O Brasil é o 4º maior país no mundo em produção de grãos e fica em 2º lugar quando o assunto é exportação desses cereais, segundo o MAPA e a EMBRAPA.
Em 2020, os produtores nacionais de milho exportaram mais de 35 milhões de toneladas desse grão.
A cada nova safra, a demanda aumenta, já que boa parte do que produzimos é consumido internamente. Então, o que é preciso para produzir cada vez mais e com qualidade?
Breno Araújo, mestre em fertilidade do solo e nutrição de plantas com foco em alta produtividade de milho e soja pela UFLA, explica que os campeões de produtividade possuem vários pontos em comum.
Esses produtores entenderam a curva de pré-requisitos para melhorar a produtividade do sistema de produção dentro das fazendas.
Será que você possui esses pontos ou pode consegui-los?
Há 6 pontos primordiais para quem almeja alcançar uma produtividade satisfatória na produção de grãos e eles dependem de algo que muitos já conhecem: investimento.
No entanto, engana-se quem pensou em investimento financeiro, propriamente dito. O primeiro passo é um olhar mais criterioso para seu solo. Ele está apto para sua expectativa de colheita?
Veja na íntegra, em menos de 4 minutos, quais são os passos em comum que os campeões de produtividades fazem para atingirem esses resultados:
O solo precisa estar abastecido e equilibrado:
- Com presença de água;
- Nutricionalmente;
- Estrutura correta;
- Com cobertura desse solo.
Breno ainda aponta que:
Em qualquer lugar do país que você observar os grandes campeões de produtividades, quem está produzindo bem e colocando dinheiro no bolso, eles têm esses fatores em comum.
Dominar as necessidades do seu solo, os requisitos exigidos de sua cultura, implantar corretamente em solo protegido e acompanhar o desenvolvimento de sua lavoura é o conjunto para o sucesso nas colheitas.
Ser um campeão em produtividade requer conhecimento de cada uma dessas fases e muitas outras. Não é um trabalho fácil, mas se feito corretamente, garante renda e lucratividade que perpassa gerações.
Como construir um solo fértil e produtivo, alicerce para alta produtividade?
Venha conhecer o Curso Fertilidade dos Solos e Nutrição de Plantas.
Dado por consultores altamente renomados, você aprenderá como fazer uma boa amostragem de solo, interpretar os resultados da análise e fazer recomendações assertivas de correção e adubação. Além disso, também são abordados os aspectos físicos e biológicos do solo, essenciais para a construção da fertilidade.
Disponível no formato 100% online, você faz o curso sem precisar sair de casa, com flexibilidade de horário e de qualquer lugar do Brasil.
Quer entender melhor sobre como essa capacitação pode ajudar você?
Clique no link abaixo e conheça.
Comentar