O que é melhoramento genético e como ajuda no seu rebanho?

O melhoramento genético em bovinos de corte é uma prática fundamental na pecuária, visando aprimorar características desejáveis nas raças bovinas para aumentar a eficiência na produção de carne.

Essa técnica envolve a seleção criteriosa de animais com características superiores e a utilização de ferramentas genéticas avançadas para potencializar essas características nas próximas gerações. 

Para se adaptar à economia global em constante mudança, pecuaristas usam tecnologias para maximizar a produtividade e eficiência. Esses programas, se bem elaborados, podem identificar os melhores animais, com maior probabilidade de alcançar bons resultados.

Quais as técnicas de melhoramento genético animal?

O método envolve a seleção de touros com alto valor genético e acasalamento para obter melhores resultados no melhoramento genético.

Sistemas de acasalamento

A inseminação artificial aumenta a reprodução de animais com bons genes, democratizando o uso do sêmen de animais superiores e aumentando a produção de gado através de genética de ponta.

Fertilização in vitro e inseminação artificial

A fertilização in vitro permite que as doadoras produzam até centenas de bezerros por ano e prolonga a vida útil das fêmeas de alta produção, usando genética avançada.

É uma ferramenta utilizada para determinar os aspectos do melhoramento genético de bovinos, permitindo aos criadores considerar a rentabilidade de cada característica para todos os produtores, beneficiando o rebanho e a saúde dos animais.

Objetivo de seleção

Melhore a genética do rebanho e tenha um gado mais produtivo.

Conheça a Pós-Graduação em Produção de Gado de Corte do Rehagro

Aprenda como dominar técnicas com resultados comprovados na prática e tenha uma pecuária mais eficiente, sustentável e lucrativa.