Rehagro Blog
Cafezal bem cuidado após ser usado calcário no solo em que está plantado

Calagem no cafeeiro: o que é, quais os seus benefícios e como recomendar?

A acidez do solo é um dos fatores que podem limitar a produtividade do cafeeiro.

Essa acidez pode ser causada por vários fatores, dentre eles:

  • Material de origem do solo;
  • Decomposição da matéria orgânica;
  • Fertilizantes amoniacais;
  • Chuva ácida;
  • Remoção de bases pelas culturas;
  • Absorção iônica pelas plantas com consequente exsudação de H+ (provocada pela absorção de cátions).

Nesse sentido a correção do solo torna-se uma prática de grande importância, a fim de proporcionar melhores condições para o desenvolvimento do sistema radicular, através da correção da acidez dos solos e consequentemente maior disponibilidade de nutrientes para as plantas.

Efeito do pH na disponibilidade de nutrientes

Efeito do pH na disponibilidade dos nutrientes e na solubilidade do alumínio no solo (Malavolta, 1979).

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


Quais os benefícios da calagem no cafeeiro?

  • Corrigir a acidez dos solos;
  • Fornecer cálcio e magnésio para as plantas;
  • Diminui a toxidez do alumínio e manganês;
  • Neutralizar os sítios de cargas positivas dos oxihidróxidos de ferro e Al, minimizando a adsorção de fosfato.

Dessa forma, proporcionando melhores condições para desenvolvimento do sistema radicular, aumentando assim a absorção de água e nutrientes.

Curso Gestão na Produção de Café Arábica

Calagem x produção de café

Não são recentes estudos que mostram os benefícios da calagem em cafeeiro, Lazzarini et al. (1965) mostram os resultados do cafeeiro em sacas beneficiadas por hectare em resposta à calagem e adubação em solos de campo-cerrado, é notório que com a prática da calagem houve incrementos na produção.

Resposta do cafeeiro à calagem

Resposta do cafeeiro em sacas benefic/ha à calagem e adubação em solos de campo-cerrado. Batatais – SP. 1965. Fonte: Lazzarini, Moraes, Cervelini, Toledo e Figueiredo

Também, resultados do IBC mostram os aumentos na produção do cafeeiro obtido pela prática da calagem em diferentes regiões cafeeiras, com variação de aumento na produção variando de +63% a +160%, dessa forma, mostrando que a calagem proporciona incremento na produção.

Aumento da produtividade com a calagem

Aumentos de produtividade obtidos com a prática de calagem em cafezais, em diferentes regiões cafeeiras. Resultados extraídos de parcelas experimentais (Pesquisa/IBC).

Ação do alumínio nas raízes

A elevada acidez condiciona a uma alta atividade do Al na solução do solo, elemento que é tóxico para as plantas.

O Al se acumula preferencialmente no sistema radicular das plantas, retardando assim seu crescimento e desenvolvimento, aumentando o diâmetro de raízes e reduzindo o número raízes laterais.

Também, pesquisas tem demostrado que Al3+ no meio de crescimento influencia na absorção de elementos essenciais, como P, Ca e Mg (López-Bucio et al., 2000).

Nesse sentido Carvalhal & Miyazawa (2009) estudaram o efeito da interação Al e P no desenvolvimento de mudas de café, os autores concluíram que independente da concentração de P na solução o desenvolvimento das raízes foi inibido.

Volumes das raízes em função da razão [Al] / [P] das soluções nutritivas

Volumes das raízes em função da razão [Al] / [P] das soluções nutritivas. Média de seis repetições. (Carvalhal & Miyazawa, 2009)

Neste estudo foi observado também o efeito da toxidez nas raízes (Carvalhal & Miyazawa, 2009), sendo observado engrossamento e paralisação do crescimento devido à inibição da divisão celular, interferindo na absorção e translocação de água e nutrientes para a parte aérea (Foy et alii, 1978).

Efeitos interativos entre Al e P nas mudas de cafeeiros

Vista dos efeitos interativos entre Al e P nas mudas de cafeeiros em solução nutritiva com 1,0 mmol dm-3 de P. (Carvalhal & Miyazawa, 2009)

Nesse sentido, a calagem insolubiliza o Al, proporcionando assim maior desenvolvimento radicular, com consequente maior desenvolvimento da parte aérea das plantas.

Reação do calcário no solo

Após a aplicação do calcário no solo, o ânion CO32- é responsável pela hidrolise da água e formação do íon OH-, que irá neutralizar a acidez ativa (H+) do solo.

Reação do calcário no solo:

Reação do calcário no solo

E-book Calagem na cultura do café

Recomendação de calcário com base no aumento de cálcio no solo

Muitos técnicos têm feito a recomendação de calcário com base no aumento de cálcio no solo:

Exemplo de cálculo:

Se meu solo possui 2,1 cmolc/dm3, e eu desejo aumentar para 3,0 cmolc/dm3, logo, eu preciso aumentar no meu solo 0,9 cmolc/dm3 de Ca:

3,0 – 2,1 = 0,9 cmolc/dm³

Como são necessários 560 kg de CaO para aumentar 1 cmolc/dm3, então, são necessários 504 kg de CaO, para elevar o cálcio do seu solo para 3,0 cmolc/dm3.

1 cmolc/dm³ —————– 560 kg CaO

0,9 cmol/dm³ —————X

X = 504 kg de CaO

Considerando que meu calcário que possui 36% de CaO, eu preciso fornecer 1,4 toneladas de calcário.

100 kg de calcário ————— 36 kg de CaO

X ———— 504 kg de CaO

X = 1400 kg = 1,4 toneladas

No entanto, esse total de 1,4 toneladas, há um aproveitamento de apenas 50%, por isso a dose deve considerar esse aproveitamento.

Aproveitamento de 50%:

1,4 toneladas ————— 50%

X ——————– 100%

X = 2,8 toneladas de calcário

Escolha do calcário

O teor de magnésio do calcário é uma característica importante a ser analisada para a escolha do corretivo, visto que existem diferentes teores de magnésio nos calcários.

Nesse sentido, é importante que se conheça o teor de magnésio nos solos, para que se tome a decisão do melhor calcário a ser utilizado em cada situação.

Em solos com teor de Mg muito baixo ou baixo, deve-se optar por calcários mais ricos em magnésio, devido ao alto custo desse fertilizante em relação a sua aplicação pelo calcário. Salientando a importância do magnésio como componente da clorofila, além de outras funções desempenhadas por ele.

Época de realização da calagem

A aplicação de calcário pode ser feita entre agosto a setembro, nas lavouras em produção, pode-se realizá-la após a varrição e chegação de cisco. Essa aplicação pode ser feita tanto em área total, como em faixa.

Conclusão

Portanto, a calagem além de corrigir a acidez dos solos, consequentemente proporcionando aumentando a disponibilidade de nutrientes, também diminui a toxidez do Al e Mn, fornece Ca e Mg para as plantas, nutrientes esses importantíssimos para o metabolismo das plantas.

Por isso, a calagem é uma prática que traz inúmeros benefícios ao desenvolvimento radicular e da parte aérea das plantas, por isso deve ser realizado nas lavouras, visto que a adubação em um solo ácido irá afetar a disponibilidade de nutrientes, além dos prejuízos causados pelo alumínio em solo ácido e suas consequências na produção do café.

Quer continuar aprendendo?

Venha conhecer o Curso Gestão na Produção de Café Arábica.

Dado por consultores altamente renomados, com conteúdo 100% aplicável. 

São ensinadas técnicas com resultados comprovados na prática ao longo de mais de 20 anos de consultoria na cafeicultura.

Mais de 98% dos ex-alunos indicam esse curso.

Quer saber mais informações?

Clique no link e conheça.

Curso Gestão na Produção de Café Arábica

 

Larissa Cocato - Coordenadora de Ensino Café

Comentar