Rehagro Blog
Lavoura de café

Enxofre no café: veja funções, ciclo e sintomas de deficiência

O enxofre é um importante nutriente para o cafeeiro e possui sua absorção na forma do íon SO42- (sulfato).

Seu transporte é feito até o sistema radicular principalmente por fluxo de massa.

A adsorção do sulfato depende do teor de argila, do teor de matéria orgânica, da presença de hidróxidos de ferro e de alumínio e do pH, no entanto, a sua capacidade de adsorção quando em competição com fosfato e hidroxila é muito pequena.

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


Funções do enxofre no cafeeiro

  • Componente de proteínas;
  • Participa da síntese de clorofila;
  • Participa de diversas reações no metabolismo das plantas;
  • Por isso, devido a sua grande participação em reações e em compostos nas plantas, a carência desse nutriente pode provocar uma série muito grande de distúrbios metabólicos.

Ciclo do enxofre

O ciclo do enxofre se assemelha ao do nitrogênio, pelo fato de apresentar no solo muitas formas orgânicas e sofrer várias transformações em reações mediadas por microrganismos.

Ciclo do enxofreCiclo do enxofre (S). Fonte: Larissa Cocato.

Calendário agrícola do café

Deficiência de enxofre no café

Os sintomas de deficiência de enxofre são observados inicialmente em folhas novas, devido a sua pouca redistribuição nos tecidos. Sendo observado clorose generalizada (parecido com o sintoma de deficiência de nitrogênio, no entanto a deficiência de enxofre aparece nas folhas novas).

Também podem ser observados encurtamento dos internódios e desfolha.

Sintomas de deficiência de enxofreSintomas de deficiência de enxofre (Foto: Luiz Paulo Vilela)

Situações onde se tem maior chance de ter deficiência de enxofre

  • Solos com baixo teor de matéria orgânica.
  • Lavouras em que não se aplica fontes que contenham enxofre.
  • Altas produtividades sem a aplicação desse nutriente.

Fontes de enxofre

Dentre os fertilizantes e/ou condicionadores que contem enxofre na sua composição, podemos citar:

Tabela com as principais fontes de enxofreFontes de enxofre mais utilizadas na agricultura. Fonte: VITTI et al. (2007) adaptada.

Recomendação de aplicação do enxofre

O enxofre é aplicado indiretamente às culturas, como componentes de alguns adubos como o superfosfato simples, sulfato de amônio, sulfato de magnésio, sulfato de potássio e gesso agrícola.

Aplicação de gesso no soloAplicação de gesso em superfície na cultura do café. (Foto: Larissa Cocato).

Aplicação com gesso x sem gesso

Abaixo as fotos mostram um cafeeiro em que foi realizada a aplicação do gesso (foto da esquerda), em contraste com um cafeeiro em que não foi realizada a aplicação de gesso (foto da direita), mostrando assim a deficiência de enxofre.

Cafeeiro sem gesso e cafeeiro com gessoFoto de cafeeiro com a aplicação de gesso e sem a aplicação de gesso (Foto: Luiz Paulo Vilela).

Teor de enxofre nas folhas do cafeeiro

O teor desse nutriente na folha deve ser observado de acordo com o mês de referência durante a análise de folha do cafeeiro.

Análise de folha de cafeeiroParâmetros para análise de folha do cafeeiro

** Faixas de variação nos teores foliares em cafezais com produção média entre 30-40 sacas beneficiadas / ha – Folhas recém – amadurecidas (Resultados na matéria seca).
Fonte: E. Malavolta / G.C.Vitti

Além disso, é importante estar atento a relação N/S (nitrogênio/enxofre), pois todos os aminoácidos possuem nitrogênio, e alguns deles possuem enxofre, como por exemplo a cisteína, metionina e outras.

Parâmetros para análise de folhas nos meses do anoParâmetros para análise de folha do cafeeiro – Relação nitrogênio/enxofre

** Faixas de variação nos teores foliares em cafezais com produção média entre 30-40 sacas beneficiadas / ha – Folhas recém – amadurecidas (Resultados na matéria seca).
Fonte: E. Malavolta / G.C.Vitti

Teor de enxofre no solo

Teor de enxofre no solo

Padrões referenciais médios para avaliação de resultados de análise de solos na cultura do café. Fonte: PROCAFÉ

Considerações finais

Por isso, apesar de ser um nutriente pouco falado e que recebe pouca atenção, devemos estar atentos ao fornecimento do enxofre, seja por sua aplicação direta ou pelo seu fornecimento indireto, através dos fertilizantes superfosfato simples, sulfato de amônio, sulfato de magnésio, sulfato de potássio, ou mesmo pela aplicação do condicionador de solo gesso agrícola, devido a sua grande atuação desse nutriente no metabolismo das plantas.

Em busca de mais produtividade, lucratividade e qualidade do café produzido?

Conheça o Curso Gestão na Produção de Café Arábica.

Nele, você aprenderá a alcançar a excelência em todo o processo produtivo: desde o preparo do solo até o pós-colheita. Além disso, você terá acesso a ferramentas práticas para profissionalizar toda a gestão da fazenda.

Aulas dadas por consultores de grande experiência no campo, que levam para as aulas um conteúdo atualizado e aplicável à sua realidade.

Ficou interessado?

Clique no link abaixo e saiba mais informações.

Curso Gestão na Produção de Café Arábica

 

Larissa Cocato - Coordenadora de Ensino Café

2 comentários

  • Me ajudou muito
    Trabalho com café orgânico e achei que estava precisando colocar mais composto orgânico imaginando ser deficiência de nitrogênio
    Pelo exposto acima e pelas fotos ilustrativas tenho certeza que é deficiência de enxofre