Rehagro Blog

Gestão para resultados no agronegócio: o que é, benefícios e como implementar na sua empresa

A gestão para resultados tem como foco principal a busca pelo cumprimento das metas e objetivos do negócio. Ter o resultado como o centro de todas as demandas corporativas é a principal maneira de coordenar uma empresa que busca ter excelência nesse modelo de gestão.

O alcance de altos níveis de desempenho é um dos principais objetivos de qualquer organização, e no agronegócio não é diferente. No entanto, o maior desafio é descobrir como trilhar esse caminho e o que é necessário fazer para chegar ao sucesso operacional, tendo em vista a grande quantidade de variáveis que estão envolvidas no dia a dia do campo.

Para isso, a gestão para resultados é uma ferramenta muito eficiente. O empenho por parte dos colaboradores, a visão sistêmica do negócio e a transparência, são fatores fundamentais para o cumprimento dos objetivos. 

Ao longo deste texto, vamos citar os pilares que devem ser seguidos na administração da organização que é voltada para resultados, os passos para implementação no agronegócio e aquilo que pode ser alcançado quando se é aplicado essa gestão eficiente.

 

Sem tempo para ler agora? Baixe este artigo em PDF!


O que é gestão para resultados?

O conceito gestão para resultados é o modo de gerir o negócio baseado em priorizar o alcance de resultados em todas as atividades e áreas que compõem o empreendimento. 

Ao contrário da gestão clássica, onde o foco são os processos, na gestão para resultados, as tomadas de decisões são baseadas nos objetivos e nas metas que foram priorizadas para ser alcançadas, junto aos valores da empresa.

Assim, esse modelo de administração do negócio cria uma nova perspectiva e traz mudanças na cultura da organização e na sua cadeia produtiva, elevando significativamente o desempenho, é o foco desse da gestão para resultados.

Pós-graduação em Gestão do Agronegócio

Como funciona a gestão para resultados?

O entendimento e o alinhamento dos colaboradores é fator fundamental para o funcionamento na prática da gestão para resultados. As equipes devem ser orientadas a planejar e organizar os seus processos para a busca desse pensamento estratégico. 

Alguns pilares são necessários para a implementação desse modelo:

  • Planejamento estratégico;
  • Elaboração dos objetivos;
  • Entendimento e visão do negócio;
  • Incentivo para os colaboradores (reconhecimentos, bonificações).

A estipulação dos objetivos e todas as ações que devem ser tomadas para o alcance dos resultados precisam ser definidas no planejamento, e compreendidas por gestores e pelos times, para se ter o controle da execução e para que as tomadas de decisões possam ser baseadas em dados.

Empresas que nascem orientadas a resultados, naturalmente já possuem esse tipo de gestão difundido no seu modelo de negócio, já possuem metas claras, e se esforçam para atingi-las. Já nas organizações que ainda não possuem essa cultura, com foco nos resultados, precisam trilhar um caminho para que a difusão desse modelo de gestão se torne eficiente e aplicável.

Não ter essa orientação gerencial significa que o negócio não obtenha bons resultados? Não. O setor do agronegócio é um exemplo para isso, diversos produtores cresceram sem método e alcançaram grandes resultados. Porém, as empresas dependem da sucessão de liderança e de novos colaboradores, e aí é que a gestão pode contribuir para o impulsionamento e continuação do crescimento do negócio.

Qual a importância da gestão para resultados?

A implementação da gestão para resultados gera uma série de benefícios e melhorias para a empresa. Com os objetivos claros e precisos, é notado um ganho com relação à capacidade dos colaboradores executarem o seu trabalho, fazendo com que eles entendam o seu papel na organização.

Quando se possui uma meta geral, a comunicação entre liderança e time também se torna mais fluida e concisa. Com informações claras, a tendência em ganhar objetividade e consequentemente uma redução nas perdas de comunicação, é maior. 

Estar envolvido em um projeto e se sentir parte de um todo, aumenta a motivação do funcionário. Entender a importância do seu trabalho para o alcance do objetivo da organização é fundamental para aumentar a produtividade e o engajamento com a sua função. 

Obter dados para tomada de decisão torna o planejamento e a tomada de decisão mais assertiva, o embasamento a partir de números, a geração de indicadores, torna a visão de direcionamento dos próximos passos da empresa mais clara, seja de avanço ou correção de rota.

Como aplicar a gestão para resultados em sua empresa?

Imergir os colaboradores nessa cultura é fundamental para o sucesso da implementação. Em muitas organizações, os objetivos são definidos de forma macro ou por áreas. Em outros casos, os resultados são distribuídos de formas individuais, como no alcance de metas pré-definidas. 

Para promover uma gestão para resultados eficiente, algumas boas práticas são recomendadas, confira a seguir.

Definir o objetivo da empresa

Construir ou revisar o planejamento estratégico da organização, a sua cultura e seus objetivos é essencial para o início da aplicação do método. Realizar o envolvimento de toda colaboração da empresa para com seus objetivos é de extrema importância para o alinhamento e avanço dos cumprimentos das metas.

Webinar Planejamento estratégico no Agronegócio

Escolher o modelo de metas

A ideia principal desse modelo de gestão é orientar baseado em resultados, então é necessário que sejam estabelecidas as metas a serem alcançadas em um determinado período de tempo. Com isso, é muito importante a implementação para cada setor, e consequentemente, alcançado a junção das metas de todos os times e áreas para a busca do objetivo global da organização.

Engajar a equipe

O atingimento dos resultados é motivado através do engajamento da sua equipe, por isso nesse modelo de gestão o time deve estar bastante envolvido com o propósito, motivado com o andamento e consciente do seu papel para o sucesso da organização. 

Uma equipe engajada se torna mais independente, trabalhando com maior domínio das suas atividades e até mesmo desenvolvendo novas habilidades.

Acompanhar e monitorar processos e resultados

Acompanhamento das metas e resultados é fundamental para medir o desenvolvimento das estratégias adotadas no planejamento. Tomadas de decisão baseadas em dados é um excelente direcionador para o futuro da organização.

Acompanhar de perto o andamento da empresa possibilita aos gestores realizar ações futuras que não estavam previamente listadas, ou até mesmo, corrigir rotas em qualquer momento.

Avaliar o desempenho

Além de acompanhar e monitorar, é de suma importância avaliar esse desempenho obtido. As metas devem ser definidas em um determinado período de tempo, para que se possa obter esse recorte de avaliação do objetivo. 

Com isso, vai ser possível mensurar e analisar se os objetivos foram alcançados e se existe alguma ação que deve ser tomada para aqueles que ainda não foram concluídos. Essa avaliação vai se tornar base para os planejamentos futuros da organização. 

Valorizar o resultado alcançado

Por fim, valorizar o resultado alcançado é essencial para aquela empresa que aposta na gestão para resultados. Investir no reconhecimento da equipe, oferecer bonificações, prêmios ou qualquer outro tipo de recompensa, irá motivar que a equipe continue a buscar sempre o alcance dos objetivos da empresa.

O que é preciso para realizar a gestão para resultados?

Como abordamos ao longo desse texto, existem algumas orientações que são recomendadas para a implementação da gestão para resultados na prática, além disso, algumas adequações também são indicadas para tornar o processo mais dinâmico e simples.

  • Adequação da cultura organizacional;
  • Elaboração do plano de ação;
  • Treinamento de equipe;
  • Ferramentas de apoio;
  • Entendimento do espaço de trabalho.

Para obter uma gestão eficiente para resultados, é preciso investir ativamente no desenvolvimento humano, valorizando seu potencial e performance. Trocas de feedbacks, programas de desenvolvimento e ações de bem estar são algumas das práticas utilizadas.

Quer se tornar especialista em gestão do agronegócio?

Com a Pós-graduação em Gestão do Agronegócio do Rehagro, você será um gestor que fará a diferença. 

Maximizamos seus resultados com conhecimento prático e estratégico: desde gestão financeira até liderança e marketing. Torne-se um especialista capaz de enfrentar os desafios do setor. 

Comece a construir um futuro de sucesso no agronegócio desde a primeira aula. Clique no link abaixo e saiba mais informações.

Banner Pós-graduação em Gestão do Agronegócio

Danilo Silami - Especialidade Gestão Rehagro

Comentar