Rehagro Blog
Custos de produção agrícola

Custos de produção agrícola: veja os principais componentes e como gerenciá-los

A modernização do agronegócio transformou o Brasil como o primeiro gigante alimentar tropical do mundo. O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de produtos agropecuários do mundo.

Os grãos, principalmente a soja e o milho, testemunharam o crescimento rápido da produtividade, em razão da expansão geográfica na região centro-oeste do país e a adoção e difusão das inovações tecnológicas.

Os produtores tomam decisões de forma isolada, sobretudo na produção de soja e milho, que dependem fortemente do fornecimento de insumos. A formação dos preços das commodities agrícolas não é realizada pelos produtores, sendo eles tomadores de preços.

Dada a sua atomização, os mercados da soja e do milho operam com características próximas da concorrência perfeita. Logo, o controle dos custos e o aumento da produtividade das lavouras são fatores que determinam a lucratividade da empresa rural.

O sistema de produção da soja e do milho cada vez mais requer um determinado grau de conhecimento técnico, econômico e administrativo, a fim de garantir os melhores resultados (tornando-se competitivo).

Para isso, é preciso um planejamento na unidade de produção, no qual requer, por exemplo, informações de mercado e gestão dos recursos que auxiliem na tomada de decisão.

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


Quais são os custos de produção agrícola?

As informações geradas pela análise dos custos de produção possuem relevância ao nível gerencial para tomada de decisão do produtor rural e, ao nível de governo, para criação de políticas de crédito rural e de preços mínimos.

A rentabilidade proveniente da produção está relacionada com a sua eficiência técnica e econômica, sendo que a eficiência técnica envolve aspectos da produtividade e a eficiência econômica envolve os aspectos monetários.

Baseado nos custos de produção agrícola, é possível avaliar a rentabilidade, a lucratividade e a eficiência do sistema de produção adotado pelo produtor rural.

Nos sistemas de produção agrícolas, caracterizam-se como custos todos os gastos relacionados direta ou indiretamente com a cultura. Mão de obra, preparo do solo, aquisição de sementes, adubos, defensivos e combustíveis são exemplos de custos de produção agrícola realizados desde o período que antecede o plantio até a pós-colheita.

Custos variáveis

Os custos variáveis referem-se às despesas de custeio da lavoura (como operação com máquinas e implementos, despesas administrativas, sementes, fertilizantes e mão de obra e encargos trabalhistas) e despesas pós-colheita (por exemplo, assistência técnica e extensão rural, seguro agrícola, transporte externo e armazenagem).

Custos fixos

Nos custos fixos estão incluídas as depreciações de benfeitorias, instalações, máquinas e implementos, mão de obra e encargos trabalhistas e seguro do capital fixo.

Custos operacionais

Os custos operacionais levam em consideração os custos variáveis, fixos e a remuneração esperada sobre o capital fixo e sobre a terra. Somando-se esses montantes, obtém-se o custo total de produção.

Análise dos custos da produção agrícola

A análise e a compreensão dos custos de produção são importantes ao nível de propriedade rural e governamental. Na propriedade, o produtor rural é, antes de tudo, um tomador de decisões e busca, por meio dos diversos processos e recursos produtivos, selecionar a melhor alocação dos insumos, a fim de obter resultados que maximizem a sua utilidade.

O empresário rural nem sempre consegue monitorar todos os processos das suas atividades agrícolas, não dando a importância necessária para as análises gerenciais da propriedade.

A transformação tecnológica ocorrida na agricultura, principalmente na soja e no milho, exige uma gestão eficiente na atividade rural, a partir da utilização de ferramentas de gestão.

Assim, é necessário o aperfeiçoamento da gestão no setor rural. O levantamento e a interpretação dos custos de produção, analisando as variáveis que envolvam os gastos do custeio da lavoura, com consequente avaliação das informações da receita bruta ha-1, possibilita obter informações para a tomada de decisão sobre as atividades agrícolas.

Os elementos que compõem os custos de produção, como: operação com máquinas, mão de obra, sementes, fertilizantes e defensivos estão associados à receita bruta ha-1 das commodities.

O investimento no processo produtivo, como a partir de sementes com alto potencial produtivo e aquisição de máquinas agrícolas modernas, aumenta o custo de produção, mas, por consequência, auxiliam no pleno desenvolvimento das culturas agrícolas, maximizando a sua produtividade e impactando na receita da atividade agrícola. A falta de investimento no processo produtivo acarretará redução na receita bruta ha-1.

Nesse caso, uma análise específica, considerando as peculiaridades de cada unidade de produção, auxiliará o produtor na tomada de decisão entre realizar ou não um investimento — considerando que o custo do investimento deve ser inferior ao retorno econômico gerado por ele.

O alto custo na produção da soja e do milho, em razão do emprego de tecnologias agrícolas, aliado à oscilação no preço de mercado dos produtos, pode acarretar perda de lucratividade ou, até mesmo, prejuízo nas atividades.

O conhecimento do comportamento dos custos das variáveis do custeio da lavoura é eficaz para o controle nas atividades agrícolas, pois, a partir dele, é possível criar um planejamento estratégico na aquisição de insumos.

Eleve a produtividade da sua produção de grãos!

Conheça o Curso Gestão na Produção de Grãos e torne-se um especialista desde o planejamento até a colheita, elevando a produtividade e rentabilidade da sua fazenda. 

Aprenda estratégias comprovadas em mais de duas décadas de experiência, aplicando conhecimento prático imediatamente. 

Não deixe para depois, comece agora a construir uma fazenda de sucesso, tomando decisões técnicas e gerenciais sólidas.

Clique no link abaixo e saiba mais.

Banner Curso em Gestão na Produção de Grãos

Alessandro Alvarenga

Comentar