍCIOS DA INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA

- Recuperar as pastagens degradadas;  - Produzir alimento para os períodos de seca;  - Recuperar a fertilidade do solo;  - Melhorar o desempenho animal a pasto;  - Diversificar a renda do produtor.

DESAFIOS DA INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA

- Falta de cultura e tradição na atividade;  - Desconhecimento dos sistemas de produção;  - Escolhas dos cultivares mais adequados;  - Deficiência de mão de obra qualificada.

Quando bem empregada, a integração lavoura pecuária proporciona melhorias na produtividade da agricultura e da pecuária.

Saiba como planejar o sistema ILP e conduzir com excelência todo o manejo relacionado.

Curso Estratégias e Melhores Práticas na Integração lavoura-Pecuária(ILP)