Análise foliar do café

Como realizar a amostragem e utilização do DRIS

A análise foliar é uma prática importante de ser realizada todos os anos nas lavouras de café, uma vez que permite a diagnose do estado nutricional da planta.

Porém, ela não deve ser usada em substituição à análise de solo, e sim como uma complementação e dessa forma auxiliar na tomada de decisão para as próximas adubações.

Como realizar uma amostragem foliar na sua lavoura de café?

Divida as áreas em glebas homogêneas baseadas no histórico, cultivo, idade e manejo.

Após isso, caminhe em zigue-zague pela gleba realizando a coleta das folhas da seguinte forma: pegue o 3° e 4° par a partir da extremidade, focando no terço médio da planta.

Coletar um par de folhas de um lado da planta e outro par do lado oposto, podendo este último ser último coletado em diferentes linhas para evitar a necessidade de cruzamento. Serão coletadas 25 plantas de cada lado, totalizando 100 folhas.

As folhas coletadas não devem ter danos de pragas, doenças ou clima. Após isso, devem ser colocadas em sacos de papel identificados e enviados ao laboratório.

É importante ressaltar, que deve-se realizar essa amostragem no mínimo 30 dias após a última adubação via solo ou via foliar para que não haja interferências.

O Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação (DRIS) avalia o equilíbrio nutricional, comparando as relações entre os nutrientes da amostra e do padrão, para observar sinergias e antagonismos entre eles.

Lavouras equilibradas têm menores índices de desequilíbrio nutricional (IBN), enquanto aquelas com maiores IBN indicam desequilíbrio, refletido por índices DRIS de nutrientes muito negativos (deficiência) ou muito positivos (excesso).

A interpretação dos valores de índice DRIS pode variar entre técnicos; por exemplo, alguns consideram valores menores que -1 como deficiência, maiores que 1 como excesso, e o intervalo de -1 a 1 como adequado.

Aprenda a conduzir as lavouras à alta produtividade e lucratividade, dominando a gestão da fazenda e o passo a passo do manejo do cafeeiro.

Conheça a o curso Gestão na Produção de Café Arábica do Rehagro e alcance excelência em todo o processo produtivo do café arábica