Desmame de bezerras leiteiras

Quais as estratégias essenciais?

O processo de desmame de bezerras leiteiras consiste na transição da dieta líquida para a dieta sólida.  Essa fase pode ser considerada uma das transições mais importantes de um animal jovem ruminante, por isso implementá-la de maneira correta é extremamente benéfico para o animal.

O desmame é muitas vezes associado a uma diminuição do ganho médio diário (GMD), o que pode estar associado a redução da ingestão de leite e eficiência alimentar, desenvolvimento e função ruminal reduzidos. 

O momento do desmame impacta no crescimento. Animais desmamados cedo (6 semanas) têm redução mais acentuada no ganho de peso, atribuída a um consumo maior durante o aleitamento prolongado.

Quando e como realizar o desmame de bezerras?

Outra consideração frente as estratégias de desmama, é o ritmo com que ele é realizado. Essa transição pode ser realizada de duas maneiras: abruptamente ou de forma gradual.

É um método de desmame em que as bezerras são retiradas abruptamente do leite, passando instantaneamente para a dieta sólida. Isso pode causar estresse e impactar no ganho de peso.

Desmama abrupta

Bezerras são gradualmente transicionadas do leite para a alimentação sólida, reduzindo lentamente o leite enquanto introduzem a dieta sólida. Essa abordagem suave promove adaptação gradual, reduzindo estresse e problemas alimentares, potencializando o desempenho futuro da lactação.

Desmama gradual

Para diminuir o estresse nas bezerras, é aconselhável realizar o desmame gradualmente. Introduzir a dieta sólida 10 dias antes do desmame ajuda na adaptação, mantendo o consumo estável.

Você deseja estar atento ao manejo de desmama de bezerras leiteiras?

Nosso CURSO GESTÃO NA PECUÁRIA LEITEIRA é ideal para você!

Aumente seu lucro na produção de leite! Aprenda como pequenos ajustes na propriedade, que não exigem alto investimento, podem trazer grandes resultados.