Rehagro Blog
Soja plantada

Sistema de produção agrícola com alto potencial: saiba como planejar

O produtor, ao iniciar um sistema de produção de grãos, pode optar por variados tipos. Entretanto, dois deles possuem um maior destaque: convencional e conservacionista.

Além disso, uma fazenda produtora também é um negócio capaz de gerar renda, mas para torná-la lucrativa, a mesma precisa ser altamente produtiva.

Sistema convencional

Nesse tipo de sistema, toda a vegetação é retirada, o solo revolvido e feita a adubação química, com solubilidade imediata. Também há o uso de agrotóxicos para controle e combate de ervas daninhas, pragas e doenças.

Esse é um sistema que tem ficado cada vez mais para trás, por ser caro e não entregar tanto resultado quanto se espera.

Sistema conservacionista

Também chamado de plantio direto (SPD), uma vez que a cultura é plantada diretamente sobre a palhada da cultura anterior e sem revolvimento do solo (a não ser em casos de compactação).

Esse sistema tem ganhado cada vez mais adesão, por ser mais barato e com múltiplos benefícios, como a conservação da matéria orgânica, diminui a incidência de ervas daninhas, etc.

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


Como iniciar um sistema de produção de grãos?

Iniciar um sistema de produção de grãos que seja de alto potencial produtivo, requer um planejamento e avaliação de vários aspectos.

Flávio Moraes, Engenheiro Agrônomo, especialista em fertilidade e consultor técnico em produção de grãos, lista quais são esses aspectos a serem considerados.

Quais são as condições edafoclimáticas da região onde estará sua cultura?” – esse é o primeiro ponto que ele citou. Confira mais no vídeo abaixo:

Além da escolha do sistema a ser adotado, é preciso entender qual modelo de safras anuais que você pretende seguir:

  1. Soja no verão – Milho na safrinha;
  2. Soja no verão – Trigo no inverno;
  3. Milho no verão – Feijão na safrinha.

O arranjo que você vai optar, dita muito no planejamento que você vai seguir, principalmente o nutricional. Se você seguir com o sistema SPD, por exemplo, a cultura anterior tem relevância, já que a próxima será sobre a palhada dela.

Outro fator do SPD é que ele se subdivide em alguns métodos, como a rotação de culturas, que fornece fertilidade à cultura subsequente.

Para ter sucesso no sistema de produção de grãos é necessário fazer um bom dimensionamento do nosso maquinário” – pontua Flávio.

Baixar e-book Como obter sucesso no plantio de grãos

A disponibilidade do seu maquinário, será suficiente para suprir sua expectativa de produção? Afinal, quanto mais produção você almeja, mais maquinários você precisa ter disponíveis e isso dentro da sua janela produtiva. Por exemplo, se você pretende produzir soja em Goiás, de modo geral a época de plantio vai de outubro a dezembro. Você terá semeadoras exatamente nessa época e em quantidades suficientes?

Antes mesmo do plantio, há ainda a correção e nutrição desse solo, de acordo com as necessidades da cultura.

Aumente a produtividade e lucratividade na produção de grãos!

Deixe para trás os desafios na gestão agrícola e alcance a excelência em cada etapa, desde o plantio até o pós-colheita. 

Descubra estratégias testadas e validadas ao longo de duas décadas de consultoria, aplicando conhecimento prático com o Curso Gestão na Produção de Grãos do Rehagro.

Maximize sua produtividade e rentabilidade já no primeiro módulo. Profissionalize sua fazenda, aprenda a gerenciar custos eficientemente e tome decisões técnicas e gerenciais embasadas. 

Não perca tempo, transforme sua fazenda hoje e colha os frutos do sucesso amanhã! Clique no link abaixo e saiba mais.

Banner Curso em Gestão na Produção de Grãos

Comentar