Gastroenterites verminóticas

Quais os impactos no gado leiteiro?

A gastroenterite verminótica é considerada um dos grandes problemas sanitários que acometem os bovinos devido às perdas substanciais ocasionadas.

Ela é causada por parasitas internos que irão hospedar o trato gastrointestinal do bovino e se alimentar de proteínas, vitaminas, açúcares e sais minerais, provocando no animal uma série de sintomas.

Essas verminoses por serem consideradas silenciosas, ou seja, o produtor não conseguirá ver a contaminação acontecer, os sintomas observados podem ser considerados em grande parte deles os impactos que essas verminoses causam.

Dentre os impactos mais comuns de se observar nesses casos, podemos citar: – Perda de peso e condição corporal; – Redução na produção de leite; – Desidratação e desequilíbrio eletrolítico; – Anemia.

Além desses sinais que podem ser observados em quadros de gastroenterite verminótica, é comum também termos a presença de pelos arrepiados, crescimento retardado e abdome aumentado.

Controle e prevenção Devido às grandes perdas econômicas geradas pelas verminoses, deter de medidas de controle e prevenção efetivas é crucial na propriedade.

Exames como Ovos por Grama de Fezes (OPG), que é uma ferramenta diagnóstica barata e fácil de executar, pode ser realizada na fazenda com apenas um microscópio.

Ele quantifica ovos de helmintos nas fezes dos animais, indicando a carga parasitária e a espécie do parasita, que têm diferentes impactos na saúde do animal.

A partir disso, é possível ter decisões assertivas sobre as medidas de controle específicas, o que pode incluir tratamento antiparasitário direcionado, a fim de evitar o uso em larga escala e de maneira desordenada.

Além disso, a adoção de práticas de manejo adequadas, monitoramento da saúde e estratégias de controle integrado de parasitas, são imprescindíveis para reduzir a exposição dos animais a esses parasitas.

Saiba como melhorar os indicadores reprodutivos, reduzir a mortalidade e ocorrência de doenças nas bezerras, melhorar os resultados de CCS e CBT e escolher o melhor manejo alimentar para aumento da produção de leite do seu rebanho.

Curso Gestão na Pecuária Leiteira

Aprenda técnicas com resultados comprovados na prática, que podem ser aplicadas na sua realidade.